Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
Ensino M?dio | Qu?mica | Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos |
Professor, prepare os dois experimentos que ser?o utilizados no in?cio da aula, para isso, leve para a sala os seguintes materiais:
Aula 1:
Professor, no inicio da aula fa?a os dois experimentos descritos abaixo, para que os alunos possam perceber que em um ocorreu a mudan?a de cor e no outro ocorreu a efervesc?ncia. Esses experimentos poder?o ser feitos na pr?pria sala de aula. Antes de realizar os experimentos, pe?a para que os alunos se aproximem o m?ximo poss?vel da mesa do professor.
Experimento 1: Mudando de cor
Materiais:
?gua;
Solu??o dilu?da de ?cido clor?drico (HCl);
Solu??o dilu?da de hidr?xido de s?dio (NaOH);
Solu??o de fenolftale?na (indicador);
Um b?quer de 250 ml.
Procedimentos:
1 - Coloque um pouco de ?gua no b?quer em seguida pingue algumas gotas de ?cido clor?drico, em seguida pingue a fenolftale?na;
2 ? Levante o b?quer e mostre para os alunos, depois pingue a solu??o de hidr?xido de s?dio at? atingir uma colora??o rosa intenso;
3 ? Depois coloque algumas gotas de ?cido clor?drico at? que a solu??o fique incolor.
Ap?s o experimento, pergunte para os alunos o que aconteceu com a cor da solu??o? Como eles acabaram de ver o experimento responder?o que a solu??o mudou de cor. Explique aos alunos que a mudan?a de cor da solu??o indica que ocorreu uma rea??o qu?mica, mas isso n?o significa que quando n?o mudou de cor n?o tenha ocorrido uma rea??o qu?mica. Al?m da mudan?a de cor, outros fen?menos podem indicar que ocorreu uma rea??o qu?mica.
Depois da explica??o fa?a o segundo experimento para os alunos:
Experimento 2: Efervesc?ncia
Materiais:
?gua;
Um comprimido efervescente;
Um b?quer de 250 ml;
Procedimentos:
1 ? Coloque a ?gua no b?quer, em seguida coloque o comprimido efervescente;
2 ? Pe?a para que os alunos observem.
Ap?s o experimento, pergunte aos alunos o que aconteceu com o comprimido? Depois das respostas, explique aos alunos que em algumas rea??es qu?micas ocorre o desprendimento de g?s, neste caso o g?s carb?nico (CO2).
Figura 1 ? solu??o de fenolftale?na e NaOH (? esquerda) e comprimido efervescente (? direita)
Fonte: http://knol.google.com/k/-/-/2tlel7k7dcy4s/v0lz1f/titulao.jpg
http://www.thirdwayblog.com/images/1600/AlkaSeltzerFizz.jpg acessados em 20 de novembro de 2009
Professor, caso ainda tenha tempo, poder? exemplificar as outras duas evid?ncias das rea??es qu?micas: forma??o de precipitado e altera??o de calor. Ainda se preferir, poder? utilizar o v?deo abaixo para ilustrar o fen?meno de forma??o de precipitado:
Precipita??o do iodeto de chumbo
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10441
Figura 2 ? Imagem do v?deo
Pe?a para que os alunos fa?am um relat?rio sobre os dois experimentos apresentados, para isso, eles poder?o utilizar o modelo a seguir:
MODELO
1. T?TULO: corresponde ao nome do experimento realizado.
2. INTRODU??O: uma breve introdu??o da teoria necess?ria para o entendimento do experimento.
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS: indique os materiais utilizados e os procedimentos para a realiza??o do experimento.
4. RESULTADOS E DISCUSS?O: onde os seus resultados e suas observa??es ser?o apresentados.
Depois desses dois experimentos, explique aos alunos que existem outras formas de identificar que ocorreu uma rea??o qu?mica, como por exemplo, a forma??o de precipitado e a libera??o de calor. Em seguida, leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica.
Aula 2:
No laborat?rio de inform?tica, divida a turma em grupos de tr?s ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, pe?a para que eles pesquisem na internet algumas aplica??es das rea??es qu?micas. Pe?a para que os alunos anotem o resultado da pesquisa. Em seguida, cada grupo dever? falar sobre os resultados da sua pesquisa para os demais alunos.
Ap?s isso, divida a turma em tr?s grandes grupos, mantenha os alunos nos seus grupos, e forne?a n?mero para cada grupo, 1, 2 e 3. Todos os grupos dever?o receber um desses n?meros e no final teremos a turma dividida nos grupos 1, 2 ou 3. Em seguida, divida os seguintes temas com os alunos:
Grupo 1 ? Rea??o de combust?o
Grupo 2 ? Rea??o de decomposi??o ? Air bag
Grupo 3 ? Rea??es qu?micas da prata
Os alunos poder?o pesquisar sobre os temas sugeridos utilizando os principais sites de busca. Pe?a para que os alunos fa?am cartazes explicativos sobre o seu tema, e expliquem para os outros grupos.
Professor, se preferir marque a apresenta??o dos grupos para uma aula posterior, assim poder? utilizar o espa?o da sala de aula.
Professor, explore os temas abordados relacionando-os com assuntos do cotidiano, como por exemplo, fale sobre o uso das rea??es de combust?o no preparo de alimentos, o uso das rea??es de decomposi??o nos air bags dos carros e o uso das rea??es qu?micas da prata nas lentes dos ?culos. Se preferir, poder? propor outros temas para que os alunos pesquisem.
Ap?s essa atividade, os alunos dever?o fazer um relat?rio sobre os temas abordados por todos os grupos.
Caso o professor n?o tenha ? sua disposi??o os materiais necess?rios para a execu??o dos experimentos propostos, poder? utilizar os v?deos abaixo para introduzir a aula:
A? tem Qu?mica! Rea??es Qu?micas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19840
A? tem Qu?mica ! Rea??es Qu?micas
A? tem qu?mica! Evid?ncias das Rea??es
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11116
Esses v?deos falam sobre a s rea??es qu?micas e como podemos identificar a ocorr?ncia delas.
Nome | Tipo |
---|---|
A? tem Qu?mica! - Rea??es Qu?micas | V?deo |
Artigo da Revista Qu?mica Nova na Escola
Professor, utilize esse artigo para obter mais informa??es sobre as rea??es qu?micas
? Rea??es qu?micas