Portal do Professor

Início do Conteúdo

Raquetadas Malucas - Badminton

Autor e Co-autor(es)

T?lio Campos imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender o jogo Badminton. Conhecer suas regras e hist?ria. Ampliar suas experi?ncias de movimentos relacionados aos jogos com raquetes. Confeccionar raquetes com materiais alternativos. Coordenar diferentes movimentos com os bra?os e com as pernas ? saques com mais for?a, menos for?a, recep??o, deslocando-se para frente, para tr?s, para o lado ? interagindo com o colega.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos ? Total: 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Badminton
Recursos: Internet
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Descri??o: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividir? a turma em pequenos grupos (m?ximo 5) e pedir? para que os mesmos pesquisem na sala de inform?tica (internet) imagens, v?deos, curiosidades e textos relacionados ao Badminton.


Refer?ncias para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=1XjQ3lk2WFs

http://www.youtube.com/watch?v=W71aeOYS9I8

http://www.badminton.org.br/

Atividade 2: Construindo a raquete e a peteca do jogo
Dura??o:
Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Cabide de Arame, Meia Fina, Bolinha de refil de desodorante, fita adesiva tipo crepe de 50mm de largura.
Obs.: Na aula anterior o(a) professor(a) pode pedir aos alunos que tragam materiais: Cabide de Arame, Meia Fina j? usada e bolinha de refil de desodorante.
Descri??o: Fa?a uma roda com os alunos e d? as instru??es para a confec??o das raquetes com os materiais: cabide de ferro e meia fina. Obs: Professor(a), pratique em casa a confec??o da raquete e da peteca para facilitar suas demonstra??es no dia da aula.

Instru??es para a constru??o da raquete:
Obs: o material do cabide ? bem male?vel o que facilitar? sua manipula??o.

? Pegue o cabide de Arame e abra-o.

? Em seguida, pegue uma das pontas e fa?a um circulo de aproximadamente 20 cm de raio. Se precisar utilize um alicate para facilitar o trabalho.

? Por ?ltimo pegue a meia fina e coloque-a no circulo, como se ele a cal?asse. Estique bem firme a meia para que quando a bola bater a mesma ganhe velocidade.

 Arquivo Pessoal

Instru??es para a constru??o da peteca:

Neste momento, pe?a aos alunos para formarem duplas. Novamente em roda, d? as instru??es para a confec??o das petecas.
? Pegue a fita crepe e a bolinha de desodorante. Pegue um peda?o de fita crepe com aproximadamente 15 cm e envolva a metade da bolinha fazendo um movimento espiral. Obs.: Pode ser feita com peda?o de jornal ou pano Tuli envolvendo a bolinha e amarrado com barbante.

Veja instru??es pelas figuras abaixo:


 Arquivo Pessoal

Raquete e Peteca:

 Arquivo Pessoal

Atividade 3: Brincando com os materiais confeccionados
Recursos: Raquetes confeccionadas e petecas.
Dura??o: Aproximadamente 20 minutos
Descri??o: Ap?s a confec??o das raquetes e petecas deixe os(as) alunos(as) experimentarem os aparelhos. Proponha atividades, tais como rebatidas, saques, jogos em duplas e/ou trios, batidas da bolinha na parede, dentre outras. Posteriormente, proponha a seguinte atividade.

Atividade 4: Brincando de Badminton
Recursos: Raquetes e petecas confeccionadas.
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Descri??o: Na quadra de volei ou em algum local onde possa ser improvisada uma rede com altura de aproximadamente 1,55m proponha o jogo do Badminton. Divida a turma em duplas ou trios e disponha as mesmas em cada lado da quadra. Para as dupl as de fora n?o ficarem esperando muito tempo, fa?a jogos com poucas pontua??es oportunizando todos jogarem. Enquanto o jogo acontece, as equipes de fora podem continuar a explorar os materiais, como na atividade anterior.

Possibilidades de Amplia??o:
Quanto ao Espa?o: A atividade pode ser proposta em qualquer espa?o. ? interessante se praticado em locais onde possa viabilizar a constru??o de redes com el?stico e fita adesiva como, por exemplo, entre pilastras.

Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores montar duplas e de m?os seguram as raquetes formando um ??nico jogador?.

Quanto ao Material: Caso tenha acesso ?s petecas e raquetes oficiais de Badminton, nada impedir? sua utiliza??o durante a aula. Professor(a), ? poss?vel fazer redes ?m?veis?, na qual em cada ponta de um el?stico ou fita h? um aluno segurando com a m?o esticada para o alto. Nesse caso, as pontua??es necessitam ser mais r?pidas para que os(as) alunos(as) revezem na rede ?m?vel?.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, fa?a as seguintes indaga??es: Os(As) alunos(as) est?o envolvidos com o tema? O que encontraram nas pesquisas realizadas na internet? O que acharam dos v?deos, imagens e textos encontrados? Como est?o envolvidos na constru??o dos materiais? Eles est?o interessados, fazendo perguntas e colocando quest?es, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estrat?gias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? J? vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espa?os e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizar? uma roda com os(as) alunos(as) e poder? discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi confeccionar a raquetes e as petecas? O que foi f?cil e/ou dif?cil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Pe?a sugest?es para a aula posterior.