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MEMORIZANDO AS RELAÇÕES: APRENDENDO COM OS ANIMAIS

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre o estudo das relações entre os animais.

Duração das atividades

01H/A

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relações entre os seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Instruções:
I.Montagem das cartas:


1.As cartas deverão ser xerocadas e entregues a cada aluno.
2. O aluno deverá ilustrar as cartas.
3. Em seguida, deverão ser coladas em folha de papel cartão e plastificadas (caso haja possibilidade).
2.Uma vez plastificadas serão recortadas e constituirão um baralho.
Obs: O professor de Ciências pode trabalhar esta montagem em parceria com o professor de Artes. Os alunos podem colorir as ilustrações e construir seu próprio baralho de forma bem criativa com a orientação dos professores.

BARALHO DAS RELAÇÕES

COMENSALISMO rêmora e o tubarão um obtém vantagem mas o outro não se prejudica.
COLÔNIA coral união física dos seres para o bem estar do grupo.
SOCIEDADE formigas os seres vivem juntos para a sobrevivência do grupo.
MUTUALISMO pássaro e o cavalo os dois seres se beneficiam.
COMPETIÇÃO leões os seres disputam alimento, território, luz.
PARASITISMO carrapato e o cachorro um ser obtém vantagem e o outro se prejudica.

Jogo: (um baralho para cada 2 jogadores)
1. As cartas são dispostas sobre a mesa com as ilustrações e enunciados voltados para mesa.
2. Cada aluno, na sua vez, tem direito a levantar três cartas e mostrá-las ao seu colega.
3. Caso as cartas não possam ser agrupadas porque as informações não se vinculam estão serão colocadas no mesmo lugar de origem e na mesma posição (com as ilustrações e enunciados voltados para a mesa).
4. Se as cartas formam trio, este trio é retirado da mesa e fica com o aluno que o formou. É necessário que este trio seja conferido pelo colega, ou seja,  é necessário verificar se as cartas se ligam umas as outras.
5. O jogo acaba quando todos os trios foram formados. Vence o jogo, quem ao final, conseguir formar o maior número de trios.

Avaliação

O professor distribui uma folha em branco e solicita aos alunos se identificarem.
O professor seleciona 1 relação que ocorre entre os animais e solicita aos alunos que em uma folha, registrem o maior número de informações possíveis para aquela relação.

Uma vez finalizada a atividade, o professor recolhe as folhas e as distribui aleatoriamente aos alunos.
O aluno que fará a correção também se identifica na folha.

Depois ela é entregue ao aluno que respondeu para verificação de seus acertos e erros. O aluno que escrever  o maior número de informações será conhecido pelos demais. O professor poderá avaliar somativamente ou não esta atividade.