Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como nosso corpo funciona? - Diabetes

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a relação da insulina com a glicose. Compreender o mecanismo de desencadeamento da diabetes. Conhecer os tipos de diabetes. Conhecer medidas de prevenção a esta doença. Compreender o papel do pâncreas no corpo humano.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema endócrino. Enzimas. Mecanismo chave-fechadura. Carboidratos, lipídios e demais componentes importantes para a vida.

Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/atividade.gif

Existem algumas substâncias que são de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano. Entre elas a insulina e a glicose, intimamente relacionadas com uma doença chamada diabetes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/labinformatica.png

No recurso educacional sugerido do Portal do Professor, podemos entender como a insulina está relacionada com a glicose e com o funcionamento do organismo.

  Insulina

Outros recursos da internet podem ilustrar parte do metabolismo onde a insulina está envolvida. Esta animação mostra o processo desencadeado pela insulina, para capturar a glicose. http://www.fisiologia.kit.net/main/insulina.swf
Neste endereço há mais informações da ação da insulina no pâncreas. http://www.fisiologia.kit.net/fisio/endocrino/3.htm  
E este endereço trabalha diversas questões relacionadas à diabetes, insulina e glicose no organismo. http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2000/insulina/diabete.htm
Esta webquest trabalha a questão da alimentação e sua importância para o bom funcionamento do organismo. Proponha aos alunos a resolução das tarefas planejadas no endereço a seguir: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=441#tarefa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/atividadecomplementar.gif

Em sala de aula
Promova uma discussão com seus alunos sobre a importância dos bons hábitos alimentares na prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão. De que maneira a alimentação está envolvida com o desencadeamento destas doenças? Que hábitos alimentares são nocivos à saúde? Que práticas são importantes para o bom funcionamento do organismo?
Após a discussão, divida a turma em pequenos grupos, com a tarefa de realizarem uma campanha de prevenção à diabetes, hipertensão e obesidade. Eles poderão desenvolver esta campanha utilizando diversos meios, tais como: cartazes, jornais, panfletos, programa de áudio vinculado a um podcast, programa teatralizado simulando um telejornal, entre outros.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/avaliacao.png
A avaliação desta aula pode ser feita pela produção da campanha de prevenção. Sugerimos que o professor observe critérios como a criatividade do aluno, a pertinência do conteúdo apresentado e o envolvimento dos integrantes do grupo durante a preparação e apresentação dos trabalhos.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Insulina Animação/simulação

Avaliação

A avaliação desta aula pode ser feita pela produção da campanha de prevenção. Sugerimos que o professor observe critérios como a criatividade do aluno, a pertinência do conteúdo apresentado e o envolvimento dos integrantes do grupo durante a preparação e apresentação dos trabalhos.