Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geometria: figuras geométricas

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as figuras planas;

compreender a diferença entre o objeto e a representação.

Duração das atividades

3 momentos de aproximadamente 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá partir do que foi trabalhado na aula anterior, sobre os sólidos geométricos, considerando o que as crianças já sabem.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Retomar a aula anterior, trazendo para a roda de pesquisa os sólidos geométricos já vivenciados, questionando as crianças sobre os nomes dos sólidos e o que são (sólidos ou figuras geométricas). Permitir que as crianças exponham seus conhecimentos a respeito do tema em estudo. Nesse momento a professora deve fazer as intervenções necessárias para que os alunos possam compreender o que ainda não conseguiram.

undefined

2º Momento:

Trazer para a roda uma fotografia da professora e perguntar para as crianças onde está a professora: na fotografia ou na pessoa física? Ouvir as idéias das crianças a respeito das perguntas e fazer anotações para que elas percebam a importância de escrever. Nesse momento pode-se fazer os seguintes questionamentos:

- Quem é possível se movimentar, a professora da foto ou a pessoa que está aqui na sala?

- Quem pode fazer alguma coisa, a pessoa da foto ou a pessoa real?

- É possível ver todos os lados da pessoa na fotografia? E da professora que está aqui diante de vocês? nesse momento a professora pode girar para que as crianças tenham mais clareza nas suas respostas.

3º Momento:

O professor deve criar situações em que as crianças estabeleçam comparações estre estas questões, lançando mão de um sólido e uma figura plana que represente um lado desse sólido, como por exemplo, um paralelepípedo e um retângulo.

Como atividade prática, o professor deve distribuir sólidos geométricos e pedir as crianças que representem esse sólido através de desenho. assim a criança poderá compreender que a figura plana é a representação desse sólido.

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar as crianças quanto a sua percepção em relação ao que seja um sólido, algo palpável, com muitas dimensões e uma figura plana que representa este sólido.