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Referenciais de Visão na Construção do Espaço Geográfico

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a capacidade de visão e interpretação e classificação de distintos objetos por distintos ângulos - horizontal, oblíqua e vertical.

Duração das atividades

Duas aulas de cinquenta minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Percepção espacial;

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Na construção da percepção espacial para o ensino fundamental, principalmente nas séries finais, um critério importante é o trabalho com referenciais de visão, a partir do qual se observa algo. Conforme muda-se esse referencial, pode se ter também uma distinta interpretação do que se é observado.

Dessa forma, para uma eficiente compreensão do espaço geográfico é necessário o desenvolvimento nas crianças de habilidades de observação, percepção, visualização e representação do espaço, o que engloba as noções de escala, referenciais de visão, projeção, localização e orientação, entre outras.

Para se aprofundar no assunto, visite:


www.ig.ufu.br/revista/volume16/artigo17_vol16.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/aula02imagem1.JPG

No presente plano de aula, sugere-se algumas atividades que trabalham os fundamentos da percepção dos distintos referenciais de visão.

 

Atividade 1: Visualizando objetos


Caro professor, atividades muito simples de serem aplicadas nas séries finais podem ter um excelente efeito na construção da percepção espacial.

Materias presentes no cotidiano da sala de aula podem ser utilizados nessa atividade, como lápis, apagadores, borrachas entre outros, à critério do docente.

Escolha os de sua preferência e distribua para cada um de seus alunos. Solicite que eles, com o braço esticado, na altura dos olhos, segurem, por exemplo, uma caneta ou régua, no sentido horizontal, com as pontas dos dedos e desenhem o seu “provável” tamanho. (Veja o exemplo da foto)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/PIC_0017.JPG

Conforme o andamento da aula solicite que eles mudem a posição do objeto, fazendo pequenos ângulos de giro, ainda no sentido horizontal, mantendo a posição e altura do braço. Solicite que eles, descrevam o que aconteceu. A partir daí, muitos movimentos em todos os sentidos e com objetos diferentes deverão ser observados e descritos.

 A título de exemplo veja a observação de um copo, na sequência de imagens abaixo. O copo pode ser visto de baixo para cima, de cima para baixo, de forma inclinada e em ângulo reto.

Dessa atividade de observação, solicite que seus alunos desenhem no caderno todos os momentos de observação e os sentidos de direção do olhar.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/PIC_0019.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/PIC_0020.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/PIC_0021.JPG

Faça perguntas do tipo:

  • como é ver o mesmo objeto em diversos ângulos?
  • é possível descrever o objeto todo, olhando apenas as partes do mesmo?
  • o que é sentido vertical, horizontal e obliquo?

Na sequência a figura mostra diferentes ângulos de visão da mesa cadeira e depois sua representação em desenho.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/cadeira.JPG

Essa atividade é extremamente simples, mas solidifica a questão da percepção dos objetos no espaço. É a semente para posteriormente se trabalhar por exemplo as projeções cartográficas e sas diferentes formas de se representar o globo terrestre, por exemplo.

 Prossiga com a atividade, agora trabalhando com gravuras de revistas ou jornais.

As gravuras:


Organize os alunos em grupos de 04 ou 05 pessoas.

Distribuir um envelope a cada grupo contendo muitas gravuras recortadas de jornais e revistas. Selecione imagens que mostrem uma posição clara do fotógrafo, no sentido horizontal, oblíqua (de cima para baixo e debaixo para cima) e vertical, ao registrar a foto.

Solicitar ao grupo que atentamente, observe, organize, compare, agrupe e classifique as fotos segundo o ângulo de visão. Como nos objetos desenhados observados anteriormente, questionar sobre o melhor ângulo das gravuras, para melhor descrevê-las.

Mostre a seus alunos que as gravuras registradas no ângulo oblíquo e vertical são as mais adequadas para a elaboração de plantas e mapas. Perceber que as gravuras registram o dia a dia da cidade: o desemprego, a moradia a qualidade de vida a desigualdade, portanto, situações estas, passíveis de serem registradas em fotos e localizadas isto é, de serem representadas em forma de mapas, possibilitando novas leituras, análises, comparações e tomadas de decisões. 

Seguem-se outros modelos de imagem a serem analisados.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/visao_frontal.JPG

Visão Frontal

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/obliqua.JPG

Visão Obliqua

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/visao_obliqua.JPG

Visão Obliqua

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1376/imagens/visao_vertical.JPG

Visão Vertical

Selecione figuras que representem esses diferentes referenciais de visão e trabalhe com seus alunos a classificação e interpretação das mesmas.

Recursos Complementares

www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-14102004-153931

Avaliação

Observar a integração, a participação, a criatividade, o desembaraço a lateralidade, o sentido de direção, dos alunos nas atividades propostas. Observar as dificuldades na classificação das figuras, o agrupamento das diferentes gravuras, segundo o ângulo de visão.