Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONSTRUINDO A TABELA PERIÓDICA EM E.V.A.: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA

Autor e Co-autor(es)

Regina Simplício Carvalho imagem do usuário

VICOSA - MG Fundação Universidade Federal de Viçosa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- distribuição dos elementos químicos na Tabela Periódica em ordem crescente de números atômicos. - sobre o correto posicionamento do número atômico, massa atômica e símbolo do elemento químico. - características de algumas substâncias químicas simples, formadas pelos elementos químicos estudados.

Duração das atividades

Uma aula de 50 min para a montagem da tabela e cerca de vinte minutos para a proposição do trabalho.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de elemento químico. Um breve histórico sobre a construção da Tabela Periódica.

Estratégias e recursos da aula

Geralmente, o tópico: Tabela Periódica, tem sido considerado, pelos alunos, como monótono e repetitivo. Para romper com essa aparente monotonia e fazer com que o aluno vivencie o assunto e incorpore o aprendizado, foi proposto um trabalho onde estes deveriam construir uma Tabela Periódica utilizando a borracha E.V.A.
O trabalho foi proposto da seguinte forma: cada aluno, de turmas de quarenta alunos cada, ficou responsável pela confecção em E.V.A de 2 ou 3 elementos químicos e pela pesquisa sobre os respectivos elementos. A seqüência de distribuição dos elementos químicos entre os alunos obedeceu à lista de chamada.
Cada um dos elementos químicos teve uma área reservada de 100 cm2 , em cores de E.V.A. previamente definidas. Cada quadrado deveria constar o símbolo do elemento com o respectivo número atômico e massa atômica.
Foram escolhidas as seguintes cores para a confeção da Tabela Periódica:
Hidrogênio - cinza
Metais alcalinos – laranja
Metais alcalinos terrosos – vermelho
Elementos de transição – amarelo
Famílias, 13, 14 e 15 – branco
Calcogênios – lilás
Halogênios – verde
Gases Nobres- azul
Lantanídeos e Actinídeos – rosa
As amostras das cores foram disponibilizadas para os alunos com antecedência, para se evitar diferenças de tonalidades nas cores previamente escolhidas. Os símbolos foram escritos com pincel atômico preto, assim como os números atômicos e as massas atômicas.
A Tabela Periódica foi montada em uma parede no interior de cada uma das salas de aula. A montagem da tabela foi iniciada com o elemento hidrogênio, seguido do lítio, sódio e potássio. Depois o berílio, o magnésio e o cálcio, seguido de todos os outros elementos do quarto período. A partir desse início, um pouco mais orquestrado, os outros elementos foram adicionados, sendo que os actinídeos e os lantanídeos ficaram por último.
As tabelas montadas pelos alunos ficaram bastante atraentes e foram usadas ao longo do ano letivo como recurso didático.
 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita durante a montagem da tabela, onde o aluno poderá relatar a pesquisa feita sobre os elementos químicos ou através de uma avaliação formal com questões sobre a Tabela Periódica e os elementos estudados por estes.