Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha bandeira ecológica

Autor e Co-autor(es)

Amélia Pereira Batista Porto imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

.A refletir sobre o modo como as pessoas se relacionam com o ambiente;
.A necessidade de agir de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e qualidade de vida;
.Que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global.

Duração das atividades

2h/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter idéia do que seja ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Vários momentos, da prática pedagógica em sala de aula, vêm sendo destinados às atividades relativas a atitudes que contribuam para a melhoria do ambiente. As atividades propostas, na maioria das vezes, envolvem a valorização de atitudes individuais do aluno atribuindo a ele a responsabilidade de preservar o planeta e promover um desenvolvimento sustentável.

Os PCNs propõem a discussão dos assuntos relativos ao meio ambiente como tema transversal, por seu caráter interdisciplinar, e lista como capacidades que devem ser adquiridas pelos alunos:

 Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;

 Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;

 Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

 Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

 Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global;

 Conhecer e compreender, de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;

 Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa/ efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;

 Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

Temos questionado sobre a necessidade de rever nossa maneira de nos relacionarmos com o ambiente, reduzindo o consumo de água, evitando o efeito estufa, buscando novas fontes de energia e impedindo a extinção de espécies da fauna e da flora. Para isso, percebemos que a educação ambiental deve constituir-se em um processo contínuo de responsabilidade de todos.

Esta aula será desenvolvida a partir de uma dinâmica que envolve observação das atitudes dos alunos e de outras pessoas em relação ao ambiente, com a confecção de uma bandeira ecológica e produção de mural. Esperamos que essa aula contribua para a formação ambiental de nossas crianças oportunizando-as a refletir sobre a maneira como ela e outras pessoas percebem o ambiente.

1. Organização da atividade
Discuta com os alunos as idéias que eles têm sobre ambiente. Os alunos podem no primeiro momento da atividade ficar assentados nas próprias carteiras. Para desenvolver a aula você precisa de cópias do desenho de uma bandeira, como a ilustrada a seguir, para cada aluno; lápis e material para colorir.

Imagem retirada de: Hora de Contruir. Geografia de Minas Gerais. Fapi, 2010.

Se achar mais adequado, ensine aos alunos como desenhar a bandeira. Você pode oferecer papéis diferentes para que o aluno escolha aquele que desejar para realizar a atividade: folhas de papel ofício, cartolinas, papel Kraft, ou outros de cores e tamanhos diferentes.

2. Levantamento do conhecimento prévio

Verifique as idéias que os alunos têm sobre ambiente e natureza, como são os lugares que frequentam (escola, casa, a rua onde mora, entre outros); como se relacionam com o ambiente, o que existe em um ambiente modificado pelo ser humano que faz parte da natureza.

3. Realizando a atividade

Distribua uma cópia da bandeira para cada aluno(a) ou peça-lhes que desenhem uma bandeira conforme modelo sugerido. Diga-lhes q ue cada um vai fazer sua própria bandeira. Escreva as perguntas a seguir em cartolina ou na lousa . Peça aos alunos que respondam cada pergunta num dos espaços destacados na bandeira, por meio de desenhos, palavras, frases ou símbolos.

1. O que você menos gosta em um ambiente?
2. O que você mais valoriza em um ambiente?
3. Escreva três aspectos que você acha que precisa melhorar na sua relação com o ambiente.
4. Que atitude você tomou em relação ao ambiente que considera de valor?
5. O que é preciso melhorar na sua relação com o ambiente?
6. Que conselho você daria as pessoas em relação ao ambiente?

A seguir, proponha aos alunos que compartilhem com os colegas suas idéias, apresentando a bandeira confeccionada.

4. Discussão e registro das idéias da turma

1. Como você se sentiu ao falar sobre suas ideias e relação com o ambiente?
2. Você tem se preocupado com a preservação do ambiente? Por quê?
3. Você já havia pensado sobre essas questões? Você acha que o ser humano precisa preocupar-se com os problemas ambientais?

4. O que pode ser feito para melhorar a relação homem X natureza?

Imagem retirada de: Hora de Contruir. Geografia de Minas Gerais. Fapi, 2010.

Professor, você pode variar a dinâmica propondo aos alunos que desenhem uma bandeira pessoal, mundial, para a escola, para a família, dentre outras. Formule as perguntas pertinentes a cada assunto e os itens a serem discutidos.

Expor as bandeiras em um mural, num lugar que possam ser apreciadas por outros membros da comunidade escolar.

Avaliação

Ao avaliar os alunos em uma perspectiva formativa deve-se estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais. Nesta aula destacam-se os conteúdos atitudinais.

Deve-se estimular a reflexão e valorizar atitudes positivas em relação ao ambiente, enquanto os alunos desenham, emitem opiniões, registram o que observaram dentre outros.
Como atividade específica de avaliação peça aos alunos que escrevam ou façam um desenho de atitudes em relação ao ambiente que consideram de valor.