Portal do Professor

Início do Conteúdo

TRANSFORMANDO UM POEMA EM HISTÓRIA

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maurício Simões imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Reconheça as diferenças entre os gêneros textuais poema e história.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

            É importante que os alunos já tenham vivenciado experiências de leitura e/ou audição de poemas e de histórias.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

            Caro professor, sugerimos que você leia o poema “Maroca, a vovó cocota”, de Elias José para seus alunos. É importante também que cada criança tenha o poema em mãos. Após a leitura, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram do poema. 

Maroca: a vovó cocota

Vovó Maroca

toda cocota

toda vaidade

setenta anos

é mais pra frente

que muita gente

de pouca idade.

Vovó Maroca

se é calor

apanha a tanga

pega a motoca

vai pegar cor.

Vovó Maroca

se vai a festa

não se definha

não perde a linha

e ainda testa

o que é novidade

pra mocidade.

Vovó Maroca

se apruma

e se arruma

é um modelo

frente ao espelho.

Só “jeans” azuis

bata estampada

pouca pintura

e nada de tintura

no seu cabelo.

Vovó Maroca

não tem segredo.

E se há problema

só há um lema:

não ter medo

e enfrentar a vida

de cabeça erguida.

Elias José

Elias José  – (MG 1936 – MG 2008) escritor de literatura infantil e juvenil, contista, poeta, romancista e professor.

http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/08/06/maroca-a-vovo-cocota-poesia-infantil-de-elias-jose/

            Explore, então, as características desse gênero textual com os alunos. Para isso, você pode trabalhar com a turma as seguintes questões:

  • Como o poema é organizado? Você pode mostrar aos alunos um poema e uma história impressa e pedir para que falem as diferenças que apresentam em relação à disposição desses dois textos no papel. Depois, informe aos alunos que o poema é organizado em versos e estrofes e peça para que os localizem no poema: “Maroca, a vovó cocota”.
  • Que recursos o poeta usa para que as palavras tenham uma sonoridade bonita e agradável? Leve os alunos a perceberem as rimas do poema – palavras que terminam com o som muito parecido ou igual. Leia uma estrofe de cada vez e peça para que as crianças falem que palavras da estrofe rimaram. Depois, peça aos alunos que localizem no texto as palavras que rimam.

Atividade 2:

            Nessa atividade, sugerimos que você proponha aos alunos que transformem o poema lido em outro texto. Agora, o desafio é contar como é a vida de vovó Maroca por meio de uma história. Primeiro, peça aos alunos que façam esse exercício oralmente. Uma sugestão para a produção da história é contar, por exemplo, como foi a ida da vovó Maroca à festa. Ressalte com os alunos que a história deve contar o que aconteceu na festa com vovó Maroca.

Você pode sugerir que iniciem a história assim: “Era uma vez...”. Depois de contar oralmente a história, é a hora do registro, que pode ser feito coletivamente. É importante que você ressalte as diferenças entre esses dois gêneros textuais. Pergunte aos alunos: “Esse novo texto – a história – será organizado em versos e estrofes?” No momento da produção coletiva do texto, você poderá fazer as intervenções necessárias para que o novo texto seja fiel ao tema do poema e às características de vovó Maroca.

            Atividade 3:

            Registre os dois textos no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos possam visualizá-los para compará-los. Peça para que façam a leitura coletiva de cada um e depois discuta com a turma sobre as diferença entre eles. É importante que as crianças percebam que o modo de organizar esses dois textos é diferente: enquanto um é composto por versos e estrofes o outro é escrito em prosa.

            Atividade 4:

            Ao final, recomendamos que você conclua com os alunos a definição do que é um poema e do que é uma história. Sugerimos que você sistematize com a turma o modo como definem cada um desses gêneros, tendo como base o trabalho realizado. É importante que os alunos registrem no caderno a definição do que é um poema e uma história.

            A título de consulta, disponibilizamos as duas definições:

             Poema: Texto poético escrito em versos, de tamanho muito variado.

            História: Sequência de acontecimentos reais ou inventados que ocorrem em um determinado lugar.

Adaptado: Costa, Sérgio Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Belo Horizonte. Autentica editora. 2008

Avaliação

Ao final dessas atividades, os alunos deverão reconhecer as diferenças entre os dois gêneros textuais: poemas e histórias. Além disso, deverão ter aprendido mais a expor suas opiniões e a respeitar a dos colegas.