Portal do Professor

Início do Conteúdo

P? com p?, direita e esquerda: como ? que ??

Autor e Co-autor(es)

Melina Brasil Silva Resende imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Desenvolver e explorar no??es de lateralidade;
? Melhorar a coordena??o motora;
? Trabalhar conceitos matem?ticos;
? Estimular a intera??o entre os alunos atrav?s de brincadeiras coletivas e cooperativas.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1? aula

Inicie a aula contando a hist?ria ?As centop?ias e seus sapatinhos? de Milton Camargo (editora ?tica). http://www.atica.com.br/catalogo/?i=8508007647. O livro trata do dia em que duas centop?ias (mam?e e filha) resolvem sair para fazerem compras... e de sapatos! Imaginem o trabalho que a Joaninha n?o teve para atender essa dupla.
Ap?s contar a hist?ria aproveite para inserir questionamentos como: quantas m?os temos? E p?s? Eles s?o iguais? Para o que servem?
Depois explique que os p?s e as m?os ficam cada qual de um lado do corpo e que cada lado tem nome: direita e esquerda. Para deixar esse momento mais din?mico fa?a uma brincadeira: pe?a para as crian?as tirarem os sapatos e misturarem com os dos colegas. Elas devem procurar seus sapatos e quem achar o par primeiro ganha. Depois, retome o que ? direita e esquerda e sugira para cada crian?a cal?ar primeiramente o p? direito e posteriormente o esquerdo. Ganha aquele que cumprir primeiro cada tarefa corretamente. Estimule a coopera??o com outra brincadeira: divida a sala em grupos e ainda sem os cal?ados explique que uns devem ajudar os outros a cal??-los.


2? aula:

Neste pr?ximo momento, realize atividades de matem?tica relacionadas com a hist?ria contada, por exemplo: desenhar uma centop?ia numa folha e entregar para as crian?as. Pedir para completarem com a quantidade de sapatos que faltam nos pezinhos da personagem; tarefa de ligar: fa?a bal?es com os numerais escritos de um lado e do outro colocar bal?es com sapatinhos. Devem-se ligar os numerais ?s quantidades correspondentes dos sapatinhos. Finalize com outra brincadeira: as crian?as devem ficar enfileiradas com as m?os nas costas do coleguinha da frente e ao comando do professor devem movimentar-se como se todos formassem uma centop?ia. O professor d? comandos de ?direita? e ?esquerda? e quem errar vai para o fim da fila.

Recursos Complementares

? Livro: ?As centop?ias e seus sapatinhos? de Milton Camargo (editora ?tica)

Avaliação

Analisar se as crian?as compreenderam as no??es de direita e esquerda e se avan?aram com rela??o ao pensamento l?gico-matem?tico.