Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalho com consciência sonora de rimas através da música

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patrícia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.

Duração das atividades

2 horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que reconheçam as letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro você pode cantar ou mostrar para elas a música, sugestão “O sono dos bichos” do Hélio Marinho no CD Musistoriando: Professor (a) cante com seus alunos, talvez até fora da sala de aula, repetindo até que eles aprendam a música. Você pode dramatizá-la junto com as crianças através dos elementos básicos da música ( ficar de pé, fingir que dorme sentado, girar todo o corpo, etc.).
Depois apresente para as crianças a versão escrita da música

MÚSICA: O SONO DOS BICHOS
COMPOSITOR: HÉLIO MARINHO


TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!

CAVALO DORME EM PÉ.
LEÃO DORME DEITADO.
O GALO É QUE É...
DORME EMPOLEIRADO.
EMPOLEIRADO. ( X 2)

TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!

BURRO DORME EM PÉ.
LOBO DORME DEITADO.
MORCEGO É QUE É...
DORME PENDURADO...
PENDURADO. ( 2 X)

TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!

ZEBRA DORME EM PÉ.
ONÇA DORME DEITADA.
A COBRA É QUE É...
DORME TODA ENROLADA...
TODA ENROLADA. ( X 2)

TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
HOMEM É QUE É...
DORME ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...

Junto com as crianças, analise no quadro a primeira parte da música ( estrofe), cante com eles devagar, mostre como a terminação de DEITADO e SENTADO são parecidas
na escrita e no som da música, repetindo com as crianças esta parte da canção.
Faça o mesmo com a segunda parte, ou segunda estrofe. Mas desta vez instigue as crianças a observarem o final das palavras e tentarem mesmo que sem conseguir ler ainda as palavras, no segundo pedaço, observar as terminações e colorir da mesma cor o final das palavras que possui o mesmo som.
Sucessivamente, faça como os demais parágrafos o mesmo exercício, sempre repetindo os trechos da canção com as crianças e ajudando-as a refletir sobre as terminações e rimas.
Agora, peça às crianças que completem a atividade abaixo, mesmo que elas copiem da letra original da música, mas ajude-as a refletir sobre os pedaços que compõe as palavras, a correspondência sonora e as semelhanças na escrita.

LEMBRE-SE DA MÚSICA “O SONO DOS BICHOS” E COMPLETE A LETRA DA MÚSICA ABAIXO:


TEM BICHO QUE DORME EM _______.

TEM ____________ QUE DORME DEITADO.

TEM BICHO QUE ______________ ATÉ...

___________ ATÉ...

SENTADO!

CAVALO DORME EM ______.

LEÃO DORME __________________.

O GALO É QUE É...

DORME __________________.


BURRO DORME EM ________.

LOBO DORME ________________.

MORCEGO É QUE É...

DORME ________________________...

Recursos Complementares

Cópias da letra da  música e das atividades para as crianças.

Avaliação

Observar como as crianças processam a idéia de rimas, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música e as reflexões coletivas que elas fazem diante das situações problemas propostas pela atividade.