Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Conhecer a cultura afro atrav?s de m?sicas e da conta??o de hist?ria (Bruna e a galinha d?angola, a lenda da galinha d?angola).
? Conhecer a hist?ria da ?frica, especialmente o pa?s de Angola, seus costumes, seus valores, o sofrimento que enfrentaram devido ao regime de segrega??o racial e ao racismo que ?atravessou os mares?.
? Conhecer cientificamente as caracter?sticas da galinha d?angola, seu habitat, sua reprodu??o etc.
? Desenvolver habilidades art?sticas por meio da confec??o de um m?bile.
? Conhecer a est?tica presente nas cores e formas t?picas da cultura africana, presentes na galinha d?angola.
? Despertar-se para o respeito ?s diferen?as.
? Ampliar o universo vocabular por meio do acesso a palavras novas.
? Despertar-se para os valores cultivados na ?frica: sentimento de tribo, solidariedade, perd?o, uni?o etc.
? Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos.
? Entender o significado de ubuntu e despertar-se para a pr?tica cotidiana de seu significado.
? Despertar para o valor das ra?zes negras no Brasil.
? Desenvolver o senso ?tico atrav?s das reflex?es sobre o racismo e a cultura afro-descendente.
? Desenvolver o senso est?tico atrav?s dos pain?is e do m?bile feitos pelas crian?as adaptados do livro: Bruna e a Galinha d?angola.
? Trabalhar a subjetividade e a import?ncia do brincar e da amizade propostas pela hist?ria.
O professor poder? iniciar a tem?tica com algumas perguntas problematizadoras para observar o que a crian?a j? sabe ou n?o sobre o assunto:
Voc? conhece uma galinha d?angola? Por que ela tem esse nome? Voc? j? ouviu em algum lugar o nome Angola? Como s?o as cores desse animal? Podemos comer a carne desta ave? Como ela vive, se alimenta, se reproduz? Voc? conhece alguma m?sica ou hist?ria que fala sobre essa ave?
Atividades a serem desenvolvidas: valoriza??o da cultura escrita, leitura, escrita e oralidade:
1? momento: Iniciar a tem?tica sobre a cultura afro brasileira atrav?s da m?sica de Vin?cius de Moraes: A galinha d?angola. Ouvir e interpretar a m?sica. Realizar o registro: desenho coletivo. Tentativa de escrita da palavra galinha e ou palavras que iniciem com a letra G.
2? momento: Hora de pesquisar: Estudo cient?fico sobre a galinha d?angola: origem, habitat, alimenta??o, reprodu??o etc. Montar um mural sobre as descobertas que as crian?as pesquisaram sobre o assunto.
3? momento: Introdu??o ao trabalho de Artes (ver Fazendo Arte). Conta??o de hist?ria: A lenda da galinha d?angola. Atividade de pseudo-leitura, interpreta??o, extrapola??o do texto.
4? momento: Conta??o de hist?ria: Bruna e a galinha d?angola: conhecendo o universo m?tico africano representado pela Galinha d?angola e sua rela??o com a cria??o do universo.
5? momento: Estudo sobre o pa?s africano de Angola: localiza??o geogr?fica, principais costumes, hist?ria (regime de segrega??o vivenciado na ?frica do Sul e que atingiu os pa?ses africanos; o racismo que ?atravessou os mares? e chegou ao Brasil.). Explora??o dos costumes tribais e o resgate aos valores humanos defendidos na ?frica: o perd?o, o viver em tribo, a solidariedade.
6? momento: Conhecendo a ubuntu: palavra que no dialeto shosa quer dizer: ? n?s s? somos pessoa na rela??o com outra pessoa?. ? uma forma de sauda??o africana. Trabalhar oralmente com as crian?as sobre as diferentes formas de exercitarmos a ubuntu no dia a dia.
Fazendo arte:? Explorar a est?tica da cultura africana ? o significado das cores e sua rela??o com a natureza.
? Conta??o de hist?ria: a lenda da galinha d?angola ? explorar a est?tica presente nas cores e nas formas da ave.
? Explorar as cores e a beleza da galinha d?angola e sua rela??o com a cultura afro.
? Confec??o de um m?bile com galinhas d?angola
? Dica de Leitura: O Tabuleiro da Baiana. Autora: Sonia Rosa
? Era uma vez um pa?s chamado Brasil. Depois que os portugueses tomaram posse do pa?s, trouxeram da ?frica muitos negros para trabalhar como escravos. Eles trouxeram suas m?sicas, suas dan?as, suas l?nguas, sua religi?o e muitos outros costumes, que com o passar dos anos, foram se misturando com os dos ?ndios que aqui moravam e com os dos portugueses. V?rios desses costumes viraram partes importantes da cultura do pa?s, mas muita gente n?o se lembra de que eles foram trazidos pelos escravos. A cole??o Lembran?as Africanas fala dessa heran?a. O tabuleiro da baiana, mais recente lan?amento da cole??o, traz para o universo infantil a gra?a e o encanto desse personagem t?o t?pico do cen?rio brasileiro: a vendedoras de quitutes que ficaram conhecidas em todo o pa?s como ?baianas?. As roupas, o tabuleiro e os pratos t?picos da culin?ria baiana s?o sua ?marca registrada?. Novamente, as ilustra??es de Rosinha Campos d?o vida e cor ao po?tico texto de Sonia Rosa.
