Portal do Professor

Início do Conteúdo

Potenciação

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Calcular a potencia de um número

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operação de multiplicação de naturais e de frações

Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Potenciação” com seus alunos. Para iniciar as atividades, faremos uma atividade simples. Pegue uma folha de caderno e recorte-a para que fique com o formato de um quadrado. Faremos diversas dobras nesta folha quadrada, conforme a figura abaixo.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_2009_56_Fig01.jpg

e registraremos as observações na tabela abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_2009_56_Fig02.jpg

            
               Oriente aos seus alunos para que procedam da seguinte forma:
                    * Mostre aos seus alunos que sem nenhuma dobra temos apenas uma figura, veja no quadro abaixo. Peça a eles que registrem esta informação na tabela.
                    * Em seguida, peça a eles que façam a primeira dobra e em seguida, desfaçam a dobra e observem as figuras formadas. 
                    * Peça a eles que refaçam a dobra feita anteriormente, e em seguida, faça mais uma dobra. Agora peça a eles que desfaçam as dobras e observem as figuras formadas e registrem na tabela.

               Após algumas dobras, deveremos ter uma tabela conforme abaixo:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_2009_56_Fig03.jpg
 

               Professor após alguns registros na tabela, faça alguns questionamentos aos seus alunos. Por exemplo:
                    • Da primeira dobra para a segunda que a operação matemática ocorrida ?
                    • E da segunda para a terceira dobra ?
                    • E da terceira para a quarta ?

               Professor apresente outras situações problemas para que seus alunos possam refletir sobre o assunto. Como por exemplo:

  • Em uma pequena escola, existe uma sala de teatro com cadeiras dispostas em 5 fileiras e 5 colunas. Qual o total de cadeiras na sala?
  • Carlos vai colocar esferas de metal em 6 frascos, da seguinte maneira: No primeiro frasco, colocará 2 bolinhas e nos demais o dobro de bolinhas do frasco anterior. Quantas bolinhas terão no segundo frasco? Quantas bolinhas terão no terceiro frasco? E no quinto?

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/potencias/potencia1.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_42_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre o assunto potenciação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_42_Fig02.jpg
 

               Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Agora vamos resolver alguns exercícios. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_42_Fig03.jpg


               Existem dois tipos de exercícios. No primeiro, a tela nos orienta que este exercício, contém 17 questões (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_42_Fig06.jpg) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:

  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a próxima questão.
  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_19_-_Fig05.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula2_Fig1.jpg  Mostrará a lista completa de questões.

Para responder a questão, clique com o mouse, em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg, mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_19_-_Fig07.jpg.

 

               Já no segundo tipo de exercício,

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_42_Fig04.jpg

 

seus alunos deverão digitar os resultados no aplicativo e em seguida, clicar no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_30_Fig3.jpg localizado no final dos exercícios. Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
 

   Professor existe também uma lista de exercícios on-line, em http://www.prof2000.pt/users/promat/Potencias_de_Numeros_Racionais.htm, que você pode utilizar com seus alunos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1398/imagens/Aula_42_Fig05.jpg


               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
 

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.