Portal do Professor

Início do Conteúdo

Leitura de legendas em reportagens.

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patrícia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a leitura de textos jornalísticos interpretando legendas; ampliar a habilidade de leitura e interpretação de textos.

Duração das atividades

2 horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que as crianças:
• Já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• utilizem a escrita alfabética;
• tenham a habilidade de ler, mas que aprimorem a fluência na leitura de textos;

Estratégias e recursos da aula

Esta atividade aparentemente tem um objetivo de ajudar as crianças

a ler o texto com uma organização diferenciada, interpretar informações e legendas além de ampliar a fluência na leitura.
Para isto sugiro uma reportagem simples, que possua legendas simples. Neste caso professor, você pode organizar a sala como julgar conveniente, em duplas ou pequenos grupos e trabalhar a leitura do texto. Fonte : Revista Mundo Estranho, ano 08 nº02 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.

Peça a toda a turma para fazer a leitura do texto silenciosamente, você pode observar neste momento, cada criança, pedindo a ela que faça a leitura em voz alta para você. Observe e avalie a fluência da leitura de cada criança.
Depois com toda a turma discuta diferentes estratégias de leitura e interpretações das legendas. Por exemplo, peça que todos observem somente o nome das presas, representado pelo símbolo da caveira.
Discuta todos os aspectos do texto e organize uma leitura coletiva em voz alta.
Para finalizar você pode oralmente, solicitar a interpretação das informações desta reportagem.

Boa aula!

Recursos Complementares

Reprodução da reportagem para cada criança.

Avaliação

Professor(a), nesta atividade você pode avaliar a fluência da leitura e interpretações do texto individualmente e coletivamente o respeito aos colegas e organização para realizar uma atividade de leitura e interpretação.