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É ácido ou é base?

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções químicas (principalmente ácidos, hidróxidos e sais). Contextualizar as funções químicas com eventos e substâncias do dia-a-dia.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substâncias

Estratégias e recursos da aula

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As funções químicas estão presentes no corpo humano e em diversas situações do dia-a-dia.Então é interessante apresentar este conteúdo aos alunos, de maneira divertida e experimental.

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Propomos a seguir o recurso “Alimentos, azia e bicarbonato de sódio”, disponível no Portal do professor.


Neste experimento, observa-se a acidez de algumas substâncias, seu “pH” e como estes conceitos estão relacionados com o organismo.
Também sugerimos mais experimentos que exemplificam como as substâncias constituintes dos grupos químicos (inorgânicos) estão presentes no cotidiano. Este experimento ensina a confeccionar sais de banho (o grupo químico trabalhado é o sal - carbonato de sódio) http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/sais.html
O experimento que trabalha com indicadores naturais, está disponível no endereço: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/camaleao.html
Nota: Goblé citado na página é o copo de Becker.
A couve-roxa mencionada no experimento, pode ser substituída pelo repolho roxo. Mas agora sugerimos a preparação de um papel indicador, que pode fazer com que os experimentos fiquem mais práticos, evitando o preparo de soluções cada vez que vai trabalhar o conceito ácido-base.
 

Prepare o suco de repolho roxo previamente (uma folha de repolho roxo para meio litro de água, batidos no liquidificador até ganhar cor uniforme. Coar o suco.). Coloque o suco (que tem a consistência de um extrato) em uma bandeja plástica e mergulhe um papel de filtro completamente na solução. Retire o papel e deixe secando sobre alguns jornais velhos. Quando o papel estiver seco, está pronto para o uso. Para determinar se uma solução é ácida ou básica, basta pingar um pouco dela em um pedaço do papel e verificar a mudança de coloração.
Experiência retirada do livro “Química na cabeça”, de Alfredo Luis Mateus.
 

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A webquest sugerida também trabalha na linha da observação de substâncias do cotidiano e a determinação do caráter ácido ou básico delas.
http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=775
A produção requisitada aos alunos poderá ser um relatório, contemplando os materiais utilizados, o processo dos experimentos, resultados, conclusões e dificuldades encontradas.


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Muitas áreas da sociedade e economia precisam da determinação do caráter ácido-básico das substâncias. Questione seus alunos quais são essas áreas e qual a importância deste conhecimento no cotidiano. Exemplos: a piscicultura precisa determinar o “pH” da água de cada espécie criada nos tanques. A cosmética também necessita destes conhecimentos na fabricação de produtos.

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Monografia sobre abordagens alternativas do conceito ácido base: http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2007/10/mono-graziela.pdf
Artigo sobre a utilização de indicadores naturais para determinação de ph de substâncias. Contém tabela com escalas de “pH” obtidas de cada substância. http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-186-4672.htm


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Recursos Educacionais

Nome Tipo
Alimentos, azia e bicarbonato de sódio Experimento prático

Avaliação

A avaliação poderá ser feita através da produção dos relatórios confeccionados pelos alunos. Segue abaixo dois endereços com sugestões de como escrever um relatório de experimentos. http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm