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ALFABETIZANDO - EMPREGO E PROFISS?ES 2

Autor e Co-autor(es)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atrav?s destas atividades o/a aluno/a poder?:

- Reconhecer sua import?ncia enquanto sujeito hist?rico, que participa da Hist?ria com suas a??es.- Se expressar opinando sobre tema proposto.
- Reconhecer o texto jornal?stico enquanto um g?nero textual.
- Ler e interpretar um texto jornal?stico.
- Compreender a import?ncia do an?ncio como um instrumento de comunica??o social.
- Entender o valor das partes constitutivas de um an?ncio.
- Compreender a mensagem do an?ncio.
- Aprender a redigir um an?ncio, observando suas caracter?sticas textuais.

Duração das atividades

240 minutos_quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo em vista que s?o alunos/as jovens e adultos/as, pressup?e-se que tenham viv?ncias com diferentes portadores de texto, portanto est?o inseridos no processo de alfabetiza??o e letramento, alguns mais outros menos, dependendo de sua condi??o s?cio-econ?mica. Assim, cabe ao/a professor/a resgatar estas viv?ncias e ampliar esses conhecimentos e sua vis?o de mundo.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa
- Trabalho em grupo
- Leitura e debate de texto jornal?stico.
- Sala de multim?dia.
- Pesquisa em jornais.
- Produ??o de texto: an?ncio

1? aula ?Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma

Professor/a retome a aula ?ALFABETIZANDO- EMPREGO E PROFISS?ES 1? de minha autoria, publicada no Portal. Nesta aula trabalhamos alguns conhecimentos importantes para que o/a aluno/a compreenda seu papel enquanto sujeito que participa de uma sociedade plural, com diferentes profiss?es, empregos e condi??es sociais. Mas, se n?o trabalhou a aula 1, n?o inviabiliza o desenvolvimento desta aula.
Organize os/as alunos/as em grupos de 3 ou 4 elementos. Distribua alguns jornais, e solicite que leiam uma not?cia. Depois devem escolher uma para ler em conjunto e discutirem. 
Entregue uma ficha com as orienta??es ou escreva na lousa o que devem destacar.

NOME DO JORNAL:
T?TULO DA NOT?CIA:
ASSUNTO/TEMA:
P?GINA:
OPINI?O DO GRUPO SOBRE A NOT?CIA:

Professor/a apesar das not?cias trazerem a opini?o do jornalista que a escreveu, elas representam uma forma importante de democratiza??o do conhecimento. Mas ? preciso orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia em ler com consci?ncia da situa??o em que foram produzidas, ou seja, o momento pol?tico, a tend?ncia ideol?gica do jornal, o tipo de leitores aos quais ele se destina. Isto possibilita a forma??o do/a leitor/a cr?tico/a, o que ? o nosso objetivo.
Discuta com os/as alunos/as as caracter?sticas deste g?nero textual: formato, linguagem, fun??o. Para isto, compare o texto jornal?stico com outros tipos de textos como, por exemplo: o texto liter?rio e os textos instrucionais.

Depois de terminado o trabalho em grupo, solicite que cada equipe escolha um/a relator/a para apresentar o resultado de seu trabalho.

EXPLORANDO UMA NOT?CIA

Agora que j? conhecem um pouco sobre texto jornal?stico, distribua a c?pia da not?cia que vamos apresentar a seguir, ou leve-os/as para a sala de multim?dia e acesse o s?tio: http://www.administradores.com.br/noticias/trabalho_informal_o_que_seria_obvio_infelizmente_nao_e_o_que_acontece/7181/  
Distribua a c?pia do texto sugerido, retirada deste s?tio:

Trabalho informal: o que seria ?bvio, infelizmente n?o ? o que acontece
28 de junho de 2006 ?s 04h19min
Por Tain? Sinhorini - Assessoria de Imprensa

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica mostrou que o trabalhador brasileiro teve de maio/2005 a maio/2006 um aumento de cerca de 8% em sua renda. Ainda segundo o mesmo Instituto, s?o v?rios os motivos para este ganho: queda da infla??o, reajuste do sal?rio m?nimo, que acabou reverberando nos outros patamares, e aumento do trabalho formal, com carteira assinada.

