Cl?udia Regina M.G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
? Conscientizar que a luta contra o preconceito racial ? responsabilidade de todos;
? Identificar alguns instrumentos de desnaturaliza??o das desigualdades raciais;
? Reduzir as desigualdades e promover a igualdade ?tnico-racial.
N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vios.
CONTEXTUALIZA??O: Apontamentos te?ricos
De acordo com os Par?metros Curriculares Nacionais (PCN?s), a escola ? um espa?o privilegiado para a promo??o da igualdade e a elimina??o de toda forma de discrimina??o e racismo, por possibilitar em seu espa?o f?sico a conviv?ncia de pessoas com diferentes origens ?tnico-raciais, culturais e religiosas.
Dessa forma, acreditamos que com as discuss?es e pr?ticas pedag?gicas bem elaboradas, ? poss?vel combater o preconceito racial que existe, sim, na escola. Ent?o, a proposi??o dessas aulas se justifica nos pressupostos mencionados anteriormente.
Professor essa aula possui um car?ter interdisciplinar devido a abrang?ncia e a complexidade da tem?tica tratada, portanto sugerimos o di?logo com as seguintes ?reas de saber (Biologia, Sociologia, Hist?ria, Artes, dentre outras).
Motiva??o: V?deo ? Racismo e Educa??o
Aten??o: As imagens (1,2,3,4,5 e 6) est?o dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YuPBmKFMFfU&feature=related
Imagem 1: Cena do filme
Imagem 2: Cena do filme
Professor, para iniciar a conversa com seus alunos acerca do preconceito racial, sugerimos a veicula??o de um v?deo intitulado Racismo e Educa??o, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=YuPBmKFMFfU&feature=related.
Imagem 3: Cena do filme
Imagem 4: Cena do Filme
O v?deo ajudar? na condu??o mais eficaz das outras atividades que comp?em a aula.
Com o t?rmino do v?deo o professor dever? levantar a discuss?o de algumas quest?es que ser?o mencionadas logo abaixo:
&n bsp; Imagem 5: Cena do filme
Imagem 6: Cena do filme
Quest?es para discuss?o e reflex?o:
? O v?deo mostra uma situa??o que ocorre na vida real?
? Voc?s j? presenciaram alguma situa??o de preconceito racial? Qual (is)?
? Se n?o, qual (is) seriam mais comuns?
? Quais as representa??es negativas em rela??o ao negro? E as positivas?
ATIVIDADE 1: Din?mica ? ?Casos e Acasos? ? adaptada do Manual do Multiplicador: adolescente. Vide refer?ncia nos recursos complementares.
Professor, essa atividade ter? como objetivo encorajar os adolescentes a buscarem solu??es decisivas para as situa??es de preconceito racial e atitudes discriminat?rias da vida real.
O que ir? precisar: Sala ampla e confort?vel que permita a forma??o de grupos, folhas de papel-sulfite e folhas com situa??es descritas.
O que voc? dever? fazer
1. Dividir a turma em grupos de cinco participantes.
2. Entregar para cada grupo uma descri??o de uma situa??o diferente, para que o grupo discuta e tome uma decis?o a respeito.
3. Solicite o grupo a desenvolver as seguintes atividades na folha de papel-sulfite
? Apontar as a??es e/ou atitudes discriminat?rias, bem como as conseq??ncias desvantajosas para o discriminado para cada uma das situa??es propostas.
? Identificar uma ?nica decis?o para o caso.
Pontos para discuss?o:
a) A decis?o tomada pode ter consequ?ncias graves?
b) Dificuldade (s) para tomar a decis?o? Por qu??
c) Fazer uma compara??o com outras a??es discriminat?rias presenciadas no ambiente escolar.
d) Qual (is) o(s) crit?rio(s) utilizado(s) para tomar(em) tal (is) decis?o (?es)?
Exemplos de situa??es:
Situa??o 1:
Situa??o 2:
?Brancos ganham em m?dia 40% a mais do que negros ou pardos com a mesma faixa de escolaridade.?
