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Educação Cartográfica – Construindo os Primeiros Mapas

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a percepção das inter-relações espaciais - Trabalhar fundamentos cartográficos e seus conceitos; - Construir os conceitos de inclusão, continuidade e vizinhança.

Duração das atividades

Duas aulas de cinqüenta minutos cada;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Percepção Espacial de Lugar, vizinhança e continuidade.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

Na construção do conceito de espaço geográfico, é importante trabalhar com seus alunos a idéia de que este se encontra integrado em uma sucessão de espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sejam sociais, naturais, econômicas entre outras. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração. (Suertegaray, 2001)
 

Para a criança a construção do espaço geográfico acontece inicialmente com o próprio corpo, depois nas relações em casa, na vizinhança,escola, etc. É importante que ela perceba, por exemplo, que o espaço do prédio escolar, está ou não, na mesma rua que sua casa e que os dois estão no mesmo bairro. Com isso a criança estará construindo noções de inclusão, continuidade e vizinhança. (Suertegaray, 2001)

Nesta seqüência de sugestões de atividades, os alunos manipularão plantas como a de sua própria escola e também produzirão outras, como a da trajetória que fazem da casa escola, por exemplo. Nesse trabalho representarão elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um reforço da relação significante/significado: eles estarão lendo a planta através de seus significantes traduzidos para o seu significado.

Para saber mais visite:
 

http://www.ub.es/geocrit/sn-93.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1366/imagens/imagem1aula4.JPG

 

Atividades sugeridas


1) Conhecendo o Prédio da escola

Material Necessário:


• planta oficial do prédio da escola;
• papel sulfite;
• lápis de cor,
• caneta hidrográfica


Caro professor, essa sugestão de atividade é recomendada para o ensino fundamental, séries finais, onde se busca realizar uma atividade de leitura, interpretação e mapeamento de espaços, a fim de construir noções de inclusão, continuidade e vizinhança. Sugere-se percorrer o prédio com os alunos para fazer o reconhecimento das salas e suas respectivas funções, com a planta baixa da escola, em mãos. Em sala de aula deverão criar símbolos (cores ou signos) para as funções e elaborar uma legenda.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1366/imagens/imagem2aula4.JPG

Exemplo de planta baixa de uma escola


Percorrer inicialmente, através desse exemplo, de maneira imaginária, a planta, fazendo vários trajetos: Saindo do ponto “x”, caminhar até a biblioteca, ir à diretoria, e outras salas.


Com a planta da escola, reconhecer os espaços a partir de questionamentos como:


• qual a sala em que você passará logo após a saída do ponto “Y” aonde nos encontramos?
• iremos para a esquerda ou para a direita?(vizinhança)
• quais as salas que ficam deste mesmo lado do corredor? (continuidade)
 

Se a escola tiver mais de um andar:


• Quais as salas que ficam neste andar? (inclusão).
• Quais as que se localizam à direita de quem entra no prédio da escola?


2) Qual o meu caminho casa-escola?
 

Material Necessário


• papel sulfite;
• lápis de cor,
• caneta hidrográfica


Nessa sugestão de atividade, tem-se por objetivo, observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de estabelecimentos e direções. Para tanto, os alunos farão o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a escola.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1366/imagens/imagem3aula4.JPG

Exemplo de como o aluno poderá representar este trajeto
 

O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referência (através de símbolos e signos) importantes, bem como uma legenda, para que sua casa possa ser localizada. Uma outra sugestão é que o professor trabalhe com cópias da planta do bairro, de maneira que o aluno reconheça o caminho que faz diariamente, nessa cópia. Feito isso o professor e alunos podem comparar o desenho livre feito anteriormente, com a cópia da planta do bairro.
 

Sugere-se também que o professor coloque uma planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem, com alfinetes de cabeça, por exemplo, a localização de sua casa e o caminho que faz. Os deslocamentos diários (casa-escola, casa-trabalho) ou esporádicos (casa-compras, casa-parentes, casa-lazer), também podem ser explorados.
 

Outra possibilidade ao mapear é a comparação de distâncias percorridas no trajeto casa-escola entre os alunos e escolher percursos mais rápidos para se chegar a um destino. Este trabalho deve ser feito conjuntamente com o professor de matemática. Aqui, ele poderá explorar a noção de distância do aluno. “Perto”, “Tão perto quanto”, longe,”muito longe”, “tão longe quanto”, “mais perto do que”, “mais longe do que”, etc......
 

Recursos Complementares

http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Crian%E7a_2002.pdf

Avaliação

Como critério de avaliação, é importante que o docente identifique se o aluno consegue situar-se espacialmente, relacionando o espaço que o cerca, com as representações gráficas, seja do desenho livre ou da planta da escola. O aluno deve localizar, seja na planta ou no desenho livre, a escola, informações sobre o quarteirão da escola, praças, caminho casa-escola, estabelecimentos e nomes de ruas. É interessante também que nessa observação o aluno consiga relacionar o contexto em que a escola se insere, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas.