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Desenvolvendo os conceitos de Valor Absoluto e Valor Relativo.

Raquel Fernandes Gon?alves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Ma?sa Gon?alves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Definir e identificar as diferen?as entre valor absoluto e valor relativo.
* Explorar o conte?do de valor absoluto e valor relativo intuitivamente.

* Capacitar o aluno a resolver problemas e exerc?cios que envolva valor absoluto e valor relativo de um n?mero.

Duração das atividades

3 horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que o aluno tenha um bom aproveitamento da atividade o professor deve avaliar a compreens?o do que ? ordem, a representa??o atrav?s de desenho e representa??o no Q. V. L. (Quadro Valor de Lugar). Caso haja aluno com dificuldades, as mesmas devem ser trabalhadas de modo a sanar dificuldades existentes.

Estratégias e recursos da aula

xistem alguns conte?dos na matem?tica que s?o mais complexos, devido a sua abstra??o. A complexidade se acentua quando se trata das series iniciais. Para amenizar essas dificuldades, fazemos uso de diversas estrat?gias diferentes, de metodologias as quais consideramos mais apropriadas. Pensando neste sentido, a proposta a seguir traz um estudo dirigido no qual o aluno ? questionado, e atrav?s dessas quest?es vai construindo a defini??o de valor absoluto e valor relativo.

Mesmo a proposta sendo um estudo, n?o existe trabalho sem a interven??o do professor. Portanto a a??o sobre a interpreta??o dos alunos deve ocorrer durante toda a atividade. Fa?a novos questionamentos, aproveitando tamb?m perguntas que surgir?o dos colegas, pois elas podem ser d?vidas de outros alunos.

Entregue uma folha xerocada a cada aluno e comece a discutir conjuntamente com os alunos como responder e representar as situa??es seguintes.

Valor Absoluto e Valor Relativo

Observe o numeral:

2

Desenhe conjuntos que representam essa quantidade.

 undefined

Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:

O algarismo 2 est? colocado em que ordem? _________________

Que quantidade ele est? representando? __________________

Conclus?o: _________________Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:

Padr?o de resposta esperado: Logo, conclu?mos que o numeral 2 representa conjuntos com dois elementos.

Agora, observe o numeral:

23

Represente um conjunto com essa quantidade:

Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:

O algarismo 2 est? colocado em que ordem? _________________

Que quantidade ele est? representando? __________________

Assim vemos que o mesmo algarismo pode representar quantidades diferentes, dependendo de sua posi??o do numeral.

          - Se o 2 ocupa a ordem das unidades, ele vale _______________.

          - Se o 2 ocupa a ordem das dezenas, ele vale _______________.

          - E se o 2 ocupa a ordem das centenas? Quanto ele valer?? _____________.

Conclus?o: ____________________________________

Padr?o de resposta esperado: Portanto, dependendo da posi??o que o algarismo ocupa no numera, ele ter? um valor diferente. A esse valor damos o nome de VALOR RELATIVO ou VALOR POSICIONAL.

Em seguida, proponha aos alunos:

Uma estrat?gia para as pr?ximas aulas ? trabalhar com material concreto, ou por meio do Material Dourado ou do Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar), diferenciando as quanti dades absolutas e relativas.

Termine a aula aplicando algumas quest ?es e desafios a respeito do conte?do abordado em sala.

Valor Absoluto e Valor Relativo

Atividade

1-) Observando o numero 629, responda:

A) Qual ? o valor absoluto do algarismo 6? ___________________

B) Qual ? o valor absoluto do algarismo 9 ___________________

C) Qual ? o algarismo de maior valor absoluto? ___________________

D) Qual ? o algarismo de menor valor absoluto? ___________________

E) Qual ? o valor relativo do algarismo 9? ___________________

F) Qual ? o valor relativo do algarismo 2? ___________________

G) Qual ? o algarismo de menor valor relativo? ___________________

H) Qual ? o algarismo de maior valor relativo? ___________________

2-) Complete com o valor relativo ou o valor posicional dos algarismos:

A) 4 307

4: ____________      _____________

3: ____________      _____________

0: ____________      _____________

7: ____________      _____________

B) 2 912

2: ____________      _____________

1: ____________      _____________

9: ____________      _____________

2: ____________      _____________

3-) Vamos formar um numeral com 4 algarismos assim:

* Um deles tem valor relativo igual a 300.

* O outro tem valor absoluto igual a 5 e ocupa a ordem das unidades de milhar.

* O outro tem o valor relativo igual a 40.

* Os algarismos das ordens das unidades simples e das dezenas t?m o mesmo valor absoluto.

Este numeral ?: __________________

Recursos Complementares

Avaliação

O comportamento e a participa??o devem ser considerados no envolvimento na realiza??o da atividade, pode-se considerar tamb?m como avalia??o formal as folhas respondidas pelos alunos no decorrer da atividade e as aplicadas ap?s a mesma como forma de averigua??o do grau de compreens?o do conte?do explorado.