Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aquarela

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas são aulas especialmente preparadas para alunos que tenham Necessidade Educacional Especial (NEE) do tipo Visual. Nestas aulas os alunos serão levados a viajar na imaginação e a refletir sobre a expectativa de suas vidas. Alunos que não tenham NEE também poderão realizar as atividades propostas nas aulas.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (02) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação das atividades destas aulas. Contudo, ressaltamos que faz-se necessário que os alunos sejam alfabetizados ou estejam em processo de alfabetização. No caso dos alunos com NEE do tipo Visual, estes deverão estar, pelo menos, em processo de alfabetização na linguagem Braille.

Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas serão:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

 Observação: Na impossibilidade da utilização do Laboratório de Informática, o recurso poderá ser salvo em DVD e ser transmitido pela televisão e aparelho de DVD.


Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos (tanto para os com NEE quanto para os que não têm esta necessidade) se eles já pensaram como será a vida deles daqui há algum tempo; o que estarão fazendo; em que estarão trabalhando e etc. Após tal discussão o professor deverá fazer a apresentação do recurso.

Atividade 1

Recurso:

 

Link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv  

 

O recurso trata-se de um vídeo bastante atrativo que mostra, através de desenhos e da música "Aquarela" (Toquinho), como, com imaginação, é possível ajudar o aluno a visualizar variados espaços e paisagens, visitados por diferentes meios de transporte. Além disso, o recurso poderá ajudar o aluno a  viajar na imaginação e, com a ajuda do professor, possibilitar que ele reflita sobre as modificações do mundo e de si mesmo, aspecto que é ressaltado nas atvidades destas aulas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1380/imagens/aquarela2.jpg

Figura 1 – Descrição de uma parte do Recurso. Disponível em: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=sol+amarelo&gbv=2  Acesso em 15. Dez. 2008.


Após a apresentação do recurso o professor deverá conversar com os alunos sobre a letra da música e as imagens que eles viram (no caso dos alunos sem NEE do tipo Visual, questioná-los sobre o que eles entenderam e o que pensaram a respeito delas).
 

Depois que todos os alunos puderem fazer seus comentários, o professor deverá apresentar a atividade seguinte.


Atividade 2

Neste momento, o professor deverá trabalhar com os alunos sobre a seguinte parte da letra da música:
 

Aquarela (Toquinho)

“E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...”.

Letra da Música - Disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/  
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1380/imagens/astronave.jpg 

Figura 2 – Descrição de uma parte do recurso. Disponível em: http://images.google.com.br/images?gbv=2&ndsp=18&hl=pt-BR&q=+site:blogger.com+astronave  Acesso em: 16. Dez. 2008.


Após a reflexão direcionada pelo professor, por meio de discussões, conversas entre o professor e os alunos e alunos/alunos, estes deverão elaborar alguma produção sobre tal reflexão, a qual poderá ser: um desenho, uma poesia, uma redação ou até mesmo uma lista de palavras (para aqueles alunos que ainda estão em processo de alfabetização). É importante que estas atividades expressem as reflexões feitas a respeito do futuro dos educandos: profissão, estudo, sonhos, família etc.

Atividade 3

Para fechar as discussões o professor poderá ler aos alunos  a história do link abaixo e depois discutí-la com eles, levando-os a refletir sobre seus atos e escolhas, uma vez que estes são o que direcionam nossas vidas.
http://www.meusonho.trix.net/reflexoes/028.htm  
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1380/imagens/casa.jpg

Figura 3 - Imagem de uma cosntrução. Disponível em: http://portal.unesco.org/education/en/file_download.php/c5d23a6a27dac934fc6988a9b152fb5bbraz0043-5.jpg Acesso em 14. Jan. 2009.

 

  Sugestão:


Se na sala de aula houver alunos que gostam de dança, estes poderão, juntamente com o professor de Educação Física e/ou Arte (se houver na escola), elaborar uma coreografia para a música “Aquarela” e depois apresentá-la à escola.

Letra da Música: Aquarela (Toquinho)
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...


Disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/  Acesso em 14. Set. 2008.

 

Sugestão de aulas disponíveis no Portal do Professor que abordam a temática da escrita de textos:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1267
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491  
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Aquarela Vídeo

Recursos Complementares

Materiais de arte, como: papel, lápis de cor, canetinhas hidrocor, giz de cera e etc.

Avaliação

A produção das atividades sugeridas poderão ser um instrumento de avaliação, assim o professor saberá o que o aluno entendeu da atividade e qual é a sua postura diante do futuro, seus planos e anseios e que é extremamente importante fazer reflexões a cerca do futuro.