Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sombras que viram histórias II

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir uma história e imaginar as cenas.
- Apresentar uma história de teatro de sombras.

Duração das atividades

1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria enriquecedor se os alunos tivessem pesquisado sobre teatro de sombras.

Estratégias e recursos da aula

- Livro: O teatro de Sombra de Ofélia
            FRIEDRICH HECHELMANN & MICHAEL ENDE
            Editora Ática
- Lençol, luminária ou lanterna
- Varal de roupas( barbante e pregadores)


Resenha sobre O Teatro de Sombra de Ofélia:
http://pt.shvoong.com/books/childrens-literature/1810318-teatro-sombras-of%C3%A9lia/


O professor inicia a leitura da história, tendo o cuidado para que seja um momento prazeroso, os alunos ouvem e tentam tranformar a história em imagens (mentalmente). Se possível, preparar a sala de aula com tapetes ou almofadas, para criar um ambiete diferente e aconchegante.
Ao longo da leitura, o professor deve parar e perguntar a turma, como a personagem estaria se sentindo, como poderia resolver os problemas que vão surgindo. Desta maneira, auxilia na compreensão do texto.
Concluída a leitura, peça para os alunos desenharem as cenas que imaginaram e depois mostre as ilustrações do livro.

Discutir com eles se acham que esta história poderia ser apresentada com teatro de sombras.
Organizar um espaço na sala de aula ou teatro da escola, arrumar o varal e confecionar o cenário ( com papel preso no lençol), improvisar roupas(com pedaços de panos ou fantasias), chapéu, maleta e etc.
Se o professor quiser, crie outro final para ser apresentado pela turma ou crie novas histórias. Seria interessante escrever as histórias que surgirem e o outro final também.

 Ilustração de Friedrich Hechelmann para O teatro de sombras de Ofélia, traduzido por Luciano Vieira Machado.

Convide outras turmas para uma sessão de teatro de sombras.
Transforme outras histórias em teatro de sombra.

Recursos Complementares

Avaliação

Converse com a turma sobre cada momento da atividade e peça que façam seus comentários por escrito, fazendo uma autoavaliação.
Ex: Achei interessante a maneira como foi lida a história? Por quê?
Participei da história dando sugestões, expressando minha opinião e fui entendido pelos colegas? Por quê?
Pontos interessantes da apresentação do teatro:
Pontos que podem melhorar na apresentação do teatro: