Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Esta atividade possibilitar? ao/? aluno/a:
Professor/a como nossa proposta ? de um trabalho interdisciplinar que pressup?e o di?logo entre as diversas ?reas de conhecimento, algumas informa??es devem ser resgatadas previamente com seus/suas alunos/as tais como:
Aula interativa.
Professor/a voc? vai precisar de:
- CD ou DVD com a m?sica de Guilherme Arantes ?Planeta ?gua? ou a sala de multim?dia com data show.
- Cartaz com a letra da m?sica ou o arquivo dela para projetar.
- Para montar o filtro voc? vai precisar de uma garrafa pet; um punhado de algod?o (ou um filtro de caf?); 1 copo de areia limpa; 1 copo de pedras pequenas; 1 copo de carv?o em p?; tesoura sem ponta; ?gua suja, um pouquinho de tinta (pode ser guache), folhas secas e papel picado.
1? aula - Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
EXPLORANDO A LEITURA E A ESCRITA
Apresente a letra da m?sica em um cartaz, ou projete no data show ou mesmo no retro- projetor. Reproduza a letra para que colem no caderno e fa?am as atividades de escrita.
Planeta ?gua
Guilherme Arantes
Composi??o: Guilherme Arantes
?gua que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grot?o
?gua que faz inocente
Riacho e des?gua
Na corrente do ribeir?o...
?guas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sert?o
?guas que banham aldeias
E matam a sede da popula??o...
?guas que caem das pedras
No v?u das cascatas
Ronco de trov?o
E depois dormem tranq?ilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
?gua dos igarap?s
Onde Iara, a m?e d'?gua
? misteriosa can??o
?gua que o sol evapora
Pro c?u vai embora
Virar nuvens de algod?o...
Gotas de ?gua da chuva
Alegre arco-?ris
Sobre a planta??o
Gotas de ?gua da chuva
T?o tristes, s?o l?grimas
Na inunda??o...
?guas que movem moinhos
S?o as mesmas ?guas
Que encharcam o ch?o
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua...(2x)
?gua que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grot?o
?gua que faz inocente
Riacho e des?gua
Na corrente do ribeir?o...
?guas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sert?o
?guas que banham aldeias
E matam a sede da popula??o...
?guas que movem moinhos
S?o as mesmas ?guas
Que encharcam o ch?o
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua...(2x)
EXPLORA??O ORAL
Professor/a solicite que os/as alunos /as fa?am a leitura coletiva da m?sica prestando aten? ?o na escrita das palavras e no conte?do. Explore o tema a partir dos elementos contidos na m?sica, pois ela nos possibilita debater sobre v?rias quest?es. Aqui sugerimos algumas que consideramos importantes, mas voc? pode ampliar esta discuss?o:
- Do que est? falando a m?sica?
- Onde encontramos ?gua em nossa regi?o?
- O que s?o igarap?s? Existem igarap?s onde moramos?
- J? tivemos inunda??es em nossa regi?o? O que elas causam?
- O que quer dizer evapora??o?
- Porque a ?gua ? t?o importante para nossa vida?
-Se consumirmos ?gua suja, contaminada o que poda acontecer?
- O que podemos fazer para preservar a ?gua em nosso planeta?
REGISTRANDO...
Professor/a oriente seus/suas alunos/as para utilizarem o caderno de L?ngua Portuguesa ou de Ci?ncias, pois vamos trabalhar estes conte?dos simultaneamente.
Solicite que:
1- Identifiquem na m?sica as palavras que rimam. Mas, antes verifique se conhecem o que s?o rimas. Deixe que falem e reafirme que rima ? um recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da ?ltima vogal t?nica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do verso.
2- Consultem a m?sica e completem o quadro a seguir:(sugest?o de atividades em que vamos trabalhar L?ngua Portuguesa e Matem?tica).
PALAVRAS | QUANTAS LETRAS POSSUI | DIVIDIDA EM S?LABAS | QUANTAS S?LABAS |
sert?o | |||
fertilidade | |||
evapora | |||
s?o | |||
algod?o | |||
terra |
3- Fazendo estimativas. Calcule e responda:
a- Qual palavra possui menor quantidade de letras? Quantas s?labas ela possui?
b- Qual delas possui a maior quantidade de letras? Quantas s?labas ela possui?
c- Se juntarmos a primeira e a segunda palavra quantas letras teremos?
d- Se juntarmos a terceira e a quarta palavra ter?o quantas letras a menos que a soma das duas palavras anteriores?
