Raquel Fernandes Gon?alves Machado UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
* Capacitar o aluno a resolver problemas e exerc?cios que envolva valor absoluto e valor relativo de um n?mero.
Para que o aluno tenha um bom aproveitamento da atividade o professor deve avaliar a compreens?o do que ? ordem, a representa??o atrav?s de desenho e representa??o no Q. V. L. (Quadro Valor de Lugar). Caso haja aluno com dificuldades, as mesmas devem ser trabalhadas de modo a sanar dificuldades existentes.
xistem alguns conte?dos na matem?tica que s?o mais complexos, devido a sua abstra??o. A complexidade se acentua quando se trata das series iniciais. Para amenizar essas dificuldades, fazemos uso de diversas estrat?gias diferentes, de metodologias as quais consideramos mais apropriadas. Pensando neste sentido, a proposta a seguir traz um estudo dirigido no qual o aluno ? questionado, e atrav?s dessas quest?es vai construindo a defini??o de valor absoluto e valor relativo.
Mesmo a proposta sendo um estudo, n?o existe trabalho sem a interven??o do professor. Portanto a a??o sobre a interpreta??o dos alunos deve ocorrer durante toda a atividade. Fa?a novos questionamentos, aproveitando tamb?m perguntas que surgir?o dos colegas, pois elas podem ser d?vidas de outros alunos.
Entregue uma folha xerocada a cada aluno e comece a discutir conjuntamente com os alunos como responder e representar as situa??es seguintes.
Valor Absoluto e Valor Relativo
Observe o numeral:
2
Desenhe conjuntos que representam essa quantidade.
Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:
O algarismo 2 est? colocado em que ordem? _________________
Que quantidade ele est? representando? __________________
Conclus?o: _________________Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:
Agora, observe o numeral:
23
Represente um conjunto com essa quantidade:
Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:
O algarismo 2 est? colocado em que ordem? _________________
Que quantidade ele est? representando? __________________
Assim vemos que o mesmo algarismo pode representar quantidades diferentes, dependendo de sua posi??o do numeral.
- Se o 2 ocupa a ordem das unidades, ele vale _______________.
- Se o 2 ocupa a ordem das dezenas, ele vale _______________.
- E se o 2 ocupa a ordem das centenas? Quanto ele valer?? _____________.
Conclus?o: ____________________________________
Padr?o de resposta esperado: Portanto, dependendo da posi??o que o algarismo ocupa no numera, ele ter? um valor diferente. A esse valor damos o nome de VALOR RELATIVO ou VALOR POSICIONAL.
Em seguida, proponha aos alunos:
Uma
estrat?gia para as pr?ximas aulas ? trabalhar com material concreto, ou por meio do
Material Dourado ou do Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar), diferenciando as quanti
dades absolutas e relativas.
Termine a aula aplicando algumas quest
?es e desafios a respeito do conte?do abordado em sala.
Valor Absoluto e Valor Relativo Atividade 1-) Observando o numero 629, responda: A) Qual ? o valor absoluto do algarismo 6? ___________________ B) Qual ? o valor absoluto do algarismo 9 ___________________ C) Qual ? o algarismo de maior valor absoluto? ___________________ D) Qual ? o algarismo de menor valor absoluto? ___________________ E) Qual ? o valor relativo do algarismo 9? ___________________ F) Qual ? o valor relativo do algarismo 2? ___________________ G) Qual ? o algarismo de menor valor relativo? ___________________ H) Qual ? o algarismo de maior valor relativo? ___________________ 2-) Complete com o valor relativo ou o valor posicional dos algarismos: A) 4 307 4: ____________ _____________ 3: ____________ _____________ 0: ____________ _____________ 7: ____________ _____________ B) 2 912 2: ____________ _____________ 1: ____________ _____________ 9: ____________ _____________ 2: ____________ _____________ 3-) Vamos formar um numeral com 4 algarismos assim: * Um deles tem valor relativo igual a 300. * O outro tem valor absoluto igual a 5 e ocupa a ordem das unidades de milhar. * O outro tem o valor relativo igual a 40. * Os algarismos das ordens das unidades simples e das dezenas t?m o mesmo valor absoluto. Este numeral ?: __________________ |
O comportamento e a participa??o devem ser considerados no envolvimento na realiza??o da atividade, pode-se considerar tamb?m como avalia??o formal as folhas respondidas pelos alunos no decorrer da atividade e as aplicadas ap?s a mesma como forma de averigua??o do grau de compreens?o do conte?do explorado.