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M?sica ? Cantando e dan?ando a ciranda ? aula 1

Autor e Co-autor(es)

Luciano Cintra Silveira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

D?bora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Apreciar e dan?ar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Dimens?es hist?rico-sociais e culturais da dan?a e seus aspectos est?ticos
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar a m?sica proposta;

Familiarizar-se com o modo menor;

Vivenciar a pulsa??o atrav?s do canto, percuss?o corporal e dan?a;

Internalizar o ritmo caracter?stico do bumbo na ciranda.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O h?bito do canto coletivo nas aulas de m?sica;

Associa??o do est?mulo sonoro ao movimento corporal.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta cole??o de aulas ? destinada ao 1? ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida a outras s?ries do Ensino Fundamental Inicial, respeitando as especificidades de cada faixa et?ria. O objetivo final ? a realiza??o de uma grande roda de ciranda que poder? fazer parte de alguma apresenta??o para a comunidade escolar. Ao longo das aulas, tr?s cirandas ser?o apresentadas aos alunos para, posteriormente, fazerem parte de um ?potpourri?, ou seja, uma jun??o das tr?s m?sicas, servindo ? dan?a realizada.

Sugerimos as seguintes m?sicas, que ser?o trabalhadas ao longo das aulas:

1)    ?Frevo e Ciranda? (Capiba);

2)    ?Casa de Farinha? (autor desconhecido);

3)    ?Mam?e Oxum? (autor desconhecido).

Outras cirandas em modo menor podem ser trabalhadas, ficando a seu crit?rio a escolha das m?sicas.

 

Atividade 1

Apresenta??o ? m?sica ?Frevo e Ciranda?. Cante uma vez a m?sica e pe?a para que os alunos apenas ou?am. De prefer?ncia, utilize um instrumento harm?nico (teclado, viol?o ou acordeon) para o acompanhamento. Sugerimos a execu??o nas tonalidades F? Menor ou Sol Menor, mais adequadas ? extens?o vocal infantil.

?Frevo e Ciranda?

(Capiba)

Eu fui ? praia do Janga

Pra ver a ciranda

E o seu cirandar, ciranda!

 

O mar estava t?o belo

E um peixe amarelo

Eu vi navegar, navegar!

 

N?o era peixe, n?o era

Era Iemanj?, rainha!

Dan?ando a ciranda, ciranda

No meio do mar, ciranda!

 

N?o era peixe, n?o era

Era Iemanj?, rainha!

Dan?ando a ciranda, ciranda

No meio do mar!

 

Dica

Varie a cada repeti??o da m?sica para que o processo de memoriza??o fique mais agrad?vel. Seguem abaixo algumas sugest?es para este momento:

1)    Divida a turma em dois grupos. Um ficar? respons?vel por cantar a parte A da m?sica (duas primeiras estrofes) e o outro cantar? a parte B. Fa?a a troca posteriormente.

2)    Fa?a varia??es de andamento a cada repeti??o e depois pergunte aos alunos as diferen?as entre as execu??es. Como desafio, varie o andamento dentro de uma mesma execu??o (parte A r?pida e parte B lenta, e vice-versa), e pergunte aos alunos o que aconteceu com a m?sica. 

3)    Proponha alguns acompanhamentos de palmas que ser?o utilizados a cada repeti??o ? um marcando a pulsa??o, outro marcando o ritmo da melodia (as palmas s?o batidas com as s?labas) e outro apenas marcando o tempo forte do compasso, no caso o primeiro (lembrando que a ciranda ? tocada em compasso quatern?rio).

4)    Fa?a combina??es entre os acompanhamentos ? divida a turma em dois grupos e, enquanto um marca a pulsa??o com palmas agudas (m?os bastante esticadas, com os dedos bem abertos, lembrando o formato de uma estrela ), o outro marca o apoio (tempo forte ? 1? tempo) do compasso com palmas graves (m?os em forma de concha). Para que o grupo respons?vel pela pulsa??o n?o se perca, utilize a met?fora do ?reloginho? e explique a eles que suas palmas n?o p?ram como um rel?gio.

Para conhecer a melodia e a letra da m?sica, sugerimos os links abaixos. Vale lembrar que, nesse caso, a m?sica est? sendo executada como frevo.

http://www.youtube.com/watch?v=OBQJBTPrmr0

http://www.frevo.pe.gov.br/capiba_frevociranda.html

Observa??o:

1)    A harmoniza??o da m?sica ? bem simples e varia entre os I e IV graus menores e a dominante (V), al?m da dominante do quarto grau, quando da repeti??o do B (acorde de prepara??o). No caso da tonalidade escolhida ser F? Menor, os acordes s?o: Fm (primeiro grau), Bbm (quarto grau), F7 (dominante do quarto) e C7 (dominante do primeiro). Em Sol Menor, temos: Gm, Cm, G7 e D7.

2)    Sugerimos tamb?m, como instrumento de acompanhamento, o pandeiro, o qual substituiria o tarol, um dos instrumentos t?picos da ciranda. Para aprender a ?levada? (ritmo caracter?stico) do instrumento, veja:

http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related 

(ritmo da ciranda no pandeiro ? simplificado e completo).

 

Atividade 2

Nesse momento, pe?a aos alunos que levantem e se espalhem pela sala (para esta atividade, um espa?o f?sico amplo se faz necess?rio). Ao som do bumbo (surdo, atabaque ou qualquer instrumento de percuss?o grave), eles dan?ar?o livremente pelo espa?o e cantar?o a m?sica. Voc? dever? fazer a ?levada? do bumbo da ciranda e pedir a eles que, ao som da batida forte (primeiro tempo), eles fa?am sons corporais diferentes, de forma livre.

Posteriormente, comece a sugerir sons a todo o grupo, que continuar? cantando e dan?ando ao som do bumbo. Em um terceiro momento, divida a turma em dois grupos e, novamente, sugira os sons corporais (por exemplo, as meninas batem palmas agudas e os meninos batem no peito). Como sugest?o final, pe?a que todos batam um dos p?s no tempo forte (pequena introdu??o ? dan?a da ciranda), enquanto cantam e dan?am pela sala. 

Observa??o:

Em um compasso quatern?rio, o bumbo marca os quatro tempos, sendo que no primeiro tempo o som deve ser ?solto? (a baqueta bate na pele do instrumento e solta) gerando um som com mais eco, e nos tempos 2, 3 e 4, o som deve ser ?preso? (a baqueta bate na pele do instrumento e deve ficar presa) gerando um som mais ?abafado?.

 

Recursos da aula

Como recursos materiais, sugerimos a utiliza??o de um instrumento harm?nico (teclado, viol?o ou acordeon) e de percuss?o (que se assemelhe ao bumbo) para a marca??o dos tempos da ciranda.

 

 

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula, o(a) professor(a) dever? observar se os alunos conseguem cantar a m?sica proposta, bem como associar movimentos e sons corporais ao est?mulo sonoro do bumbo.