Portal do Professor

Início do Conteúdo

O imperativo nas propagandas

Autor e Co-autor(es)

J?lia Maria Cerqueira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no g?nero propaganda e saberem a fun??o que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a a??o expressa por esse verbo.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades b?sicas de leitura;

No??es b?sicas sobre o conceito de verbo.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1:

PROFESSOR: Para ativar o conhecimento pr?vio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:

Qual a propaganda atual que voc?s acham mais legal, mais criativa? Por qu??
H? alguma propaganda que n?o passa mais na televis?o, mas de que voc?s se lembram at? hoje?

Ap?s, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e lev?-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse g?nero ? com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualiza??o das cores utilizadas. N?o sendo poss?vel, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotoc?pias.

Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:

EXEMPLO 1:

PROFESSOR: Discuta com seus alunos a quest?o do p?blico-alvo dessa propaganda, que s?o as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) s?o elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a inten??o de estimular o interlocutor a compar uma sand?lia com amortecedor no salto e, para convenc?-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de bra?os abertos) ? liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor.  

EXEMPLO 2:

FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)

EXEMPLO 3:

Essa segunda propaganda ? voltada para o p?blico adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Voc? vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficar?o t?o irresist?veis que v?o precisar ter um brilho para ? m?o para retoc?-lo.

Dispon?vel em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg

Essa propaganda ? mais antiga, mas ? interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que h? algum tempo atr?s: o verbo no imperativo "pe?a" e a repeti??o s?o caracter?sticas marcantes do g?nero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.

ETAPA 2:

Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exerc?cio para ser respondido no caderno:

1) Qual ? o servi?o que est? sendo anunciado?

2) Quem ? o p?blico alvo desse an?ncio?

3) Em rela??o aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do an?ncio.

4) Circule somente os verbos que d?o ordem, conselho, dicas (no imperativo).

5) Qual ? a inten??o do texto: dar ao leitor dicas de pr?ticas s ud?veis ou convenc?-lo a comprar um produto?

ETAPA 3:

Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:

Em rela??o ? charge lida pergunte a seus alunos:

Qual ? a rela??o dessa charge com a mat?ria estudada (verbos no imperativo)?

PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:

levar a crer ou aceitar;

convencer, induzir.

Assim, a persuas?o pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, atrav?s de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).

Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas ? convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto ?, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para lev?-lo a agir.

Avaliação

Para que o aluno peceba como a estrat?gia de usar verbos no imperativo ? frequente nas propagandas, pe?a para que os alunos procurem em jornais e revistas exemplos de propagandas, nas quais eles encontrem verbos no imperativo. Solicite que eles recortem e colem somente os verbos em uma cartolina. Com isso, eles ver?o como essa forma verbal ? mais comum do que eles imaginam. Depois exponha os cartazes em um mural ou parede da escola para que outros alunos de outras s?ries vejam.