Marcos Paim, Eziquiel Menta
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
| Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Os números negativos são parte importante da matemática. O objetivo dessa atividade é apresentá-los dentro de um contexto que favoreça a conscientização dos alunos sobre as mudanças climáticas que influênciam a vida no planeta. O aquecimento global e as variações temperaturas negativas são parte importante desse processo.
O Contexto
A primeira etapa do trabalho é apresentar aos alunos o vídeo que apresenta o contexto no qual são mencionados os números negativos. O vídeo trata da questão do aquecimento global e suas consequências.
Fig. 1 - Gelo e temperaturas negativas em destaque na reportagem.
Pesquisa no Ártico sobre o aquecimento global
Objeto de aprendizagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14334/artico.flv
Os Números negativos e suas operações básicas
A maioria dos alunos deve conhecer a definição de um número negativo, um número menor que zero. A situações que envolvem temperaturas ajudam na construção desse conceito. A ampliação do conceito pode ser feita a partir de perguntas feitas aos alunos sobre outras situações que eles conhecem envolvendo números negativos. Caso eles tenham dificuldades em citar exemplos, sugira uma visita à biblioteca para pesquisa em revistas e jornais.
Adição e Subtração
Usar transações financeira torna o entendimento dessas operações mais familiar aos alunos.
Exemplos de situações de adição de um número negativo:
1. Uma pessoa possui R$ 10 e gasta R$8, poderia ser escrito da seguinte forma: 10 + (-8) = 2
2. Se uma outra pessoa deve R$10 a um amigo e mais R$ 8 a uma amiga, poderia ser escrito como -10 + (-8) = - 18
Exemplos de situações de subtração de um número negativo:
1. Uma pessoa paga R$ 8 de uma dívida de R$10 com um amigo, poderia ser escrito da seguinte forma: 8 - 10 = - 2
2. Se uma outra pessoa deve R$10 a um amigo e mais R$ 8 a uma amiga, poderia ser escrito como -10 - 8 = -18
Multiplicação
Os alunos encontram um pouco mais de dificuldade com relação aos sinais na multiplicação. A recomendação é detalhar o máximo possível.
Apresente e discuta os exemplos:
-2 × -3 = - (−2) - (−2) - (−2) = 2 + 2 + 2 = 6
-2 × 3 = (−2) + (−2) + (−2) = − 6 que é igual a 3 × −2 = (-2) + (−2) + (-2) = − 6
Divisão
Na divisão também existe dificuldade com os sinais. Um bom entendimento dos exemplos da multiplicação pode ajudar as operações de multiplicação.
Exemplos:
8 ÷ −2 = −4
−10 ÷ 2 = −5
−12 ÷ −3 = 4
No caso das operações com os números negativos são necessárias muitas horas de trabalho e elas podem ser mais produtivas se os alunos estabelecerem relações com o cotidiano. É possível que muitos alunos também tenham dificuldades com a tabuada, gerando a necessidade de um trabalho adicional dentro das atividades.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Pesquisa no Ártico sobre o aquecimento global | Vídeo |