Portal do Professor

Início do Conteúdo

Caixa de surpresas – explorando a correspondência e classificação numérica

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a atenção, a observação, a participação e o interesse;
• Estabelecer a correspondência numérica (relação “um a um”);
• Colaborar para o desenvolvimento e a memorização das seqüências numéricas.

Duração das atividades

1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Uma caixa diferente surgiu no centro da nossa sala? O que tem dentro dela?

Apresentar às crianças uma caixa (esta pode ser decorada com adesivos, imagens coloridas e recortes que chamem à atenção da criança para o conteúdo da mesma), dentro desta caixa o professor deverá providenciar uma série de objetos que sejam diferentes em peso, textura, forma, como borrachas, lixas d’água, bolinhas de gude, animais de brinquedo, T.N.T’s, retalhos de jeans, etc. O professor colocará a caixa no centro da sala de aula e colocará as crianças dispostas em semicírculo e fará as seguintes indagações:

• O que será que te dentro desta caixa: animais, roupas, papéis, brinquedos?

Neste momento o professor deverá balançar a caixa, sacudir de modo a despertar anda mais o interesse das crianças para o conteúdo da caixa.

2º Momento:

Vamos brincar para desvendar esse mistério.

Uma a uma cada criança vendada colocará a mão dentro da caixa e descreverá o objeto que tocou sem retirá-lo. As outras crianças que também estarão de olhos vendados tentarão adivinhar os objetos. Em seguida o objeto descrito é retirado, conferindo-se com a descrição e a adivinhação do grupo, e assim sucessivamente, até que todos possam brincar.

3º Momento:

São quantos de quantos?

Em pequenos grupos as crianças classificarão os objetos separando-os em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Terminada a classificação as crianças deverão fazer a contagem dos objetos e relacionar o numeral correspondente com fichas numéricas (o professor deverá confeccionar fichas com os numerais de 1 a 10).

4º Momento:

Registro

Em um papel Kraft as crianças registrarão os numerais que apreenderam durante a realização da brincadeira, afixarão os objetos encontrados na caixa mágica, fazendo uma correspondência com os numerais registrados. Compondo assim, um lindo painel matemático. Este painel poderá ser exposto para toda escola assim como a diferente caixa de surpresas.

Avaliação

Nesta atividade, a avaliação deve ser uma atividade contínua e acontecer de modo que esteja relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, adequadas às situação didática proposta (correspondência e classificação matemática) aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que lhes são apresentados.