Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
? Memorizar a grafia correta das palavras de mesmo som /ch/ e grafia variada X ou CH;
? verificar a grafia correta das palavras no dicion?rio;
? divertir-se com a turma participando de um bingo.
? importante que os alunos saibam consultar o dicion?rio com habilidade.
Aula 1
O professor dever? iniciar a aula fazendo um ditado 20 palavras com X e CH. Os alunos escrever?o as palavras no caderno.
Sugest?es de palavras:
enxada
engraxate
enxergar
enxugar
embaixo
coxinha
fechadura
cochichar
chocalho
guincho
puxar
xingar
graxa
lixo
luxo
chave
enchente
encher
cheio
chinelo
Depois do ditado, o professor dever? deixar o restante da aula para que os alunos confiram se escreveram corretamente as palavras.
Aula 2
O professor entregar? aos alunos as cartelas do bingo:
Eles dever?o escolher nove das vinte palavras do ditado e escrev?-las na cartela a caneta. ? importante lembrar aos alunos que eles dever?o escrever as palavras corretamente, caso contr?rio, mesmo se preencherem toda a cartela, n?o vencer?o. Em seguida o professor escrever? as 20 palavras em tirinhas de papel para fazer o bingo. Os alunos marcar?o as palavras sorteadas e vencer? aquele que completar toda a cartela, desde que as palavras estejam escritas corretamente.
Importante: O fato de o aluno s? vencer o jogo se escrever as palavras corretamente faz com que ele verifique com maior vontade as palavras no dicion?rio. ? uma estrat?gia de criar neles esse h?bito.
Ao final do jogo o professor dever? corrigir as palavras ditadas.
O professor poder? aplicar a mesma atividade com outras d?vidas ortogr?ficas.
Os alunos ser?o avaliados, principalmente, em rela??o ? consulta das palavras no dicion?rio. ? importante ensinar-lhes esse h?bito t?o importante na redu??o das d?vidas ortogr?ficas.