Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Aula 1
Atividade
O tema a ser abordado nessa aula trata-se das ora??es subordinadas adverbiais.
Esse tipo de ora??o representa um importante instrumento para a interpreta??o e constru??o de textos, principalmente, narrativos e dissertativos. O emprego adequado das diversas circunst?ncias expressas por esse tipo de ora??o permite o desenvolvimento coerente de sequ?ncia de fatos, em g?neros narrativos ? principalmente em rela??o ?s indica??es de tempo e de causa e consequ?ncia - e de procedimentos argumentativos.
O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para, em dupla, pesquisarem sobre as ora??es subordinadas adverbiais.
Importante: Professor, acreditamos que a classifica??o das ora??es de acordo com as circunst?ncias que exprimem, n?o deve ser enfocada fora de um contexto, ou seja, o estudo das ora??es subordinadas adverbiais, assim como qualquer item da gram?tica, deve se dar a partir dos g?neros discursivos.
Informa??es dispon?veis no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_subordinada
Aula 2
Atividade 1
O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica /sala de v?deo para assistir ao v?deo de Daniela Mercury, cantando a m?sica ?? primeira vista?.
V?deo dispon?vel no site:
http://www.youtube.com/watch?v=iJFxNlE5fAU
Atividade 2
O professor dever? reproduzir uma c?pia da m?sica para os alunos e propor a eles que resolvam as quest?es apresentadas na sequ?ncia.
Texto:
? Primeira Vista
Daniela Mercury
Composi??o: Chico C?sar
Dispon?vel no site:
http://lyricskeeper.com.br/pics/D/a/n/Daniela-Mercury-4-big.jpg
Quando n?o tinha nada eu quis
Quando tudo era aus?ncia esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei
Quando chegou carta abri
Quando ouvi Prince dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei
Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi voc?, me apaixonei
Quando n?o tinha nada eu quis
Quando tudo era aus?ncia esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei
Quando chegou carta abri
Quando ouvi Salif Keita dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei
Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi voc?, me apaixonei
Letra dispon?vel no site
http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25770/
Quest?es sobre o texto:
1.Todos os versos da can??o constituem per?odos que t?m a mesma constru??o sint?tica.
a. Identifique essa constru??o.
b. Qual o valor sem?ntico da conjun??o que introduz a ora??o subordinada?
2. Como ficariam os versos da primeira estrofe da can?a?, se as ora??es subordinadas adverbiais fossem transformadas em condicionais?
3. a.Transcreva a segunda estrofe da can??o, substituindo a conjun??o quando pela conjun??o porque.
b. Qual a rela??o de sentido e stabe lecida entre as duas ora??es por meio da conjun??o porque?
4. Crie mais uma estrofe para a can??o, mantendo a mesma constru??o sint?tica: versos iniciados por uma ora??o subordinada adverbial seguida de ora??o principal.
Aula 3
Atividade
O professor dever? propor aos alunos que leiam o texto "Hierarquia" de Mill?r Fernandes e respondam, em dupla, ?s quest?es apresentadas na sequ?ncia.
Texto:
Hierarquia
Mill?r Fernandes
Dispon?vel no site:
http://3.bp.blogspot.com/_G76NFNcUugU/SFPAP676XiI/AAAAAAAAGFQ/7moz7MFFmxg/s400/8574881007.jpg
Diz que um le?o enorme ia andando chateado, n?o muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas (1). Eis que, subitamente, o le?o defronta com um pequeno rato, o ratinho mais menor que ele j? tinha visto. Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato for?ava inutilmente para fugir, o le?o gritava:
- ?Miser?vel criatura, est?pida, ?nfima, vil, torpe: n?o conhe?o na cria??o nada mais insignificante e nojento. Vou te deixar com vida apenas para que voc? possa sofrer toda a humilha??o do que lhe disse, voc?, desgra?ado, inferior, mesquinho, rato!?. E soltou-o.
O rato correu mais que p?de, mas, quando j? estava a salvo, gritou pro le?o:
- ?Ser? que V.Excel?ncia poderia escrever isso pra mim? Vou me encontrar com uma lesma que eu conhe?o e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!? (2).
Moral: Afinal, ningu?m ? t?o inferior assim.
Submoral: Nem t?o superior, por falar nisso.
(1) Express?o que se usa para exprimir muitas e mais.
(2) Na grande hora psicanal?tica, que soa para todos n?s, a precis?o de linguagem ? fundamental.
Dispon?vel no site:
http://luizeugeniovieira.blogspot.com/2009/04/hierarquia-fabula-do-genial-millor.html
Quest?es sobre o texto:
1. Observe o primeiro per?odo do texto:
?Diz que um le?o enorme ia andando chateado, n?o muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas?.
Esse per?odo estrutura-se numa rela??o de coes?o, por meio do emprego de uma ora??o subordinada adverbial. Essa ora??o denota valor sem?ntico de:
a. causa
b. conseq??ncia
c. condi??o
2. Na ora??o ?... enquanto o rato for?ava inutilmente para fugir...? a conjun??o em destaque denota:
a. causa b. proporcionalidade c. tempo d. condi??o
3. No trecho: ?Vou te deixar com vida apenas para que voc? possa sofrer toda a humilha??o..?
A conjun??o em destaque, mantendo o mesmo sentido, pode ser substitu?da por:
a. ainda que b. a fim de que c. porque
4. Observe:
?O rato correu mais que p?de, mas, quando j? estava a salvo, gritou pro le?o...?
Reestruturando a ora??o em destaque, sem altera??o de sentido, obt?m-se:
a. ... assim que se viu a salvo, gritou pro le?o...
b. ... < strong>como j? estava a salvo, gritou pro le?o...
c. ... porque j? estava a salvo, gritou pro le?o...
4. A f?bula ?Hierarquia? de Mill?r Fernandes ? uma narrativa. ? poss?vel relacionar o emprego das ora??es subordinadas adverbiais com esse g?nero textual? Explique.
5. Voc? concorda com a moral e a submoral do texto? Comente.
Aula 4
Atividade
Produ??o de texto
O professor dever? apresentar aos alunos a seguinte proposta de produ??o de texto:
Produza um texto, em forma de poema, usando a mesma estrat?gia de constru??o sint?tica usada na can??o de Daniela Mercury.
Voc? pode empregar ora??es subordinadas adverbiais temporais, causais ou condicionais.
Exemplo:
Quando senti saudade, chorei...
Como /porque senti saudade chorei...
Se eu sentisse saudade, choraria....
Depois de pronto, leia o seu texto, com bastante express?o para os colegas e o professor.
A avalia??o dar-se-? em todos os momentos em que os alunos estiverem participando da realiza??o das diferentes atividades escritas. Em rela??o ? produ??o de texto, os alunos ser?o avaliados, considerando o atendimento ? proposta, especificamente no que diz respeito ao emprego das ora??es subordinadas adverbiais e ?s especificidades das condi??es de produ??o.