Portal do Professor

Início do Conteúdo

ENTENDENDO UMA PROPAGANDA

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maurício Simões imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Compreenda as características da propaganda.

·         Desenvolva um olhar mais crítico em relação ao texto da propaganda. 

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Os alunos devem ter domínio do sistema alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  Sugerimos que, em uma roda, você proponha aos alunos uma conversa sobre as propagandas. Pergunte: “Quais propagandas vocês mais assistem na TV?” “Quais vocês gostam? Por quê?” “Quais vocês não gostam? Por quê?” “Que propagandas têm a participação de crianças?” “Para que serve uma propaganda?”, etc.  

            Para essa discussão, você pode levar para a sala de aula algumas imagens de revistas ou jornais que contenham propagandas, em especial àquelas voltadas para as crianças. Seria importante que você analisasse as propagandas com as crianças, perguntando: “O que a propaganda usa para fazer com que a gente compre o produto que ela está vendendo?”

Atividade 2: Eleja uma propaganda para ser analisada pela turma. Apresentaremos um exemplo de atividade que pode ser desenvolvida utilizando a propaganda do chocolate Baton. Porém, seria interessante desenvolver essa atividade com uma propaganda que seja de amplo conhecimento da turma.

            O objetivo é que as crianças iniciem uma reflexão sobre a linguagem utilizada na propaganda. Uma vez que as crianças são alvos constantes das propagandas, consideramos importante, desde o início da escolarização, desenvolver atividades que problematizem esse texto.

 Na propaganda abaixo, por exemplo, é utilizada uma frase simples e direta: “peça baton”, que é repetida várias vezes. Além disso, é usado um verbo no tempo imperativo – ordena a ação de pedir. Um dos objetivos do uso desses recursos é possibilitar que as crianças memorizem e executem a ordem de “pedir baton” para seus pais. Por fim, ao final da propaganda, independente se os leitores gostem ou não do chocolate Baton, é feita a seguinte afirmação: “O chocolate que não sai da sua boca”.

Observe essa propaganda:

undefined

  1. Que produto ela está anunciando? Qual o objetivo da propaganda?
  2. Essa propaganda foi feita para crianças ou para adultos? Por quê?
  3. O que ela manda as crianças fazerem?
  4. Por quê ela repete várias vezes a frase: “peça baton”?
  5. Por quê ela usa a frase: “O chocolate da Garoto que não sai da sua boca?”

Atividade 3:

Sugerimos que você faça essa atividade coletivamente com as crianças. Escolha um produto bem conhecido pela turma e proponha a criação de um anúncio, tentando convencer o leitor de que aquele produto é péssimo, que não deve ser comprado de jeito nenhum. Antes de iniciar a escrita, discuta com os alunos: “Nós devemos fazer um texto longo ou curto? Por quê?” “Que frase podemos usar para convencer o leitor a não comprar o produto?” “Que imagem colocaremos?

Atividade 4:

Em outro momento, você pode também propor à turma a criação de uma propaganda que tente convencer o leitor de que o produto é de ótima qualidade. Decida com a turma qual será o produto a venda, como será o texto do anúncio, que imagem será colocada, etc. Um tema interessante de se trabalhar nesse momento relaciona-se à alimentação: vocês podem criar uma propaganda para a venda de verduras, legumes, etc. Antes de iniciar a escrita da propaganda é interessante discutir com as crianças: “É mais comum vermos propagandas anunciando para as crianças verduras ou guloseimas? Por quê ?”

Atividade 5:

            Depois de ter feito esse trabalho com a turma, leve novamente algumas imagens de propaganda para a sala para que os alunos a analisem novamente, de forma oral. Provavelmente, terão mais elementos para olhar de forma crítica a propaganda. Você pode questionar: “Qual o produto anunciado?” “Ao ler a propaganda, a gente fica interessado em comprar o produto? Por quê?” “O que ela faz para convencer o leitor a comprá-lo?” “Ela usa um texto longo ou curto? Por quê” “ Ela ordena os leitores a tomarem alguma decisão? Qual?”

Avaliação

Ao final do trabalho, os alunos deverão ter conhecido mais a linguagem utilizada na propaganda e ter desenvolvido um olhar mais crítico em relação a esse texto.