Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Potenciação” com seus alunos. Para iniciar as atividades, faremos uma atividade simples. Pegue uma folha de caderno e recorte-a para que fique com o formato de um quadrado. Faremos diversas dobras nesta folha quadrada, conforme a figura abaixo.
e registraremos as observações na tabela abaixo:
Oriente aos seus alunos para que procedam da seguinte forma:
* Mostre aos seus alunos que sem nenhuma dobra temos apenas uma figura, veja no quadro abaixo. Peça a eles que registrem esta informação na tabela.
* Em seguida, peça a eles que façam a primeira dobra e em seguida, desfaçam a dobra e observem as figuras formadas.
* Peça a eles que refaçam a dobra feita anteriormente, e em seguida, faça mais uma dobra. Agora peça a eles que desfaçam as dobras e observem as figuras formadas e registrem na tabela.
Após algumas dobras, deveremos ter uma tabela conforme abaixo:
Professor após alguns registros na tabela, faça alguns questionamentos aos seus alunos. Por exemplo:
• Da primeira dobra para a segunda que a operação matemática ocorrida ?
• E da segunda para a terceira dobra ?
• E da terceira para a quarta ?
Professor apresente outras situações problemas para que seus alunos possam refletir sobre o assunto. Como por exemplo:
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/potencias/potencia1.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre o assunto potenciação.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Existem dois tipos de exercícios. No primeiro, a tela nos orienta que este exercício, contém 17 questões () e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
Para responder a questão, clique com o mouse, em de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem
, mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem,
.
Já no segundo tipo de exercício,
seus alunos deverão digitar os resultados no aplicativo e em seguida, clicar no botão localizado no final dos exercícios. Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Professor existe também uma lista de exercícios on-line, em http://www.prof2000.pt/users/promat/Potencias_de_Numeros_Racionais.htm, que você pode utilizar com seus alunos.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.