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“Era uma casa muito ecológica...” – Desenvolvimento Sustentável

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável e tecnologia limpa. Entender que todo ser humano é responsável por seu ambiente e que pode melhorá-lo.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula


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Muito se fala sobre  as tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável e como elas podem melhorar o ambiente. Inicie sua aula, perguntando aos alunos se eles sabem o que é tecnologia limpa, o que entendem por desenvolvimento sustentável e quais exemplos e aplicações destes no dia-a-dia.
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O áudio  Prof meio ambiente p09 o desenvolvimento sustentável,disponível no Portal do Professor, trabalha exemplos simples que explicam o conceito de desenvolvimento sustentável. Que ações estão acontecendo atualmente que visam este conceito?
E em casa, o que podemos fazer para ajudar o ambiente? Como seria uma casa totalmente ecológica? Nos endereços a seguir, há uma maquete explicando os pontos principais para a construção e manutenção de uma “Ecocasa”. http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/casa.shtml
Uma casa pode poupar muita energia, desde a sua construção. Veja como isto pode ser possível no simulador abaixo: http://sustentabilidadereal.conectt.com.br/bancodepraticas/Paginas/naconstrucaoflash.aspx
Após a visualização dos recursos sugeridos, peça aos alunos uma breve pesquisa sobre as tecnologias limpas que podem ser utilizadas em uma casa ou escola, e os hábitos ou escolhas que ajudam a manter o meio ambiente.

Ainda no Portal do Professor, este recurso enfatiza ações que podemos ter em casa, que ajuda o meio ambiente:
Eco casa: dicas de economia

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A proposta de trabalho para esta aula é a confecção de uma maquete de uma casa, ou de uma escola ideal, que utilize os conceitos de tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável. Os alunos poderão se reunir em pequenos grupos para a realização deste trabalho.
Esta maquete é o produto final de uma campanha publicitária, que os alunos devem fazer. O visual, a propaganda, os pontos fortes do produto, a postura dos integrantes durante a apresentação e outros pontos que o professor julgue importantes, devem ser explicados antes e durante a realização da tarefa.
Outra possibilidade é pedir aos alunos que façam ao invés de uma maquete de uma casa ecológica, a maquete da própria escola. A posição deles é de um arquiteto com plenos poderes e com a incumbência de transformar a escola em um ambiente agradável, confortável e ecológico.
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A produção da maquete poderá ser avaliada a partir dos critérios julgados importantes pelo professor, e explicitados previamente à classe de alunos. Como ferramenta útil para a validação destes critérios, sugerimos a utilização de rubricas.

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Para saber mais sobre rubricas e métodos de avaliações autênticas, sugerimos a leitura deste endereço: http://www.escolabr.com/projetos/rubricas/avaliacao_autentica.htm

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Eco casa: dicas de economia Animação/simulação
O desenvolvimento sustentável Áudio

Avaliação

A produção da maquete poderá ser avaliada a partir dos critérios julgados importantes pelo professor, e explicitados previamente à classe de alunos. Como ferramenta útil para a validação destes critérios, sugerimos a utilização de rubricas.