Portal do Professor

Início do Conteúdo

PROJETO: ARTE É VIDA!

Autor e Co-autor(es)

SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA imagem do usuário

SAO LUIZ GONZAGA - RS ESC EST DE ENS FUND SENADOR PINHEIRO MACHADO

SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

COM ESTE PROJETO APRENDE-SE: VALORIZAR A ARTE NA VIDA DOS EDUCANDOS. PROPORCIONAR MOMENTOS DE REFLEXÕES NO ENTORNO DA ARTE-EDUCAÇÃO. VISITAR LUGARES QUE INCENTIVEM E VALORIZEM A ARTE. DIVULGAR ARTISTAS LOCAIS. DESTACAMOS COMO OBJETIVOS: CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS SEUS DIVERSOS MEIOS DE MANIFESTAÇÕES (DESENHO, TEATRO, DANÇA, MÚSICA...); APRIMORAR O POTENCIAL CRIADOR DOS ALUNOS; OPORTUNIZAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS VIVENCIEM A OBSERVAÇÃO, A AUTO-EXPRESSÃO, A SENSIBILIDADE ARTISTICA, A CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO, A AUTO-AVALIAÇÃO; ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO NOS ASPECTOS INTELECTUAL, EMOCIONAL, SOCIAL, FÍSICO E PSICOLÓGICO.

Duração das atividades

AS ATIVIDADES FORAM PROPORCIONADAS NO DECORRER DE DOIS ANOS LETIVOS: 2007 E 2008, COM 2 PERÍODOS GEMINADOS DE HORAS-AULAS.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

ARTE É VIDA! TRABALHAMOS A QUESTÃO DE CIDADANIA, CONSCIENTIZANDO NOSSOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE, DA VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS, DA CRIATIVIDADE, DO POTENCIAL CRIADOR DE CADA INDIVÍDUO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM: CRIATIVIDADE, POTENCIAL CRIADOR, PROCESSO CRIATIVO, IMAGINAÇÃO, MUNDO DAS IDÉIAS.

Estratégias e recursos da aula

ARTE É VIDA!

MINHAS AULAS DE ARTES ORIGINARAM O  PROJETO ARTE É VIDA!

ESTAS AULAS FORAM PLANEJADAS E REALIZADAS   NO DECORRER DO ANO LETIVO DE 2007, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÀO ARTÍSTICA, COM ALUNOS DAS 6A.S E 7A.S SÉRIES, TOTALIZANDO 104 ALUNOS,

ERAM DUAS AULAS SEMANAIS EM CADA TURMA.

A SEGUIR, DESCREVEMOS ALGUMAS ATIVIDADES QUE GANHARAM DESTAQUE:


• REALIZAMOS PASSEIOS-ESTUDO COM CADA TURMA, AO ATELIER DE ARTES LOS LIBRES DE NOSSO MUNICÍPIO, CONTATAMOS DIRETAMENTE COM DIVERSOS ARTÍSTAS PLÁSTICOS, ENTRE OS QUAIS DESTACO O PINTOR ARNO SCHLEDER E ÍRIA JUNG, QUE REALIZARAM PALESTRAS ENFOCANDO A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA ESCOLA E NA VIDA DAS PESSOAS, O HISTÓRICO E O RELATO DE SUAS VIDAS, SUAS OBRAS.


• A PARTIR DAÍ, OS ALUNOS UTILIZARAM-SE DO ESPAÇO: ATELIR LOS LIBRES, PARA SUAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS.


• REALIZAMOS UMA VISITA A 32A CRE - COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, PARA VISUALIZAÇÃO DAS FOTOS DE SEBASTIÃO SALGADO, COM ÊXODOS.


• OS ALUNOS FORAM INSTIGADOS A REFLETIR SOBRE AS FOTOS E SEUS ENTORNOS COM A ARTE.


• LEVAMOS OS ALUNOS PARA FAZER ARTE NA PRAÇA, COM UMA COLCHA DE RETALHOS QUE ESTENDEMOS NO MEIO A PRAÇA DA MATRIZ DE NOSSA CIDADE, COM OS ALUNOS INSPIRANDO-SE PARA SUAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, ALGUNS ALUNOS SENTARAM-SE NOS BANCOS, OUTROS NA COLCHA, ENQUANTO OUTROS APRECIAVAM AS BELEZAS DE NOSSA PRAÇA SOBRE DIVERSOS ÂNGULOS. ELES ESCOLHIAM O QUE GOSTARIAM DE RETRATAR. SURGINDO LINDOS TRABALHOS.


