Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
• Estimular o cuidado com as plantas;
• Melhorar a coordenação motora;
• Desenvolver a leitura e a escrita;
• Estimular a criatividade.
As crianças devem ter conhecimento do alfabeto.
Primeira aula:
Inicialmente prepare um cartaz com o poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles:
LEILÃO DE JARDIM
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é um leilão. Após as falas, apresente o poema para a turma num cartaz bem bonito e decorado; diga que ali está escrito algo sobre um leilão e que eles devem tentar ler. Leia o texto para a sala passando o dedo embaixo das palavras para que eles possam acompanhar a leitura e tentem identificar algumas delas. Explique que se trata de um poema e diga o nome da autora.
Depois de conhecerem o texto questione se entenderam o que é um leilão, o que a autora quer “vender” naquele jardim, o que é um jardim, onde podemos encontrar um, etc. Em seguida peça para fecharem os olhos e se imaginarem em um lindo jardim... ele pode ser em uma praça ou encantado, mas que eles deverão escolher algo desse lugar para ser leiloado. Assim, fale para desenharem o que irão leiloar e cole ao redor do cartaz para exporem na escola.
Segunda aula:
Convide os alunos a realizarem um passeio pela escola e visitarem o jardim da instituição. Após esse passeio, registre-o em forma de desenho.
Terceira aula:
Faça atividades que envolvam tentativas de leitura e escrita, como por exemplo: retome o cartaz com o poema “Leilão de Jardim” e entregue folhas em que ele esteja escrito; peça aos alunos que procurem determinadas palavras no texto, circulando-as e que tentem escrever o nome dos animais da poesia.
Quarta aula:
Sugira às crianças a criação de um Jardim na sala de aula. Faça dobraduras em forma de flor e deixe-as expostas decorando o ambiente. Abaixo link do site origami-club que tem vários modelos bem explicadinhos:
http://www.origami-club.com/en/flowers/index.html
Aqui nesse link (site www.lendorelendogabi.com) mais algumas sugestões: http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_flor.htm
• Cartaz com texto do poema;
• Folha digitada com atividades relacionadas ao poema;
• Folhas coloridas para a realização de dobraduras.
Analisar se os alunos compreenderam o poema através de conversas; se houve aumento no interesse e zelo por plantas e jardins; observar se melhoraram a coordenação motora e a criatividade e avaliar se aprofundaram seus conhecimentos da leitura e da escrita através das atividades propostas.