Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os Malabares dos Len?os e das Bolas

Autor e Co-autor(es)

T?lio Campos imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer pr?ticas do malabares utilizando len?os e bolas. Aprender por meio das atividades circenses novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega. Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando ? lan?amentos, giros, recep??o, coordena??o de bra?os e deslocamentos para frente, para tr?s, para o lado ? e interagindo com os colegas. Deslocar-se no espa?o, coordenando diferentes movimentos, percebendo a rela??o tempo/espa?o, equilibrando os objetos.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos ? Total: 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pega len?os
Recursos:
Tr?s len?os por aluno (15x15) ? pode ser utilizado o tecido tipo TNT ou mesmo saco pl?stico. Caixa de giz
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Descri??o: A aula dever? ser realizada em um local onde n?o haja muito vento. Em um primeiro momento, pe?a para que cada aluno(a) pegue um de seus len?os e explore todas as formas de jog?-lo e recepcion?-lo novamente: jogando por tr?s das costas, por baixo das pernas e dos bra?os, girando em torno do seu pr?prio eixo, soprando o len?o e tentando mant?-lo no ar, lan?ar o len?o e bater o maior n?mero de palmas poss?veis, antes de recepcion?-lo; lan?ar o len?o, bater uma palma, bater palma debaixo de uma perna e recepcion?-lo novamente, entre outras possibilidades. Em seguida, diga para que comecem a lan?ar 2 len?os e depois acrescente o terceiro, nunca deixando-os cair.
Em um segundo momento, pe?a para que os alunos formem duplas onde cada membro dever? ter seus len?os identificados. A identifica??o pode ser feita com caneta, colocando um n?mero ou nome. Cada dupla dever?, tamb?m, fazer um c?rculo de aproximadamente 2m de raio (pe?a para o aluno mais alto da dupla abrir ao m?ximo as pernas e fazer a marca??o do raio e posteriormente o c?rculo), local onde ficar?o durante a brincadeira. Na atividade, cada jogador dever? lan?ar, todos ao mesmo tempo, um de seus len?os para o alto e o colega que est? dentro do circulo ter? de pegar o len?o do outro colega. Cada aluno(a) poder? escolher a forma como ir? jogar o seu len?o. Em seguida, eles podem aumentar o n?mero de len?os na brincadeira. O desafio ? n?o deixar o(s) len?o(s) ca?rem no ch?o.

Atividade 2: Construindo bolas de malabares
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tesouras; Bal?es coloridos (3 para cada aluno); saco pl?stico pequeno; pacotes de pain?o ou alpiste (1 para cada 3 alunos).
Descri??o: Pegue os materiais e distribua para cada aluno(o) da seguinte forma: 3 bal?es, 3 sacos pl?sticos. Coloque o pain?o em um vasilhame para que os alunos possam realizar a confec??o das bolinhas no momento das instru??es:

? Pegue os bal?es. Pe?a aos alunos para cortar o in?cio da parte mais estreita do bal?o (parte que se afunila);
? Coloque o pain?o dentro do saco pl?stico, uma quantidade que forme uma bola do tamanho das bolas de t?nis, e d? o n? cego;
? Por fim, pegue os bal?es cortados para revestir as bolas.

Obs: ? interessante que cada aluno tenha 3 bal?es de cores diferentes para facilitar a visualiza??o e pr?tica.

Atividade 3: Explorando os movimentos com as bolinhas.
Dura??o: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bolinhas confeccionadas
Descri??o: Em um espa?o aberto, quadra, pe?a aos alunos para formarem pequenos grupos e explorarem as bolinhas realizando lan?amentos (altos, m?dios, baixos), recep??es (bra?os, pernas, nuca) e giros em torno do pr?prio eixo.

Atividade 4: Bola Mestra
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bolinhas confeccionadas
Descri??o: Nesta atividade, cada grupo da atividade anterior far? uma roda, todos de frente um para o outro. Um dos alunos de cada grupos ir? para o centro da roda com duas bolinhas. Ele joga a bolinha para o alto e diz o nome de um colega (jogador 1), a segunda bola dever? ir para o mesmo colega, sem a necessidade de repetir seu nome. Ap?s recepcionar a primeira bola e antes de receber e lan?ar a segunda, o aluno (jogador 1) diz o nome de outro colega (jogador 2) que ter? que receber a primeira bola, jog?-la para o alto, dizer o nome do outro colega (jogador 3) e lan?ar a segunda bolinha para o alto e assim sucessivamente. O des afio ? n?o deixar as bolinhas ca?rem no ch?o.
Possibilidades de amplia??o: aumentar o n?mero de bolinhas durante o jogo; n?o permitir que o jogador fique com duas bolinhas na m?o.

V?deos de malabares para auxiliar o professor(a):

http://www.youtube.com/watch?v=FE1s1L0fjes&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=OUlP9MySqvk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hwxblu5VM2w&feature=related

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, fa?a as seguintes indaga??es: Os(As) alunos(as) est?o envolvidos com o tema? Como manuseiam os objetos (len?os e bolinhas)? Como se envolvem na confec??o das bolinhas? Como est? a organiza??o dos grupos? Est?o interessados, fazendo perguntas e colocando quest?es, sugerindo outras formas de realizar as atividades? De que forma criam novas formas de jogar? Sugerem novos movimentos? J? vivenciaram as atividades em outros momentos (tempos/espa?os ? escolar/n?o escolar)? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras? Exploraram os espa?os e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizar? uma roda com os(as) alunos(as) e poder? discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que acharam das atividades propostas? O que foi f?cil e/ou dif?cil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Pe?a sugest?es para a aula posterior.