Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geometria: criando com TANGRAN

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a habilidade de ouvir história;

criar objetos a partir do TANGRAN;

registrar através do desenho.


Duração das atividades

3 momentos de aproximadamente 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve assegurar-se de que as crianças já conhecem as formas geométricass.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Na roda de conversa contar a história de uma princesa chinesa que tinha um espelho de forma quadrada que ela gostava muito e o usava diariamente. Um dia, um de seus súditos fazendo a limpeza do quarto da princesa, quando limpava o espelho cuidadosamente, este escorregou e caiu de suas mãos quebrando-se em sete pedaços. O moço ficou muito nervoso e preocupado sabendo o quanto aquele espelho era importante para sua princesa. Muito preocupado juntou todos os pedaços e tentou montar novamente o espelho.

undefined

A professora deverá trazer para a sala um quadrado feito de papel laminado para dar a idéia do espelho e um outro em pedaços formando o TANGRAN e deixar o quadrado que representa o espelho inteiro cair na hora em que esteja contando a história e imediatamente trocar a peça inteira pelas peças do TANGRAN.

2º Momento:

Após a história, perguntar aos alunos o que eles fariam com os pedaços do espelho. Ouvir o que as crianças irão propor e registrar as propostas. Perguntar ainda com que cada pedaço do espelho se parece. Se for necessário, a professora deve fazer intervenções possibilitando que as crianças conheçam os nomes de cada forma e não se esquecer de perguntar se todas as formas são iguais, fazendo questionamentos.

3º Momento:

Ainda na roda, orientar as crianças sobre a atividade seguinte. Mostrar o TANGRAN montado e em seguida desfazer o quadrado e perguntar para as crianças o que seria possível criar com aquelas formas (quadrado, triângulos e losângulo).

Conduzir as crianças à mesa e entregar a cada uma delas, uma folha de papel ofício e um TANGRAN. E conforme foi orientado na roda, cada criança deverá criar o que quiser com suas peças. O professor pode aproveitar o tema que está estudando e combinar com as crianças para que montem algo relacionado. Por exemplo, se o grupo estiver estudando animais, o professor pode solicitar às crianças que formem animais com as peças do tangran recebidas. Depois cada criança apresenta para o grupo o objeto representado e fala um pouco sobre ele.

undefined

Disponível no site Loucos Por Matemática.


Avaliação

Avaliação:

A professora deverá observar:

O envolvimento das crianças enquanto ouve a história, que tipos de objetos conseguiram representar com as peças do tangran e como se encontra o nível de desenho e cada criança.