&nbs p; Situa??o 3:
?Jo?o ? um vendedor de uma loja de eletro-eletr?nicos, 28 anos, casado, pai de tr?s filhos. Se autoclassifica como negro. Trabalha nessa loja h? cinco anos. Ingressou como fiscal de sal?o (seguran?a) e trabalhou durante dois anos nessa fun??o e trabalhava, h? tr?s anos, como vendedor. No momento da entrevista, a loja passava por uma reestrutura??o em termos de perfil de consumidor - estavam optando por vender mercadorias mais caras ? e havia uma discuss?o em torno do perfil de Jo?o para continuar trabalhando. Agora que o subgerente saiu foi que ele me falou que eles queriam me mandar embora por eu n?o alcan?ar o perfil da loja. Eu n?o me enquadro ao perfil da loja porque sou negro e sou alto. N?o pela altura e sim por eu ser negro (...) Eles est?o procurando atingir um p?blico que n?o pode ter um negro pra ficar atendendo essas pessoas.?
Situa??o 4:
?? dia 20 de Novembro. Dia da Consci?ncia Negra! O professor de L?ngua Portuguesa solicita que as crian?as procurem o significado de brancos e negros no dicion?rio. Um grupo de crian?as vai ao dicion?rio, procura e encontra as seguintes defini??es:
Branco: ?Brilhante. Da cor da neve, do leite, da cal. Alvo, claro, transl?cido. Homem de pele clara. Sem m?cula, inocente, puro, c?ndido, ing?nuo. Pessoa de alto n?vel social. Incapacidade de recordar-se de algo?.
Negro: ?De cor preta. Diz-se de indiv?duo de etnia ou ra?a negra. Sujo, encardido, preto. Muito triste. Melanc?lico, funesto, lutuoso. Maldito, sinistro. Perverso, nefando. Escravo. Trabalhar como um negro?. Trabalhar muito.?
(Fonte: FERREIRA. Aur?lio Buarque de Holanda. Novo Aur?lio S?culo XXI: o Dicion?rio da L?ngua Portuguesa. 3?ed. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1999)
O professor teve uma atitude silenciosa a tais quest?es. Dizendo que as mesmas n?o tinham rela??o com o contexto da aula.?
Situa??o 5:
?J?lio, 38 anos, m?dico ortopedista, retrata que sempre ao atravessar a rua com o sinal fechado ouve o som das portas dos carros se trancando.?
Situa??o 6:
?Alex, 42 anos, morador em um condom?nio de luxo no interior de Minas Gerais. Sempre que duas ?velhinhas? o encontram no elevador social do pr?dio dizem: - Como filho? Voc? n?o deveria entrar pelo de servi?o? N?o... eu sou propriet?rio e vizinho de uns dos apartamentos.?
Professor, de acordo com o conhecimento das turmas em que trabalha, em rela??o a valores, preconceitos e estere?tipos raciais, voc? poder? acrescentar ou adaptar diversas situa??es vivenciadas em sala de aula.
ATIVIDADE 2:
Ap?s as discuss?es da atividade 1 o professor pode utilizar a m?sica intitulada Il? para somar composi??o: Valmir Brito; Armandinho ?ras; Levis Menezes . Caso o professor n?o tenha acesso ao ?udio pode utilizar o v?deo clip dispon?vel em:
http://ile_aiye.hipermusicas.com/ile_para_somar/
Agora apresente ? turma a letra da m?sica:
Sem fac??es,
Sem transmuta??o da cor, sem l?grimas nem dor
N?o h? submiss?o da ra?a pirra?a pirra?a...
Sem l?grimas, nem dor
S? mesmo o criador
Se v? o passado o tempo levou
Hoje a express?o do negro
? s? amar
Hoje a express?o do negro e liberdade
? certo futuro vai estar no presente
Um militante ex-n?o combatente
Um dissidente negro traidor
Saudades daqueles
Que n?o voltam atr?s
Sem dividir seremos sempre mais
Sem dividir esse meu eu ser? voc?
Adoro il?, tenho orgulho il?
? o mais pleno e invulgar respeito
Na sua trajet?ria
Tornou-se um monumento
Irreverente dessa nossa hist?ria
Il? il? il? il?
