Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Fração irredutível” com seus alunos. Para iniciar, é interessante que você apresente aos seus alunos um problema para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccaoirredutivel.htm e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerão algumas palavras com grafias um pouco diferentes a que eles estão acostumados. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre o assunto.
É conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tire as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Professor enfoque com seus alunos que para reconhecer se uma fração é uma fração irredutível se o mdc entre o numerador e denominador for igual a 1, ou seja, dada a fração "a/b" a mesma será irredutível se mdc(a;b) = 1.
Agora vamos resolver alguns exercícios. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
1) Professor elabore também uma atividade prática para seus alunos. Como sugestão, temos:
• Construa o Material Concreto para Frações. Corte tiras retangulares iguais,
Na primeira tira peça aos alunos que dobrem no meio e na dobra trace uma linha conforme abaixo.
Na segunda tira em diante peça aos alunos que façam dobras e tracem linha nas marcas, conforme abaixo.
Peça aos alunos que pinte na primeira faixa a fração , na segunda
, na terceira
e na quarta
. Professor, peça aos alunos que comparem as partes pintadas. Pergunte a eles:
• As frações pintadas representam a mesma parte do todo?
• São frações equivalentes?
• Qual a fração que tem menor numerador e menor denominador?
• Qual é a fração irredutível?
2) Uma outra atividade que deve motivar os alunos é participar de um fórum de discussão com outros alunos. Para isto indique aos seus alunos o sítio http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080211112019AA0KC6i.