Mesmo com o aumento do trabalho com carteira assinada, praticamente metade da popula??o brasileira ainda enfrenta a inseguran?a do mercado de trabalho informal. Muitos n?o t?m escolha. Entre n?o ter renda alguma ou ter uma renda n?o declarada e n?o ter a carteira de trabalho assinada, logicamente o que acontece ? a escolha da segunda op??o. O trabalho informal ? hist?rico no Brasil. A categoria dos trabalhadores com registro em carteira sempre se destacou como minoria, e s? ganhou express?o ap?s a Constitui??o de 1988.
Indiscutivelmente, o fator que d? for?a ao trabalho informal em nosso pa?s ? o excesso de tributos incidentes sobre o emprego. Ao registrar os seus funcion?rios, uma empresa paga impostos at? para o Incra ? Instituto Nacional de Coloniza??o e Reforma Agr?ria (0 ,2% da folha de pagamento vai para o financiamento do programa de reforma agr?ria, cujos resultados n?o vemos com muita ? ou nenhuma ? frequ?ncia). Dos gastos que uma empresa tem para contratar um funcion?rio, 25,1% v?o para o Governo, na forma de tributos. Resumindo: do ponto de vista financeiro, ? extremamente vantajoso para o empregador optar por contratar um funcion?rio informalmente ou, em outras palavras, ?por baixo dos panos?. Al?m disso, tamb?m pesa o imposto de renda, cuja tabela desatualizada castiga o trabalhador que ganha um pouquinho acima da m?dia.

O que seria ?bvio, infelizmente n?o ? o que acontece. A l?gica ent?o seria: se o Estado diminuir a incid?ncia de impostos sobre a folha de pagamento das empresas, elas passar?o a contratar mais e formalmente. Experi?ncias realizadas na Argentina e na Espanha, por exemplo, mostram que isso n?o acontece. Nos dois pa?ses, o governo criou novos contratos de trabalho, sobre os quais incidiam menos impostos, mas a taxa de desemprego e de empregados informais pouco mudou ap?s as reformas trabalhistas.

Uma estat?stica da OIT ? Organiza??o Internacional do Trabalho, de 2002, diz que em toda a Am?rica Latina, o Brasil est? atr?s somente da Bol?via no ranking de trabalhadores informais, com 51%. A m?dia no continente asi?tico ? de 65%. A OIT considera como ?trabalho informal? o exercido por trabalhadores que n?o t?m direito aos benef?cios e prote??es sociais ou que est?o em empresas registradas ilegalmente. N?o inclui, por exemplo, o trabalho agr?cola, os trabalhos dom?sticos e os clandestinos, categorias que aumentariam em muito as estat?sticas.

Como j? citado muitas vezes, n?o se tem escolha entre o trabalho informal ou o formal, registrado. Mas para garantir todos os seus direitos e, porque n?o, deveres, ? sempre recomend?vel o registro em carteira. Infelizmente, em rela??o aos impostos que incidem sobre a folha de pagamento das empresas, ficaremos ? merc? da boa vontade pol?tica dos nossos governantes.

Informa??es do Consultor:
Cl?udio Boriola Consultor Financeiro, Conferencista, Especialista em Economia Dom?stica e Direitos do Consumidor. Autor do livro Paz, Sa?de e Cr?dito - Editora Mundial e do Projeto para inclus?o da disciplina "Educa??o Financeira nas Escolas". www.boriola.com.br.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/trabalho_informal_o_que_seria_obvio_infelizmente_nao_e_o_que_acontece/7181/  

Professor/a solicite que seus/suas alunos/as leiam silenciosamente, depois pe?a a um/a aluno/a que leia a not?cia em voz alta.
Fa?a uma reflex?o sobre o texto solicitando aos/?s alunos/as que destaquem as quest?es que consideraram mais relevantes. Esclare?a os termos que n?o conhecem, como por exemplo: reverberando e patamares, mas antes verifique qual ? a hip?tese que eles/as t?m e solicite que consultem o dicion?rio.

