TELEMACO BORBA - PR
WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF
Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino M?dio
Sociologia
Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
No??es b?sicas de sociologia, compreendendo o surgimento da sociologia e a import?ncia dos estudos de sociologia para nossa vida.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
No??es sobre aliena??o e ideologia.
Estratégias e recursos da aula
Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.
Atividade 1
Solicite aos estudantes que observem estas imagens da HQ de Antônio Eder:
Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona?
Quais as reações do personagem?
Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?
Convite os alunos a conversarem com os colegas ao seu lado
Após estas discussões iniciais, vamos refletir:
Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos?
Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade?
Que ciência explica a realidade, a sociedade?
Solicite que os alunos registrem as discussões e reflexos em seu caderno.
Atividade 2
Professor faça uma breve retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, de tal forma que o estudante perceba como as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabeleça uma relação com as discussões anteriores.
Levantados os dados com a turma, procure identificar os pontos chaves que nortearão a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
O que é Sociologia?
Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade?
Quais os principais teóricos da Sociologia?
A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?
Atividade 3
Inicie as atividades orientando os alunos que os vídeos selecionados têm o objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil.
Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma reveja suas anotações do caderno, no sentido de verificar como a construção de conceitos foi se alterando à medida que estudamos este tema.
Sugerimos que os estudantes elaborem um texto argumentativo, procurando sugerir soluções ou alternativas para que o estudo da sociologia traga contribuições para o desenvolvimento do senso crítico no aluno. Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a realidade social.
Atividade 6:
Proponha aos alunos a construção de um painel, para ser afixada no edital da escola, com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
Recursos Complementares
Acesse o site oficial de seu estado para analisar as diretrizes curriculares que norteiam o ensino de Sociologia no Ensino M?dio.
Avaliação
A avalia??o ser? realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a forma??o de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ? supera??o de id?ias do senso comum para a dimens?o sociol?gica. O professor acompanhar? fazendo leitura das produ??es dos estudantes, sugerindo as interven??es necess?rias, incentivando leituras e a retomada de conte?dos, se necess?rio.