Portal do Professor

Início do Conteúdo

X ou CH?

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poder?o aprender que existem algumas palavras de nossa l?ngua que apesar de terem o mesmo som, s?o escritas de maneiras diferentes; algumas com X e outras com CH. Isto ocorre porque existem regras ortogr?ficas e ? importante conhecer estas regras para poder respeit?-las. Os alunos poder?o tamb?m conhecer mais profundamente um dicion?rio. Ressaltamos que, estas s?o aulas que podem ser utilizadas com alunos que tenham Dislexia, pois estas pessoas possuem maiores dificuldades com este tipo de regras ortogr?ficas. Pelo fato do recurso conter imagens e a escrita das palavras pode haver uma facilita??o da aprendizagem e de maneira l?dica.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 02 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados, mas ? importante que os alunos j? estejam alfabetizados para que possam entender a exist?ncia de regras ortogr?ficas.

Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas nestas aulas serão:

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens de Chaves (Fig.1) e  Xuxa (Fig.2), que são artistas muito conhecidos, principalmente entre as crianças. Após mostrar a imagem de cada um deles, pedirá que escrevam seus nomes. Provavelmente algum aluno perguntará com que letra se escreve Xuxa e/ou com que letra se escreve Chaves. Então poderá introduzir a temática da aula, enfatizando que apesar algumas palavras terem o mesmo som não são escritas da mesma forma, com as mesmas letras, como é o caso do exemplo acima (Xuxa e Chaves). Poderá enfatizar que em todas as línguas, não somente na Língua Portuguesa, existem regras para a escrita das palavras e estas precisam ser conhecidas e seguidas! Feito isto, o professor deverá apresentar o recurso de vídeo, postado abaixo, aos alunos que ilustra isto muito bem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1385/imagens/chaves.jpg

Figura 1 - Imagem do Personagem Chaves. Disponível em: http://br.geocities.com/pensamentoadolescente/chaves.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1385/imagens/xuxa2.jpg

Figura 2 - Imagem de Xuxa. Disponível em: http://fabiaolima.files.wordpress.com/2008/04/xuxa31.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009.

 

Recurso:

O recurso é um episódio do programa “Orto e Grafia”, apresentado pela TV Escola, que por meio do teatro de bonecos, ensina a grafia correta de algumas palavras grafadas com -X e com –CH.
 

 


 
Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/mec_558/me001155.wmv

 

Atividade 1

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos se havia alguma palavra no diálogo entre as personagens do recurso que eles não conheciam. Assim, o professor poderá auxiliá-los a procurar a palavra desconhecida no dicionário para saber qual é o seu significado.

Sugestão: os alunos poderão, em conjunto, formarem um glossário (o professor deverá explicar qual a diferença entre glossário e dicionário) com todas as palavras que eles tiveram dificuldade na apresentação do recurso.


Atividade 2

Nesta atividade, os alunos poderão através dos links abaixo ler algumas histórias infantis de Ruth Rocha (em cada link há uma história de Ruth Rocha e o professor poderá previamente dividir os alunos em pequenos grupos para que cada grupo leia uma das histórias elencadas nos links abaixo) e fazer uma lista de palavras que são escritas com X e CH e depois socializar com os demais grupos, já que nem todos os alunos lerão a mesma história. Assim, esta atividade tem o objetivo de levar os alunos a conhecer as histórias de Ruth Rocha e nelas selecionar as palavras com as grafias X e CH, maximizando a possibilidade de aumentar o repertório de conhecimento de palavras dos alunos. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1385/imagens/rute.jpg

Figura 3- Imagem de uma das histórias de Ruth Rocha. Disponível em: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm Acesso em: 30. Dez. 2008. 

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm  "Meus lápis de cor são só meus".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm  "Bom dia, Todas as cores!".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_06.htm  "A escolinha do mar".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_14.htm  "As coisas que a gente fala".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_10.htm  "Gabriela e a Titia".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/o-menino-que-quase-virou-cachorro.php  "O menino que quase virou cachorro".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/a-arca-de-noe.php  "A arca de Noé".


http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/faca-sem-ponta-galinha-sem-pe.php  "Faca sem ponta Galinha sem pé".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/faz-muito-tempo.php  "Faz muito tempo".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/davi-ataca-ao-outra-vez.php  "Davi ataca outra vez".

 

Atividade 4


Neste momento o professor deverá pedir aos alunos que eles elaborem um texto, uma história infantil, por exemplo, contendo palavras com som de X ou CH. Terão como inspiração as histórias que acabaram de ler da escritora Ruth Rocha.
Feito isto, os alunos deverão verificar a escrita destas palavras (que escreveu na história) no dicionário. Para o enriquecimento da elaboração da história, os alunos poderão confeccionar desenhos ou então procurar imagens para ilustrar suas histórias em revistas, jornais ou mesmo na internet, se houver esta possibilidade.

Sugestões

É importante que o professor fique por dentro das mudanças das regras ortográficas que entraram em vigor no dia primeiro de janeiro de 2009. Através do site indicado abaixo poderá conhecer tais mudanças. Uma outra sugestão é que o professor verifique se há alguma palavra nas histórias de Ruth Rocha que mudaram a escrita e então alertar os alunos para isso!

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936903-5604,00.html
 

Aulas Publicadas no Portal do Professor que versam sobre a Escrita de Textos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491  

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Achado V?deo

Recursos Complementares

Dicion?rios e Internet.

Avaliação

O professor poder? fazer avalia??es em todos os momentos das atividades, principalmente a partir da escrita do texto e no momento da verifica??o das palavras no dicion?rio.