Portal do Professor

Início do Conteúdo

Introdu??o a Sociologia

Autor e Co-autor(es)

ROSANGELA MENTA MELLO imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

No??es b?sicas de sociologia, compreendendo o surgimento da sociologia e a import?ncia dos estudos de sociologia para nossa vida.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es sobre aliena??o e ideologia.

Estratégias e recursos da aula

 

data/img-1

 

Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.

 

data/img-2

 

 

Atividade 1

 


Solicite aos estudantes que observem estas imagens da HQ de Antônio Eder:
 

data/img-3

Fonte: http://veresaber.zip.net/images/casulo01.gif

 

Vamos discutir:

  • Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
  • Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona?
  • Quais as reações do personagem?
  • Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?

 

Convite os alunos a conversarem com os colegas ao seu lado

 

Após estas discussões iniciais, vamos refletir:

  • Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos?
  • Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
  • Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade?
  • Que ciência explica a realidade, a sociedade?

 

Solicite que os alunos registrem as discussões e reflexos em seu caderno.

 

  data/img-4

 

 

 Atividade 2

 

 

Professor faça uma breve retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, de tal forma que o estudante perceba como as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabeleça uma relação com as discussões anteriores.


data/img-5

 

Levantados os dados com a turma, procure identificar os pontos chaves que nortearão a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
 

  • O que é Sociologia?
  • Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade?
  • Quais os principais teóricos da Sociologia?
  • A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?

 

data/img-6

 

 

 Atividade 3

 

 

Inicie as atividades orientando os alunos que os vídeos selecionados têm o objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil.

Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ

 

 

 Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=RC7m-hQb9IE

 

Assista aos vídeos com seus alunos e em grupos sugira as seguintes questões para análise:

  • O que é sociologia
  • Como surgiu a Sociologia? O que provocou o seu surgimento?
  • Qual a importância de Augusto Conte para a Sociologia?
  • O que é pensar sociologicamente? Qual a sua importância?
  • A que interesse a Sociologia atendeu, inicialmente, no Brasil?

 

Solicite aos alunos que anotem as reflexões em seu caderno. Esta atividade poder ser realizada em grupos.

 

 

Atividade 4

 

 

data/img-7

 

 Para o Professor:

 

 

Para os estudantes:

 

 

data/img-14

 

 

Atividade 5:

 

 

  • Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma reveja suas anotações do caderno, no sentido de verificar como a construção de conceitos foi se alterando à medida que estudamos este tema.
  • Sugerimos que os estudantes elaborem um texto argumentativo, procurando sugerir soluções ou alternativas para que o estudo da sociologia traga contribuições para o desenvolvimento do senso crítico no aluno. Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a realidade social.
     

 

data/img-15

 

 

Atividade 6:
 

 

 

  • Proponha aos alunos a construção de um painel, para ser afixada no edital da escola, com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.
     

 

data/img-16

 

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.

Recursos Complementares

Acesse o site oficial de seu estado para analisar as diretrizes curriculares que norteiam o ensino de Sociologia no Ensino M?dio.

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a forma??o de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ? supera??o de id?ias do senso comum para a dimens?o sociol?gica. O professor acompanhar? fazendo leitura das produ??es dos estudantes, sugerindo as interven??es necess?rias, incentivando leituras e a retomada de conte?dos, se necess?rio.