Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um troca-troca R$eal?

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brandão dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

     ◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil.
     ◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país.

Duração das atividades

50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     ◦Noções sobre o Sistema Monetário Brasileiro.
     ◦Aula do Portal do Professor “Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?”

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

     O professor traz para a sala algumas notas de R$1,00 e pergunta quem tem uma cédula desta em casa.
     Muitos alunos poderão dizer que têm esta nota em casa e, alguns até, em sua carteira.
     O professor, conta que estas cédulas são as últimas que estarão circulando no nosso país. Elas deixaram de ser fabricadas e deixarão de circular em breve, sendo substituídas por moedas do mesmo valor.
     A turma percebe, então, que tem em mãos uma cédula que daqui a algum tempo não será mais utilizada, mas fará parte da história do nosso dinheiro e enriquecerá a coleção de notas e moedas antigas de muitos colecionadores.
     Analisando a nota de R$ 1,00, a turma perceberá, com a orientação do professor, que num lado da cédula há um rosto que significa a República e, no outro lado, há o beija-flor, pássaro típico do nosso continente e muito encontrado no Brasil.

2ª momento:

     O professor sugere, então, a observação de outras notas da família do Real para a descoberta dos símbolos utilizados.
     Após a análise das cédulas, a turma sistematiza com recorte e colagem, as notas da família do Real. Faz o levantamento também de outros animais que poderiam estar representados em nossas cédulas.

3ª momento:

     O professor distribui o impresso do Jornal “O Globo” de 28 de junho de 2009.
Caderno de Economia.

     A partir da leitura e análise da linha de tempo com o troca-troca de moedas, a turma resolverá as seguintes questões:

     a) Qual a moeda que teve a maior duração? Quanto tempo durou?
     b) Que moeda voltou mais de uma vez a circular no Brasil?
     c) Que moedas tiveram a duração mais curta? Durante quanto tempo circularam?
     d) Qual foi nossa primeira moeda? Quanto tempo circulou?
     e) Há quanto tempo o Real circula no Brasil?
     f) O Real é mais velho ou mais novo que você? Quanto tempo?
     g) Que moeda surgiu após o Cruzeiro e antes do Cruzado Novo?

Avaliação

     O professor entrega a cada aluno dois pedaços de papel representando duas cédulas em branco.
     Pede aos alunos que representem uma cédula que não circule mais no Brasil, outra que seja utilizada atualmente e que apresentem para a turma suas cédulas, dando as informações necessárias.