Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Sistema Solar

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poder?o aprender com estas aulas, por meio de uma simula??o visual e l?dica, conceitos sobre o Sistema Solar.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 2 Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados com os alunos.

Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- Aula Interativa;
- Aula Conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática. 

 

Atividade 1

Estando os alunos organizados (em duplas ou trios) no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.

 

 

Link do Recurso no Portal do Professor: recursos/mec_2254/Sistema%20Solar.swf

data/img-2

  Figura 1- Imagem do Recurso. 

O recurso é uma animação/simulação que trabalha conceitos sobre o Sistema Solar. Além disso, faz comparações entre os planetas, por meio de anotações de suas principais diferenças.

É importante que o professor acompanhe os alunos na exploração do recurso, para verificar se estão conhecendo-o da melhor maneira possível, isto é, lendo atentamente as frases do recurso, que explicam o que é o Sistema Solar e as informações importantes sobre o mesmo.
O usuário do recurso, neste caso o aluno, é quem o comanda, avançando ou retrocedendo para as telas que contém as informações sobre o tema do recurso, por meio de uma seta  como a desta imagem: data/img-3

Destacamos que, é importante que os alunos vejam a simulação quantas vezes desejarem para que possam realmente entender o que ele se propõe - conhecer o Sistema Solar.

Atividade 2

Em seguida, o professor deverá propor aos alunos que eles façam uma pesquisa na internet, bem como em livros didáticos, e respondam a seguinte pergunta: Como é constituído o Sistema Solar?
 

data/img-4

Figura 2 – Imagem do Sistema Solar. Disponível em: http://www.bomconselho.com.br/content/projetos/2007/lidia/5/livro_b/sistema%20solar.jpg  Acesso em: 15. Dez. 2008.

 

O professor poderá sugerir alguns links para que os alunos façam a pesquisa em sites da internet, tais como:

http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm  Neste site os alunos vão encontrar, em uma linguagem bem simples e lúdica, um pouco dos assuntos sobre Astronomia, conhecendo o Sistema Solar e seus planetas.

http://br.geocities.com/ielcinis/  Neste site os alunos poderão fazer uma “viagem” pelo sistema solar. Há links no site em que ao clicar o aluno poderá ver imagens e vídeos sobre o assunto.

http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm  Este site traz algumas discussões mais aprofundadas sobre o assunto do sistema solar, porém, pode ser utilizado para crianças menores ficando restrita a primeira parte, antes do tema: “Planetologia Comparada”.

http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml  Neste site os alunos poderão conhecer mais profundamente cada planeta.


http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/nineplanets.html  Neste site os alunos também poderão conhecer os planetas do Sistema Solar.

Atividade 3

Após a realização da pesquisa sugerida aos alunos, o professor deverá promover uma discussão de forma que todos os alunos (as duplas ou trios) possam expor o que aprenderam tanto na pesquisa realizada, como no recurso explorado.  

Sugestão:

Uma sugestão é que os alunos se sentem  como se fossem o sistema solar - cada dupla como se fossem um planeta, o professor poderá circular entre eles (na órbita) e perguntar a cada dupla/planeta quem são eles (de forma que os alunos expliquem). A órbita poderá ser desenhada com giz no chão ou com fita adesiva. Assim, poderão através de uma atividade lúdica expor a formação do Sistema Solar. A imagem a seguir pode servir de guia para o professor e seus alunos na formação do posicionamento destes últimos. Uma outra sugestão é que o professor fotografe os alunos posicionados formando o Sistema Solar para que depois possam comparar a imagem a do Sistema Solar a seguir e a deles formando a imagem a seguir.

 

data/img-5

Figura 3 - Imagem sobre a formação do Sistema Solar. Disponível em: http://br.geocities.com/rita2001br/ss3.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Sistema solar Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Internet e livros de Ci?ncias.

Avaliação

? importante que a avalia??o ocorra em todos os momentos das aulas. No entanto, o pr?prio recurso apresenta atividades que podem servir como um instrumento para avalia??o do conte?do ? s? o aluno selecionar o link ?Fazer o Exerc?cio?.