Aiy?
Observa??o: Por meio dessa atividade l?dica, o professor poder? difundir, al?m da m?sica, as diversas formas de manifesta??es da cultura negra em nossa sociedade, tais como: brincadeiras, movimentos sociais, esportes, dentre outras, visando agregar todos na luta contra as formas discrimina??es raciais no contexto escolar.
Pontos para discuss?o:? As contribui??es da popula??o negra para a constitui??o do povo brasileiro.
? O ?mito da democracia racial?, ou seja, reconhecer a exist?ncia do racismo no Brasil e a necessidade de valoriza??o e respeito aos negros.
? O que a m?sica que dizer no trecho: ?N?o h? submiss?o da ra?a pirra?a pirra?a...??
? No trecho ?Sem dividir seremos sempre mais? o professor pode abordar as quest?es de marginaliza??o e exclus?o dos negros.
? ?Sem dividir esse meu eu ser? voc??, o professor deve enfatizar os diversos aspectos da hist?ria da cultura que caracteriza a forma??o da popula??o brasileira.
Lembre-se: O professor poder? abordar outras express?es e/ou trechos da m?sica ? medida que achar pertinente.
Professor, para o fechamento da atividade e relacionamento com as demais, discuta com os alunos o significado de algumas express?es e relacione com o cotidiano dos alunos, as situa??es relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos do cidad?o negro quanto no conv?vio na sociedade.
? Professor, na tentativa de afirmar a diversidade ?tnico-racial no espa?o escolar, procure levantar quest?es relativas a essa tem?tica nesse espa?o. Tal abordagem poder? ser auxiliada com a provoca??o da campanha intitulada Onde voc? guarda seu racismo? Tal campanha representa uma iniciativa de 40 institui??es da sociedade civil que tem promovido ?Di?logos contra o racismo? como forma de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade. Voc? encontrar? mais informa??es no site: www.dialogoscontraoracismo.org.br
? Do ponto de vista legal ? uma exig?ncia que os curr?culos do ensino fundamental e m?dio em escolas p?blicas e/ou privadas de ensino dever?o incorporar em suas pr?ticas aspectos da cultura afro-brasileira e ind?gena (Lei 11.645/2008). Dispon?vel em: www.mec.gov.br/legisla??o - Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDB/96). Artigo 26A.
? BRASIL. Minist?rio da Sa?de. Coordena??o Nacional de Doen?as Sexualmente Transmiss?veis e AIDS. Manual do Multiplicador: adolescente. Bras?lia: Minist?rio da Sa?de, 1997.
Sugest?es para os professores e os alunos:
1. V?deos institucionais: Estere?tipos, Preconceitos e Discrimina??o Racial? Narciso Rap. Produ??o: Paulo Boccato, Renata Moura. Brasil. 2003. 18`. V?deo. Narciso, um garoto negro de periferia, ganha uma l?mpada m?gica e pede ao g?nio para ser visto branco pelos brancos e negro pelos negros. Dispon?vel em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1577
? Vista minha pele. Produ??o: CEE RT ? Centro de Estudos das Rela??es de Trabalho e Desigualdades. Brasil. 2003. Parte 1 ?v?deo Vista Minha Pele ? 23?31; parte 2 ? Depoimentos ? 26?00. ? um v?deo destinado ? discuss?o sobre racismo e preconceito racial. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=4s3KwWN5Dbc
2. M?sicas para discuss?o sobre racismo e preconceito
? ?Haiti?, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. 1993. Letra dispon?vel em: http://www.consciencia.net/2003/09/06/haiti.html
? ?TXAI?, de Milton Nascimento. CD Txai. 1990. Letra dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/miltonnascimento/848350/
Professor, ao decorrer das atividades propostas, sugerimos alguns crit?rios avaliativos a serem observados, tais como:
? Participa??o efetiva nas discuss?es e reflex?es acerca do v?deo, da din?mica e da m?sica;
? Colabora??o durante o trabalho em grupo;
? Participa??o na atividade ?Casos e acasos?, colabora??o com o grupo e envolvimento nas a??es necess?rias;
O professor observar? a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ao preconceito racial.