BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Explorar o significado de algumas palavras da letra do hino nacional.
Explorar alguns aspectos do sentido da letra do hino.
Explorar os contextos sociais nos quais o hino ? utilizado.
Cantar o hino.
Explora??o de significados de palavras; saber a ordem alfab?tica.
Habilidade com o uso do dicion?rio.
Recursos da aula:?udio do Hino Nacional ( Dom?nio P?blico)
Som ou computador
Folha com a letra do hino nacional.
Dicion?rios.
Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro
Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Voc?s conhecem o hino nacional? Voc?s sabem cantar o hino nacional? Voc?s entendem o hino? Em quais situa??es ? tocado o hino? Pe?a aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre a origem do hino para pr?xima aula.
Informa??o retirada do site: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm
Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho pr?prio ou acesse o link com o ?udio do Hino Nacional.
Distribua a letra do Hino Nacional para os alunos e toque novamente o hino, para que eles acompanhem a letra. (veja modelo abaixo)
HINO NACIONAL BRASILEIRO
I PARTE
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PL?CIDAS
DE UM POVO HER?ICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS F?LGIDOS,
BRILHOU NO C?U DA P?TRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRA?O FORTE,
EM TEU SEIO, ? LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PR?PRIA MORTE!
? P?TRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO V?VIDO
DE AMOR E DE ESPERAN?A ? TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO C?U, RISONHO E L?MPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PR?PRIA NATUREZA,
?S BELO, ?S FORTE, IMP?VIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
?S TU,BRASIL,
? P?TRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ?S M?E GENTIL,
P?TRIA AMADA,
BRASIL!
II PARTE
DEITADO ETERNAMENTE EM BER?O ESPL?NDIDO,
AO SOM DO MAR E ? LUZ DO C?U PROFUNDO,
FULGURAS, ? BRASIL, FLOR?O DA AM?RICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS T?M MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
? P?TRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA S?MBOLO
O L?BARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FL?MULA
-PAZ NO FUTURO E GL?RIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTI?A A CLAVA FORTE,
VER?S QUE UM FILHO TEU N?O FOGE ? LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PR?PRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
?S TU, BRASIL,
? P?TRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ?S M?E GENTIL,
P?TRIA AMADA,
BRASIL!
Atividade 2 ? Mural com as pesquisas sobre o hino
Professor organize a sala em c?rculo para discuss?o sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
? importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam?Por que a linguagem ? formal? Quando foi escrito o hino?
Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que fa?am a leitura das pesquisas dos colegas.
Atividade 3- Dicion?rio: Procurando o significado das palavras desconhecidas
Professor organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicion?rio explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde ?s margens D.PedroI proclamou a Independ?ncia do Brasil) e Cruzeiro (Constela??o do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:
Pe?a aos alunos que circulem as palavras que eles n?o conhecem que est?o presentes no Hino Nacional.
Professor, finalizado esta etapa v? ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Pe?a aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfab?tica, pois facilitar? o e ncontro das palavras no dicion?rio.
Agora professor, avalie com seus alunos o significado do Dicion?rio. Voc?s j? utilizaram o dicion?rio? Quando o utilizamos? Como est? organizado o dicion?rio? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicion?rio possui o significado das palavras e que est?o dispostas em ordem alfab?tica.
Entregue um dicion?rio para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicion?rio s?o chamadas de sin?nimos (de acordo com o dicion?rio Aur?lio a defini??o de sin?nimo ?: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significa??o de outra)
Atividade 4 ? Vocabul?rio
Prezado professor, registre os sin?nimos no quadro/lousa e fa?a a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os v?rios significados encontrados. Escolham o melhor sin?nimo para o contexto.
Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e import?ncia do Vocabul?rio, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
Professor v? para o quadro/lousa e monte o vocabul?rio com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreens?o dos alunos.
VOCABUL?RIO (GLOSS?RIO)
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FL?MULA: BANDEIRA
FLOR?O: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
F?LGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMP?VIDO: CORAJOSO
L?BARO: BANDEIRA
L?MPIDO: PURO, QUE N?O EST? POLU?DO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PL?CIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
V?VIDO: INTENSO
Atividade 5 ? Ilustrando o Hino Nacional
Professor, estimule a compreens?o das estrofes do hino, para isso, promova uma explora??o oral de cada trecho: Voc?s entenderam a estrofe? Ficou mais f?cil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.
Dica: Fa?a as c?pias em folha A3 e deixe um espa?o abaixo para ilustra??o.
Finalizado o trabalho, fixe as ilustra??es no mural da sala para que os alunos apreciem.
Pe?a aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.
Verificar se o grupo avan?ou com rela??o ? compreens?o da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discuss?es orais e por meio das imagens apresentadas pelos alunos.