Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Esta atividade possibilitar? ao/? aluno/a:
- Identificar a linguagem e a estrutura das hist?rias em quadrinhos.
- Criar e/ou (re)criar uma hist?ria em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade.
- Localizar as diferen?as dialetais da linguagem padr?o ou da norma padr?o.
- Enriquecer seu vocabul?rio por meio da linguagem oral e escrita.
- Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim).
Professor/a ? importante dialogar com os/as alunos/as e resgatar o que eles/as sabem sobre a linguagem de quadrinhos. Mas, fa?a isso depois de explorar a ?Caixa Surpresa?. Aproveite o momento da rodinha, organize a sala; afaste as carteiras e solicite que todos/as fa?am uma roda e assentem-se no ch?o. Inicie perguntando-lhes quais gibis eles/as conhecem e como os personagens se comunicam nos gibis.
Aula interativa.
Professor/a voc? vai precisar de:
- gibis usados, ou novos;
- folhas de papel em branco;
- tesouras e colas.
1? aula - Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
Figura: fonte www.unioeste.br/.projeto/c_letras/educar
O trabalho com gibis motiva os/as alunos/as a criarem, a serem autores. Por meio de uma linguagem l?dica eles/as t?m a possibilidade de fantasiar, de dar vida a seus personagens e de estruturar seu pensamento.
Professor/a para conhecer mais sobre o personagem ?Chico Bento, sugerido para essa aula, consulte o s?tio:
http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3236
CHICO BENTO: das hist?rias em quadrinhos para a vida - por Sandra Regina N?ia Mina
Atrav?s de uma linguagem interativa e feita para todas as idades, os gibis do Chico Bento retratam a hist?ria do inocente menino do campo, que fala errado (de acordo com a Gram?tica Normativa), tem amigos na ro?a em que vive e um primo para caracterizar as diferen?as entre campo/cidade.
Chico Bento, morador de Vila Abobrinha, ? um personagem fict?cio, constru?do a partir da biografia de Mauricio de Sousa, que o espelhou em um tio-av?. N?o somente Chico, mas sua V? (V? Dita) tamb?m faz parte dessa biografia do autor, uma vez que essa lhe contava v?rias hist?rias que por ele foram publicadas.
Professor/a veja a seguir algumas informa??es importantes sobre as diferen?as dialetais retiradas do s?tio: http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/21/display/0,5912,-21-98-861-,00.html
1. L?ngua e fala
A l?ngua, segundo o linguista Ferdinand de Saussure, ?? a parte social da linguagem?, isto ?, ela pertence a uma comunidade, a um grupo social ? a l?ngua portuguesa, a l?ngua chinesa. A fala ? individual, diz respeito ao uso que cada falante faz da l?ngua. Nem a l?ngua nem a fala s?o imut?veis. Uma l?ngua evolui, transformando-se foneticamente, adquirindo novas palavras, rejeitando outras. A fala do indiv?duo modifica-se de acordo com sua hist?ria pessoal, suas inten??es e sua maior ou menor aquisi??o de conhecimentos.
2-Variedades geogr?ficas ou diat?picas
S?o as variantes de uma mesma l?ngua que identificam o falante com sua origem tradicional. Podemos distinguir entre elas dialetos variantes da l?ngua comum utilizados num espa?o geogr?fico delimitado. O dialeto ? o resultado da transforma??o regional de uma l?ngua nacional (o idioma).
MOTIVANDO OS ALUNOS
Professor/a prepare uma Caixa Surpresa.
1? momento: pegue uma caixa de papel?o, destas que s?o descartadas em supermercados, encape com papel de presente e coloque dentro dela alguns gibis; novos ou usados.
2? momento: leve para a sala e crie um suspense: ser? o que tem dentro desta caixa? Espere que falem e diga que esta ? uma caixa m?gica, que tem algo muito interessante...
Depois de explorar a caixa, organize os/as alunos/as na rodinha, abra e apresente qual ? a surpresa. Aproveite este momento para sondar quais s?o os conhecimentos pr?vios que os/as alunos/as t?m sobre a linguagem de quadrinhos. Inicie perguntando-lhes quais gibis eles/as conhecem e como os personagens se comunicam nos gibis.
Explore com seus/suas alunos/as as tirinhas do Chico Bento. Distribua as tirinhas reproduzidas ou copie em um arquivo; CD ou pen drive, para isso acesse o s?tio http://www.turmadamonica.com.br . Elas possibilitam uma an?lise do dialeto utilizado pelo personagem em contraposi??o com a linguagem formal.
Professor/a aproveite as tirinhas e discuta com seus/suas alunos/as o conte?do de cada uma. A primeira tem uma mensagem importante. Questione-os/as sobre o motivo que levou o Chico Bento a plantar aquela ?rvore. Chame a aten??o deles/as para o tipo de linguagem que os personagens utilizam.
- Este tipo de linguagem ? utilizada na cidade?
- Ser? que todas as pessoas que moram em fazendas, na zona rural falam assim?
- N?s utilizamos esta linguagem para escrevermos uma carta?
