Portal do Professor

Início do Conteúdo

FÁBULA: A LEBRE E A TARTARUGA

Autor e Co-autor(es)

ELAINE CRISTINE GONZAGA imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar textos.
Escrever um pequeno texto.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber utilizar da biblioteca.
Conhecimentos sobre a escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Conhecendo fábulas

Caro professor, converse com os alunos sobre fábulas: Vocês sabem o que é uma fábula? Vocês conhecem alguma fábula? As fábulas são contos que os personagens são representados por animais e mostram sempre uma lição de moral. Vocês sabem o que significa lição de moral?
Vocês sabem o que é uma fábula? Como são as histórias? Quais são os personagens?
Leve os alunos à biblioteca e peça para que eles pesquisem fábulas.
Professor, explique aos alunos que uma mesma fábula pode ser escrita por autores diferentes. Escolha uma fábula escrita pelo autor Esopo e recontada por La Fontaine, faça a leitura das fábulas e discutam a moral da história. Explique aos alunos que fábulas são textos pequenos, os personagens são animais, tem sempre uma moral da história.


Atividade 2- Criando um final para a fábula “A raposa e as uvas”


Professor faça a leitura da fábula “A raposa e as uvas”, escrita por Esopo. Veja modelo abaixo, retirado do site: http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/noflash/raposa.jhtm.

Discuta a fábula: Por que a raposa não comeu as uvas? Ela queria comê-las? Qual a moral da história?
Terminada a discussão, distribua uma folha para os alunos com parte do texto da fábula “A raposa e as uvas” (veja modelo abaixo) e peça para que eles criem um novo final para história e façam a ilustração.

Avaliação

Verificar se o aluno compreendeu a fábula, e se a sua finalização apresenta coerência com o enredo.