2? aula ? Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
Professor/a retome a m?sica que voc? trabalhou na aula anterior. Veja quem se lembra e quer cant?-la. Aproveite esta motiva??o e explore o tema questionando-os/as sobre a presen?a da ?gua em nossa vida e a import?ncia dela para a nossa exist?ncia. Se quiser utilize este material, ele pode ser encontrado no s?tio: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm
A ?gua est? presente em muitos momentos da nossa vida:
A ?gua est? presente em muitos momentos da nossa vida:
Em nossa higiene di?ria, quando tomamos banho, lavamos as m?os antes das refei??es, escovamos os dentes etc.
Em nossa alimenta??o, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos.
Em tarefas dom?sticas, como lavar lou?as e roupas, limpar pisos etc.
Em nosso lazer, quand o nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sab?o.
Na hidrata??o do nosso corpo, quando bebemos ?gua e outros l?quidos.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm
PRODUZINDO TEXTO
Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho e proponha a constru??o de um acr?stico. Explique o que ? um acr?stico (compara??o po?tica em que as letras iniciais e ?s vezes mediais ou finais de cada verso formam um nome). Fa?a um como exemplo para que entendam, utilize a palavra ?GUA.
Veja um exemplo:
?gua fonte de vida
Gota de esperan?a se for bem
Usada tr?s sa?de e
Alimentos a todos n?s.
Proponha um acr?stico com a palavra VIDA.
Para encerrar com ?chave de ouro? este tema, que tal propor uma experi?ncia? Converse com eles/as sobre a import?ncia da purifica??o da ?gua e de n?o poluirmos os rios. Por isso, ? necess?rio cuidarmos para que a ?gua que consumimos seja muito limpa. Veja se eles/as conhecem formas de purificar a ?gua. Se n?o conhecerem apresente algumas alternativas: como por exemplo, a Filtra??o que ? um processo pelo qual retiramos part?culas suspensas (n?o dissolvidas) no meio aquoso. O exemplo mais simples de filtra??o ? o nosso ato di?rio de coar um caf?. D? o texto instrucional para que fa?am em casa, um filtro, assim poder?o ver como ocorre o processo de filtra??o da ?gua. Pe?a que fa?am um relat?rio sobre a ?experi?ncia?. O que fizeram e o que descobriram.
Para isso consulte o s?tio: http://cienciahoje.uol.com.br/66581 Nele voc? ter? todas as instru??es para constru??o de um filtro. Depois dessa experi?ncia, pode apostar eles/as nunca mais v?o esquecer o processo de limpeza da ?gua. Mas reafirme que esta ?gua n?o ? pot?vel, ou seja, n?o ? pr?pria para o consumo humano.
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/66581
Voc? vai precisar de:
- 1 garrafa pl?stica de 2 litros transparente;
- um punhado de algod?o (ou um filtro de caf?);
- 1 copo de areia limpa;
- 1 copo de pedras pequenas;
- 1 copo de carv?o em p? (envolva as pedrinhas de carv?o em um pano, e quebre-as usando um batedor de carne);
- 1 tesoura sem ponta;
- ?gua suja (misture ?gua limpa com terra preta, um pouquinho de tinta, folhas secas e papel picado).
M?os ? obra!
Divida a garrafa pl?stica em dois peda?os, dando um corte um pouco acima da sua metade. Na parte de cima da garrafa, onde fica o bico, coloque uma camada de algod?o (ou o filtro de caf?) e sobre ela uma camada do carv?o em p?, depois uma de areia, e por fim as pedras. Depois arrume a parte de cima da garrafa dentro da outra metade, como se fosse um funil. Pronto! Agora ? s? derramar a ?gua suja dentro do filtro.
E a?? Ela ficou mais clara, certo? Pode at? ser usada na limpeza da casa, mas n?o deve ser bebida de jeito nenhum! N?o se trata de ?gua pot?vel.
O que aconteceu?
Cada camada do filtro que voc? acabou de fazer ? respons?vel por retirar um dos elementos que est?o poluindo a ?gua. As pedras e a areia servem de barreira f?sica ?s part?culas de terra misturadas na ?gua e aos pequenos objetos, como as folhas secas e o papel picado. J? o carv?o filtra os poluentes qu?micos, invis?veis a olho nu, como metais dissolvidos na ?gua, pesticidas e outros. O algod?o tamb?m serve para reter part?culas maiores. Quanto maior forem as camadas do seu filtro, mais transparente a ?gua sair? pela parte de baixo.
No s?tio http://www.sitebiomedico.hpg.ig.com.br/agua.htm voc? vai descobrir mais sobre a contamina??o da ?gua.
Professor/a registre em seu plano de aulas ou relat?rio o que percebeu ao observar o trabalho e a participa??o de seus/suas alunos/as. Eles/as conseguiram participar de todas as etapas? A metodologia que utilizou foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreenderem algum conceito trabalhado? Se necess?rio retome o que considerar que n?o ficou claro.