1- Quantas pessoas em sua sala trabalham com carteira assinada?
2- Quantas t?m registro de aut?nomos?
3- Quantas trabalham sem nenhum registro?
4- Em sua turma h? mais trabalhadores do setor formal ou informal?
5- Qual ? a situa??o da maioria dos trabalhadores da regi?o em que voc? vive?

Professor/a para a pr?xima aula solicite que os/as alunos/as pesquisem nos jornais na p?gina dos CLASSIFICADOS an?ncios de emprego e tragam para a escola. Por?m, ? bom sempre trabalhar com a possibilidade de que alguns alunos/as podem n?o ter acesso a jornais, por isso leve tamb?m uma quantidade que d? para suprir esta falta. Fa?a uma consulta e veja se a maioria deles/as tem acesso a jornais (usados ou novos), se perceber que a grande maioria n?o tem, proponha a atividade em sala.


2? aula ?Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma


Algumas informa??es importantes:
Os an?ncios s?o muito ?teis, pois, atrav?s deles, as pessoas vendem, compram, trocam objetos, procuram empregos, oferecem servi?os.
Cont?m uma mensagem escrita com poucas palavras.
Alguns elementos de um an?ncio classificado:
1-O que ? oferecido.
2-Descri??o das qualidades do produto.
3-Pre?os e condi??es de pagamento.
4-Endere?o e telefone.
5-Pessoa que deve ser procurada.
6-Nome da empresa, etc.

Professor/a escreva o texto po?tico a seguir em um cartaz e reproduza para que os/as alunos/as possam colar no caderno.

AN?NCIO

Precisa-sa de um engraxate

para lustrar a face da lua.

Eu vou abrir uma ag?ncia

pra testar os interessados.

? necess?rio trazer uma fotografia 3/4.

Preciso analisar a cara de cada um.

-Preciso ver se elas s?o tristes.

                   Gon?alves, Antenor A. Poesias

1- Este an?ncio foi retirado das p?ginas de Classificados de algum jornal? Por qu??
2- Ele ? um an?ncio real? Por qu??
3- O que ele est? procurando?
4- Para que ele queria abrir uma ag?ncia? Existem outras formas de procurar emprego? Cite quais voc? conhece.

5- Recorte e cole no caderno os an?ncios que voc? trouxe.

6- Escolha 1 an?ncio e identifique:

- O tipo de emprego que est? sendo oferecido.
- O endere?o onde o interessado deve se apresentar.
- As exig?ncias para conseguir esse emprego.

CRIANDO AN?NCIOS

Pense nas seguintes profiss?es e crie um an?ncio de emprego para cada uma.

Procura-se:

COSTUREIRA

JARDINEIRO

JORNALISTA

CARTEIRO


Agora crie an?ncios oferecendo servi?os como:

M?DICO

MOTORISTA

PROFESSOR

FAXINEIRO

 Lembre-se de colocar o n?mero de telefone e/ou endere?o para contato.
 Professor/a fa?a uma exposi??o dos an?ncios no mural da sala, no corredor, ou no espa?o que for destinado para divulga??o dos trabalhos dos/as alunos/as. Isto valoriza a produ??o deles/as e refor?a a fun??o social da escrita enquanto meio de comunica??o.

Recursos Complementares

Avaliação

-Observe a participa??o dos/as alunos/as no debate e suas opini?es.
-Professor/a seja sempre um/a mediador/a e n?o um/a condutor/a da discuss?o, assim os/as alunos/as colocar?o suas ideias com mais liberdade. Assegure que todos/as participem mesmo as pessoas mais t?midas. D? voz aos ?quietinhos/as? que muitas vezes ficam esquecidos/as. Acompanhe a elabora??o dos an?ncios e verifique se distinguem as partes do an?ncio e sua fun??o comunicativa.