BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Essa aula tem como objetivo proporcionar aos alunos a experi?ncia e reflex?o a respeito da habilidade de passar. Nessa habilidade est? impl?cito o desprender-se da bola, objeto extremamente valioso durante o jogo e que esta momentaneamente em posse de algu?m.
Atividade I: Conversa Inicial
Dura??o: aproximadamente 10 min
O professor dever? iniciar suas aulas com uma roda de conversa com seus alunos a respeito do tema passe: porque ? t?o dif?cil passar? Porque todos querem estar com a bola? Quais os problemas podem ser causados por algu?m que nunca passa a bola? N?o passar, ? algo prejudicial ou ben?fico para o coletivo?
Atividade II: Jogo do passo pra quem?
Dura??o: aproximadamente 20 min
O professor dever? pedir a seus alunos que se desloquem pela quadra e realizem passes com as m?os para qualquer colega, falando alto o pr?prio nome no momento de realiza??o do passe. O professor deve ir aumentando o n?mero de bolas, de 1 at? 5 bolas simult?neas. Feito isso, eles devem continuar se deslocando pela quadra, mas agora falando o nome do colega para quem est?o passando a bola e n?o mais o pr?prio nome. Novamente o professor ir? aumentando o n?mero de bolas em jogo. Os alunos poder?o no pr?ximo momento interceptar algumas bolas que n?o foram, a princ?pio, dirigidas a eles. Visando estimular o grupo a se esfor?ar na realiza??o da atividade, o professor pode propor desafios como por exemplo, marcar por quanto tempo conseguem trocar passes sem que nenhuma bola caia no ch?o.
Atividade III: Jogo dos 10 passes
Dura??o: Aproximadamente: 30 min
O professor dever? pedir que seus alunos se dividam em dois grupos. Um dos grupos ir? come?ar com a posse de bola e ter? o objetivo de trocar 10 passes sem deixar que o outro time intercepte a bola, ou que a mesma toque o ch?o. Caso isso aconte?a, a posse de bola passa para o outro grupo que inicialmente estava tentando interceptar a bola. A cada 10 passes completos se marca 1 ponto. O professor poder? ent?o propor algumas varia??es como diminuir o n?mero de passes para a pontua??o: 8, 6, 4... Ou ainda proibir a movimenta??o de quem esta com a posse de bola, ou seja, quando o jogador receber o passe ele deve ficar no mesmo lugar para realizar o pr?ximo passe.
Periodicamente o professor deve estipular o tempo de 1 min para que o time se re?na rapidamente e discuta suas estrat?gias, quais s?o os erros, o que n?o est? contribuindo com o jogo e o que o grupo pode fazer para resolver esses problemas.
O professor dever? ent?o espalhar 8 arcos (quantidade vari?vel de acordo com o espa?o) pela quadra e instaurar uma nova regra em que as finaliza??es, ou seja o ?ltimo passe, s? poder? ser recebido por algu?m que esteja com pelo menos um dos p?s dentro do arco.
Atividade IV: Queimada dos 4 cantos
Dura??o: aproximadamente ? 30 min
Nessa atividade o professor dever? pedir que seus alunos se dividam em dois grupos e que cada grupo se posicione em uma das metades da quadra. Atr?s das linhas de fundo e ao lado das linhas laterais estar? ? zona conhecida como cruza (o nome pode variar de acordo com a regi?o).
O objetivo maior dos jogadores de cada equipe ? queimar, isto ?, acertar, com uma bola macia, alguma parte do corpo de qualquer jogador advers?rio. Se este for queimado, vai para o cruza, ou seja, ele pode escolher se vai para a ?rea ao fundo do campo advers?rio ou para suas laterais. O jogo termina quando todos os jogadores de uma equipe forem queimados. Na figura abaixo, o time 1 esta prestes a vencer o jogo pois somente um jogador do time 2 n?o foi queimado, todos os outros j? est?o no ?cruza?.
? importante, tamb?m nessa atividade, que o professor interrompa periodicamente a atividade para que os alunos possam dialogar e tentar resolver os problemas percebidos. Essa ? uma vivencia em que o passar se mostra extr emamente necess?rio para o sucesso da atividade e geralmente aquele grupo que passa melhor tem mais ?xito.
Dura??o: aproximadamente ? 10 min
Conversar com os alunos a respeito de quais rela??es podem ser feitas entre as situa??es vivenciadas no jogo e situa??es que vivemos fora da quadra. Ou seja, se eles conseguem pensar em algum momento em que, por n?o se conseguir abrir m?o de algo que ? valioso prejudica-se o coletivo.