Portal do Professor

Início do Conteúdo

Porcentagem e Reciclagem

Autor e Co-autor(es)

Lutécia Gasparoto imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender noções básicas sobre porcentagem e como aplicá-las em atividades de educação ambiental.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Frações, regra de três e proporcionalidade.

Estratégias e recursos da aula

Cálculos com porcentagem são necessários no cotidiano da maioria das pessoas. O objetivo dessa aula é oferecer aos alunos a oportunidade de aprender conceitos básicos por meio de cálculos simples em uma situação do cotidiano que desperte o seu interesse e que apóie a conscientização dos alunos sobre a importância de  participar da preservação do meio-ambiente, mais especificamente com relação ao destino correto do lixo.

O ponto de partida sugerido é apresentar aos alunos os dois símbolos que serão utilizados nessa atividade e discutir a presença desses símbolos no seu cotidiano.

Que relações os alunos estabelecem quando enxegam o símbolo da reciclagem? Eles encaminham o lixo para o destino adequado? Será que eles fazem isso da maneira correta?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/150px-Recycling_symbol.svg.png

Fig. 1 - Símbolo internacional que representa a reciclagem.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

E o símbolo da porcentagem, é familiar? Em que situações ele está presente na vida dos alunos? 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/percent.png

Fig. 2 - Símbolo que representa porcentagem, utilizado a partir do século XVIII.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/%25

É importante ampliar a aplicação do conceito de porcentagem para além da questão do consumo e ajudar os alunos a construir um conceito geral, aplicável em diversas situações, como por exemplo a da reciclagem, atividade que atualmente faz parte da cidadania.

Aprendendo sobre a Reciclagem
O Portal do Professor disponibiliza um Objeto de Aprendizagem que permite aos alunos aprender sobre a reciclagem e o destino correto do lixo.
A atividade possui o formato de jogo e os jogadores ganham pontos conforme acertam o destino de cada tipo de resíduo.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/jogoReciclagem.jpg

Fig. 3 - Imagem do Objeto de Aprendizagem: Jogo da Reciclagem.

Jogo da reciclagem
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14736/jogo_da_reciclagem.swf

É importante que os alunos criem suas próprias tabelas de reciclagem conforme as cores. Anotações realizadas durante o jogo podem ajudar nessa atividade. As cores padronizadas são:

Lixeira Amarela: Metais
Lixeira Vermelha: Plástico
Lixeira Azul: Papel e Papelão
Lixeira Verde: Vidro

Na opinião dos alunos, qual seria a proporção de pessoar que separam o lixo? De que forma essa quantidade poderia ser representada?

Para que serve a Porcentagem?

Além de juros e descontos no cormércio - associação comum quando se fala em porcentagem - , a porcentagem serve para representar partes ou porções de objetos ou ainda mostrar quais as chances de algo ocorrer.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/divporcento.jpg

Fig. 4 - Diferentes representações de partes de uma figura.

Fonte: Autor

O que é Porcentagem?

De uma forma simplificada pode-se apresentar a porcentagem como uma razão expressa com um denominador 100. Sua representação utiliza o símbolo %. Alguns exemplos que podem ser apresentados aos alunos, de acordo com as figuras anteriores:

1/2 = 50% pois se 100% representa a totalidade, 50% representa a metade.

1/4 = 25% pois 1/4 significa a quarta parte do todo e isso corresponde a 25/100.

Entre as operações mais comuns, estão a adição de uma determinada porcentagem, que por exemplo em uma compra é chamada de juro sobre o valor de um produto. E a subtração de uma porcentagem, que em uma compra seria o desconto sobre o preço inicial.

No caso da reciclagem, se apenas uma parte das pessoas separa o seu lixo, como por exemplo 20 pessoas de cada grupo de 100 pessoas, temos 20% de pessoas conscientes que agem corretamente.

Atividade Envolvendo Reciclagem e Porcentagem

A proposta é envolver os alunos em uma atividade que permita entender a porcentagem aplicada no contexto de um problema que faz parte do cotidiano de todos, como a reciclagem. Uma vez que a atividade com o objeto de aprendizagem e as discussões foram realizadas, os alunos já possuem um conhecimento inicial sobre a importância do destino correto de cada tipo de resíduo, pode-se  partir para uma atividade simples e prática que pode ser feita na escola.

1ª Situação: Pesquisa na Sala de Aula

A turma deve fazer um levantamento de quantos colegas da sala separam o lixo em casa. Após isso, deve ser feito um cálculo que mostra essa informação na forma de porcentagem. Se, por exemplo, em uma turma de 35 alunos apenas 5 separam o lixo, temos o seguinte cálculo, usando uma regra de três:

35 ------ 100% (30 alunos corresponde a 100%)
5 ------ X (a quanto corresponde 5?)

35X = 500%
X = 500% / 35
X = 14,3%

Isso significa que quase 15% dos alunos separa o lixo. Os alunos consideram a porcentagem encontrada na sua pesquisa adequada? O professor também pode incluir uma nova pergunta: Depois das atividades, quantos pretendem separar o lixo em casa? Isso poderia gerar novos cálculos.

2ª Situação: Pesquisa na Escola

Da mesma forma que foi feito na sala de aula, pode-se realizar uma pesquisa na escola, por turma e juntando todas as informações para encontrar a porcentagem de alunos que separa o lixo em toda a escola. A partir dos cálculos, os alunos podem solicitar apoio aos professores e colegas para iniciar uma campanha de conscientização.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Jogo da reciclagem Animação/simulação

Recursos Complementares

Como recurso complementar sugerimos que o professor apresente alguns vídeos sobre reciclagem para os alunos, como por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=9fNJdEwQno0. Uma reportagem que apresenta dados e informações importantes sobre reciclagem pode ser acessada no endereço: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250712.shtml.

Avaliação

Uma boa forma de avaliar essa atividade é pedir aos alunos que criem um mapa conceitual relacionando a separação dos resíduos e as porcentagens encontradas na atividade realizada sobre a reciclagem na escola. Com base nesses mapas o professor pode avaliar o aproveitamento dos alunos em vários aspectos, desde questões relacionadas aos conceitos até a sua aplicação. Pode-se usar programas como o Freemind para produzir mapas nos computadores da escola (http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page).