Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Cálculos com porcentagem são necessários no cotidiano da maioria das pessoas. O objetivo dessa aula é oferecer aos alunos a oportunidade de aprender conceitos básicos por meio de cálculos simples em uma situação do cotidiano que desperte o seu interesse e que apóie a conscientização dos alunos sobre a importância de participar da preservação do meio-ambiente, mais especificamente com relação ao destino correto do lixo.
O ponto de partida sugerido é apresentar aos alunos os dois símbolos que serão utilizados nessa atividade e discutir a presença desses símbolos no seu cotidiano.
Que relações os alunos estabelecem quando enxegam o símbolo da reciclagem? Eles encaminham o lixo para o destino adequado? Será que eles fazem isso da maneira correta?
Fig. 1 - Símbolo internacional que representa a reciclagem.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
E o símbolo da porcentagem, é familiar? Em que situações ele está presente na vida dos alunos?
Fig. 2 - Símbolo que representa porcentagem, utilizado a partir do século XVIII.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/%25
É importante ampliar a aplicação do conceito de porcentagem para além da questão do consumo e ajudar os alunos a construir um conceito geral, aplicável em diversas situações, como por exemplo a da reciclagem, atividade que atualmente faz parte da cidadania.
Aprendendo sobre a Reciclagem
O Portal do Professor disponibiliza um Objeto de Aprendizagem que permite aos alunos aprender sobre a reciclagem e o destino correto do lixo.
A atividade possui o formato de jogo e os jogadores ganham pontos conforme acertam o destino de cada tipo de resíduo.
Fig. 3 - Imagem do Objeto de Aprendizagem: Jogo da Reciclagem.
Jogo da reciclagem
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14736/jogo_da_reciclagem.swf
É importante que os alunos criem suas próprias tabelas de reciclagem conforme as cores. Anotações realizadas durante o jogo podem ajudar nessa atividade. As cores padronizadas são:
Lixeira Amarela: Metais
Lixeira Vermelha: Plástico
Lixeira Azul: Papel e Papelão
Lixeira Verde: Vidro
Na opinião dos alunos, qual seria a proporção de pessoar que separam o lixo? De que forma essa quantidade poderia ser representada?
Para que serve a Porcentagem?
Além de juros e descontos no cormércio - associação comum quando se fala em porcentagem - , a porcentagem serve para representar partes ou porções de objetos ou ainda mostrar quais as chances de algo ocorrer.
Fig. 4 - Diferentes representações de partes de uma figura.
Fonte: Autor
O que é Porcentagem?
De uma forma simplificada pode-se apresentar a porcentagem como uma razão expressa com um denominador 100. Sua representação utiliza o símbolo %. Alguns exemplos que podem ser apresentados aos alunos, de acordo com as figuras anteriores:
1/2 = 50% pois se 100% representa a totalidade, 50% representa a metade.
1/4 = 25% pois 1/4 significa a quarta parte do todo e isso corresponde a 25/100.
Entre as operações mais comuns, estão a adição de uma determinada porcentagem, que por exemplo em uma compra é chamada de juro sobre o valor de um produto. E a subtração de uma porcentagem, que em uma compra seria o desconto sobre o preço inicial.
No caso da reciclagem, se apenas uma parte das pessoas separa o seu lixo, como por exemplo 20 pessoas de cada grupo de 100 pessoas, temos 20% de pessoas conscientes que agem corretamente.
Atividade Envolvendo Reciclagem e Porcentagem
A proposta é envolver os alunos em uma atividade que permita entender a porcentagem aplicada no contexto de um problema que faz parte do cotidiano de todos, como a reciclagem. Uma vez que a atividade com o objeto de aprendizagem e as discussões foram realizadas, os alunos já possuem um conhecimento inicial sobre a importância do destino correto de cada tipo de resíduo, pode-se partir para uma atividade simples e prática que pode ser feita na escola.
1ª Situação: Pesquisa na Sala de Aula
A turma deve fazer um levantamento de quantos colegas da sala separam o lixo em casa. Após isso, deve ser feito um cálculo que mostra essa informação na forma de porcentagem. Se, por exemplo, em uma turma de 35 alunos apenas 5 separam o lixo, temos o seguinte cálculo, usando uma regra de três:
35 ------ 100% (30 alunos corresponde a 100%)
5 ------ X (a quanto corresponde 5?)
35X = 500%
X = 500% / 35
X = 14,3%
Isso significa que quase 15% dos alunos separa o lixo. Os alunos consideram a porcentagem encontrada na sua pesquisa adequada? O professor também pode incluir uma nova pergunta: Depois das atividades, quantos pretendem separar o lixo em casa? Isso poderia gerar novos cálculos.
2ª Situação: Pesquisa na Escola
Da mesma forma que foi feito na sala de aula, pode-se realizar uma pesquisa na escola, por turma e juntando todas as informações para encontrar a porcentagem de alunos que separa o lixo em toda a escola. A partir dos cálculos, os alunos podem solicitar apoio aos professores e colegas para iniciar uma campanha de conscientização.
Nome | Tipo |
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Jogo da reciclagem | Animação/simulação |