Professor/a outra possibilidade ? aproveitar este quadrinho e trabalhar uma produ??o de texto a partir dele. Ap?s discutir com os alunos/as sobre a quest?o ambiental; a import?ncia das ?rvores para nosso meio ambiente. Solicite que elaborem an?ncios conscientizando as pessoas a n?o cortarem as ?rvores, assim voc? estar? trabalhando n?o apenas a linguagem dos quadrinhos como tamb?m o conte?do de ci?ncias, a educa??o ambiental.
Organize uma exposi??o destes trabalhos, d? visibilidade a eles, socialize os resultados.
Outra sugest?o de quadrinho que voc? poder? trabalhar:
Professor/a chame a aten??o dos/as alunos/as para a forma dos bal?es quando o Chico Bento est? falando.
- Por que os bal?es est?o ondulados?
- O que isto significa?
TRABALHANDO EM GRUPO
Professor/a organize seus/suas alunos/as em grupos, mas lembre-se! Para isso ? importante ter crit?rios, n?o os/as deixe se agruparem aleatoriamente, pois este ? um importante momento de trocas. Procure colocar nos grupos alunos/as de diferentes n?veis de desenvolvimento na leitura e escrita, assim um/a poder? auxiliar o/a outro/a.
1? - Fa?a grupos com 4 ou 5 alunos. Distribua gibis novos ou usados para eles/as e solicite que escolham uma hist?ria para ler.
2? - Depois de ler, cada um vai contar para o/a colega a hist?ria que leu. Aquele/a que tiver dificuldade poder? contar com a ajuda dos/as colegas/as.
3? - Solicite que descubram e recortem nos gibis os diferentes recursos que s?o utilizados nas hist?rias em quadrinhos: bal?es que indicam: grito, medo, sussurros (falando baixo), barulhos etc.
Foto 1 Foto 2
Foto 1 e 2 ? Alunos/as em grupo trabalhando com gibis. Escola de Educa??o B?sica ? ESEBA-UFU. Sala de 3? ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
Fonte: Arquivo da autora.
4? - Distribua papel, tesoura e cola e pe?a que cada grupo monte um cartaz com os tipos de recursos que encontraram: bal?es, barulhos, sussurros, gritos etc. Oriente-os/as como dever?o fazer o cartaz. Apresente um modelo de cabe?alho na lousa:
TITULO: PESQUISANDO A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS.
GRUPO: (nomes dos/as alunos/as que pesquisaram)
TURMA:
PROFESSOR/A:
5? - Cada grupo escolhe um/a relator/a que ir? a frente da sala apresentar e explicar o que encontraram. Estes cartazes ser?o expostos em um mural.
2? aula ? Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
Professor/a retome o painel que os/as alunos/as fizeram na aula anterior e explore as descobertas que eles/as fizeram.
Organize-os/as novamente em grupos, se quiser este trabalho tamb?m poder? ser feito individualmente, por?m o trabalho em grupo, apesar de ser mais trabalhoso, devido a organiza??o das carteiras, possibilita mais trocas e desenvolve algumas habilidades sociais que s?o muito importantes, tais como: respeito ao outro, solidariedade, coopera??o etc.
PRODUZINDO UMA HIST?RIA
Professor/a:
- Motive os/as alunos/as dizendo que agora ele/as ser?o os/as autores/as. Para isso, distribua gibis usados e pe?a que observem alguns personagens e imaginem uma hist?ria para eles. Os/as alunos/as poder?o recortar dos gibis estes personagens ou at? mesmo desenhar.
- Distribua: gibis usados, folhas de papel em branco, cola e tesoura.
- A hist?ria dever? ter um t?tulo, ter in?cio, meio e fim.
- Depois que terminarem, poder?o ir ? frente da sala de aula para mostrar e contar sua hist?ria.
- Fa?a uma exposi??o das produ??es dos/as alunos/as no varal da sala.
Os/as alunos/as podem pesquisar mais sobre hist?rias em quadrinhos no s?tio http://divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.txt.html
No s?tio http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/21/display/0,5912,-21-98-861-,00.html voc? vai conhecer mais sobre as diferen?as dialetais.
Professor/a, a avalia??o ? uma importante etapa do trabalho. Exercite com seus/suas alunos/as a auto-avalia??o, ou seja, eles/as ir?o avaliar a sua pr?pria participa??o, envolvimento e aprendizagem com as atividades realizadas em grupos.
Veja uma sugest?o de ficha:
FICHA DE AUTO-AVALIA??O
Opine sobre sua participa??o no grupo e sua aprendizagem.
Nome da atividade que fizemos em grupo:_______________________________________
Como foi minha forma de participa??o? Consegui ajudar meu grupo atendendo as solicita??es e tamb?m dando contribui??es? ____________________________________
_________________________________________________________________________
Respeitei meus colegas de grupo?_____________________________________________
O que eu aprendi com esta atividade? _________________________________________
Professor/a registre em seu caderno de plano ou de relat?rios o que percebeu ao observar o trabalho e a participa??o de seus/suas alunos/as. Eles/as conseguiram participar de todas as etapas? A metodologia que utilizou foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades para interagir nos grupos? Utilizaram os recursos da linguagem de quadrinhos ao elaborarem suas historinhas?