Maria da Conceição de Oliveira Andrade
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
| Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer a origem de sua família.
Localizar no mapa os lugares de origem de sua família.
Desenvolver a noção de identidade cultural.
Não é necessário conhecimentos prévios.
Nesta atividade retome com as crianças a história da fundação da cidade, os seus primeiros habitantes. Faça questionamentos, para ajudar as crianças a relembrar informações que já aprenderam sobre a história da cidade.
O (A) professor(a) anota as respostas das crianças. Como atividade de casa o professor propõe que o/a aluno/a entreviste os seus familiares/responsavéis para saber a origem deles. Orienta o aluno para que ele obtenha informações, como: onde nasceu, morou no interior do estado ou em outro estado, se nasceu na própria cidade, em quais bairros morou/mora.Solicitar fotos das fámilias.
O (A) professor(a) organiza uma roda de conversa para as crianças trocarem as informações pesquisadas sobre suas famílias. Anota as respostas das crianças num cartaz, e sugere criar legenda para identificar o lugar de origem de cada família, pinta-as com cores diferentes e cola a foto da família ao lado. Em seguida, mostra o mapa do Brasil e o mapa mundi que dar uma visão abstrata dos lugares. O (A) professor(a) ajudará cada criança a localizar no mapa ou no globo terrestre o lugar de origem de sua família, contornando com papel celofane ou fio de lã da cor da legenda.
Nessa atividade o professor irá usar:
Mapas, globo terrestre, fios de lã de diferentes cores ou papel celofane, cartolina, hidrocor, fita cepe.
3º MomentoO (A) professor(a) conversa com as crianças sobre as mudanças de suas famílias de um lugar para o outro, poderá explorar também histórias de pessoas ou de outros povos que mudam de lugar, como exemplo os imigrantes, turistas que viajam para conhecer cidade/país e decidem morar e trabalhar no lugar. Explicando que dessa forma inicia-se a miscigenação das famílias. Em seguida, ler a letra da música Paratodos de Chico Buarque, ouvir e conversar sobre a história que a música conta.
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas
Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi c idades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Ores tes
Caetano e João Gilberto
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
Me u avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro
Para ouvir a música acesse o site da Rádio UOL e clique no link da música Paratodos:
Conhecer a origem de sua família.
Localizar no mapa os lugares de origem de sua família.
Desenvolver a noção de identidade cultural.