? As aulas poder?o ser enriquecidas com receitas culin?rias africanas.
? Cante m?sicas que envolvam a tem?tica e trabalhe a interpreta??o da m?sica.
? Dica culin?ria:
Galinha-D'Angola ao Molho
Rendimento: 4 por??es
Ingredientes1 galinha d'galinha m?dia (1,5 kg)
1 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
5 dentes de alho picadas
1 cebola grande (170 g) picada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 x?cara de vinho tinto seco (240 ml)
4 folhas de louro esmigalhadas
2 x?cara de ?gua (480 ml)
Modo de Preparo
? Tempere a galinha por dentro e por fora com o sal, a pimenta-do-reino, o alho e a cebola. Reserve.
? Numa panela grande, em fo go alto, derreta a manteiga no azeite de oliva. Junte agalinha e refoge, virando-a de vez em quando, at? dourar (cerca de 15 min).
? Acrescente o vinho e louro, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, regando aos poucos com a ?gua, at? a galinha ficar macia (cerca de 30 min). Retire do fogo.
? Corte a galinha em peda?os, disponha numa travessa, regue com o molho e sirva a seguir.
? Bruna e a Galinha D?angola
Resenha do Livro:
Bruna e a Galinha D?angola
Autoras: Gercilda de Almeida
Ilustra??es: Val?ria Saraiva
Bruna era uma menina que se sentia muito sozinha. Sua av? veio da ?frica e sempre lhe contava hist?rias. Uma que ela gostava muito era a do pan? da galinha que sua av? trouxera da ?frica.
?Conta a lenda de uma aldeia africana que ?s?n era uma menina que se sentia s? e para lhe fazer companhia resolveu criar o que ela chamava de " o seu povo?. Foi assim que surgiu Conqu?m, a galinha d?Angola.
Bruna ent?o pediu a seu tio que era um bom oleiro, que lhe ensinasse a trabalhar com barro. Bruna ent?o modelou na argila a galinha d?Angola e passou a brincar com ela.
No dia de seu anivers?rio, sua av? lhe deu uma galinha d?Angola de verdade que andava e gritava:
_ Conqu?m! Conqu?m!
As outras crian?as da aldeia que n?o brincavam com Bruna foram se aproximando dela e pedindo para brincar com a Conqu?m, a? Bruna arranjou muitas amigas e fizeram muitas galinhas de barro iguais a Conqu?m.
Um dia as crian?as acharam no ba? da av? de Bruna um pan? que contava a lenda africana dos animais que ajudaram a Conqu?m na cria??o do mundo e de seu povo. Conqu?m espalhou as sementes na terra, o lagarto desceu para ver se a terra era firma e o pombo foi avisar aos outros animais que podiam vir povoar aquele lugar.
Bruna e suas amigas ficaram muito conhecidas, porque todos da aldeia se juntavam para ouvirem a hist?ria do pan?.
Sua av? resolveu ensinar as meninas a pintarem tecidos, como os que ela fazia na ?frica, isso fez com que a aldeia ficasse conhecida.
Foi assim que todas as pessoas da aldeia de Bruna decidiram torn?-la mais bonita e pintaram suas casas com as cores dos pan?s da galinha d?Angola.
Um dia a Conqu?m sumiu e todas as meninas sa?ram a sua procura chamando:
_ Conqu?m, onde voc? est??
Com quem n?s vamos brincar?
Tanto procuraram que a acharam escondida no mato. As meninas encontraram um ninho com um belo ovo que ela protegia e chocava.
Tempos depois, cada menina da aldeia tinha sua galinha d?Angola e at? hoje o povo daquela aldeia conta a hist?ria de Bruna e da galinha d?Angola para aqueles que compram os belos tecidos pintados pelas meninas.
? Cantando Vin?cius... A Galinha d' Angola. Composi??o: Vinicius de Moraes / Toquinho
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
N?o anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confus?o
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que est? fraca
Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
N?o anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
At? ter dor de barriga
Ela ? uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Que est? fraca
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraco
? Principais conceitos trabalhados nesse plano de aula:
? Galinha d?angola
? ?frica
? Pa?s de Angola
? Formas geom?tricas
? Matraca
? Lenda
? Dialeto africano
? Ubuntu
Livros de hist?rias; l?pis de cor; CDs; internet etc.
Para avaliar essa tem?tica o professor poder? propor para os (as) alunos (as) socializar a produ??o atrav?s de uma exposi??o organizada na escola. Assim, aproveitar tamb?m para avaliar o decorrer das atividades atrav?s de questionamentos, anota??es da professora e verificando se houve ?xito nos objetivos propostos.