Portal do Professor

Início do Conteúdo

Explorando a criação e resolução de problemas no Ensino Fundamental - Parte 01

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Criar e resolver atividades envolvendo adição, subtração e multiplicação.

* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.

Duração das atividades

3 horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade o aluno deve ter condições de identificar quantas classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.

Estratégias e recursos da aula

Durante o ano letivo fazemos uso de diversas estratégias que objetivam não só exercitar, sistematizar, mas também avaliar a compreensão e o desenvolvimento no quais os alunos se encontram. Tendo em vista esta perspectiva foi elaborado um instrumento a ser aplicado com os conteúdos de adição, subtração, multiplicação, ordens e classes.


A atividade pode ser aplicada em dupla ou individualmente, dependendo do que se objetiva. Portanto organize a sala de forma propícia à realização da atividade. Entregue uma folha branca para cada aluno, nesta folha eles irão copiar e responder a atividade que será passada no quadro.

Para agilizar as atividades em sala fazemos uso de muitas folhas xerocadas, principalmente nas series iniciais, mas é preciso trabalhar a organização tanto temporal quanto espacial, ou seja, ao realizar a proposta, o aluno deve dividir o tempo disponível segundo a quantidade de questões. Além do tempo o capricho na atividade deve ser priorizado.

Caso o público alvo seja de alunos do Ensino Fundamental inicial, este é o momento ideal para este tipo de trabalho, pois é nesta fase que a crianças se forma enquanto estudante.


Inicie a atividade passando no quadro:

 

Observe os seguintes números

 

1ª - Questão: Monte um Q.V.L. (Quadro Valor de Ligar) e represente os números que possua pelo menos uma classe completa.

2ª - Questão: Faça uma adição em que:

* a 1ª parcela possua as ordens das dezenas e unidades.

* a 2ª parcela possua as ordens das unidades de milhar, centena, dezena e unidade.

3ª – Questão:

1ª Etapa: Monte uma adição em que:

* a 1ª parcela possua quatro ordens.

* a 2ª parcela possua uma ordem.

2ª Etapa: Com o resultado obtido na etapa anterior, faça uma subtração, onde o subtraendo deve ter três ordens.

4ª – Questão: Monte uma adição em que:

* a 1ª parcela possua uma ordem.

* a 2ª parcela possua duas ordens.

* a 3ª Parcela possua uma classe completa.

4ª Parcela (Possua duas classes).


Com esta atividade será possível perceber quais são as dificuldades dos alunos, pois para realizá-las eles devem pensar. A compreensão de classes e ordens fica clara na escolha inadequada (ou correta) de um número.

Recursos Complementares

Caso o professor sinta necessidade, o mesmo poderá consultar sites contendo problemas e desafios a serem retirados e também problemas interativos on-lines, estes recursos podem ser encontrados nos seguintes links:

http://www.a77.com.br/matematica/

http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm

http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html

http://www.oei.es/provabrasil.htm

Avaliação

O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade, a compreensão e a criatividade na realização da proposta devem ser os pontos principais da avaliação.

Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as atividades entregues pelos alunos.