• CONFECCIONAMOS, INDIVIDUALMENTE, ÁLBUM PORTFÓLIO, NO QUAL CADA ALUNO ORGANIZAVA SEUS PRÓPRIOS TRABALHOS DO ANO.


• NO MOVIMENTO ARTÍSTICO CULTURAL SENADOR EM FESTA, REALIZADO EM NOSSA ESCOLA, DURANTE OS DIAS 29 E 30 DE NOVEMBRO, MOSTRAMOS OS TRABALHOS DOS ALUNOS PARA PAIS, FAMILIARES E APRECIADORES DA ARTE. DURANTE ESTA MOSTRA, NOSSOS TRABALHOS TIVERAM UMA SALA DE AULA EXCLUSIVA PARA ARTES.


• MONTAMOS UM PAINEL COLETIVO, DE 2M X 2METROS, ONDE UTILIZANDO A TÉCNICA DO RECORTE E COLAGEM ANEXAMOS ALGUNS TRABALHOS.


• PARTICIPAMOS DA 3A MOSTRA DO ATELIER DE ARTES LOS LIBRES, DE NOSSO MUNICÍPIO, QUE REALIZOU-SE NOS DIAS 1 E 2 DE DEZEMBRO DE 2007.


• O ANO DE 2007, FOI MUITO PRODUTIVO, SURGINDO DIVERSOS TRABALHOS DE ARTES PLÁSTICAS DOS ALUNOS, UTILIZAMOS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO, RECORTE E COLAGEM, PAPEL CAMURÇA, CARTAZES, PINTURAS.

 

COLOCO MEU BLOG PARA VISITAÇÕES:

http://solbatt.blogspot.com/

 


 

Recursos Complementares

RECURSOS PRÓPRIOS PARA VISITAÇÕES, PASSEIO-ESTUDO e MATERIAIS DE ARTES.

Avaliação

COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, SALIENTO QUE FOI UMA EXPERIÊNCIA QUE PROPORCIONOU O ALCANCE DOS OBJETIVOS PROPOSTOS COMO EDUCADORA. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE NOSSA ESCOLA FOI CONTEMPLADO, O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR ACONTECEU DURANTE O MOVIMENTO ARTÍSTICO CULTURAL SENADOR EM FESTA E A COMUNIDADE SÃOLUIZENSE PODE APRECIAR OS TRABALHOS NA FEIRA MUNICIPAL, DURANTE A 3A. MOSTRA DO ATELIER DE ARTES LOS LIBRES. INICIAMOS COM UMA HUMILDE PROPOSTA QUE FOI DANDO CERTO, AO AMADURECER IDÉIAS, COM UM EFETIVO PLANEJAMENTO AS CONQUISTAS E MOMENTOS FORAM ACONTECENDO, COM MOSTRAS, TRABALHOS, PORTFÓLIOS, PASSEIOS-ESTUDO, APRESENTAÇÕES... PRESTIGIADAS PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS E ABRANGENDO OUTROS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E DO ENSINO FUNDAMENTAL.TODOS OS PALESTRANTES CONVIDADOS CONTRIBUÍRAM COM IDÉIAS E DEPOIMENTOS COERENTES PARA INCENTIVAR O GRUPO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS PUDERAM SENTIR PRAZER EM SER CURIOSOS, CRIATIVOS, ORIGINAIS E FORAM MOBILIZADOS A PARTICIPAR ATIVAMENTE NA ESCOLA. APRENDER AO SER AVALIADO É UM ATO SOCIAL EM QUE A ESCOLA DEVE REFLETIR O FUNCIONAMENTO DE UMA COMUNIDADE DE INDIVÍDUOS PENSANTES E RESPONSÁVEIS. SEMPRE AVALIÁVAMOS O QUE ESTAVA DANDO CERTO, PARA PARTIRMOS PARA O PASSO SEGUINTE, COM ISSO OPORTUNIDADES FORAM SURGINDO, COMO PASSEIOS-ESTUDO, AS PARTICIPAÇÕES NOS EVENTOS CULTURAIS, AS MOSTRAS... COMO O SALDO DE AVALIAÇÕES FORAM POSITIVAS ESTAMOS ENVIANDO ESTE RELATO PARA DIVIDIRMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NO PORTAL DO EDUCADOR, TROCANDO IDÉIAS E SUGESTÕES COM OUTROS EDUCADORES.