Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Geralmente, o tópico: Tabela Periódica, tem sido considerado, pelos alunos, como monótono e repetitivo. Para romper com essa aparente monotonia e fazer com que o aluno vivencie o assunto e incorpore o aprendizado, foi proposto um trabalho onde estes deveriam construir uma Tabela Periódica utilizando a borracha E.V.A.
O trabalho foi proposto da seguinte forma: cada aluno, de turmas de quarenta alunos cada, ficou responsável pela confecção em E.V.A de 2 ou 3 elementos químicos e pela pesquisa sobre os respectivos elementos. A seqüência de distribuição dos elementos químicos entre os alunos obedeceu à lista de chamada.
Cada um dos elementos químicos teve uma área reservada de 100 cm2 , em cores de E.V.A. previamente definidas. Cada quadrado deveria constar o símbolo do elemento com o respectivo número atômico e massa atômica.
Foram escolhidas as seguintes cores para a confeção da Tabela Periódica:
Hidrogênio - cinza
Metais alcalinos – laranja
Metais alcalinos terrosos – vermelho
Elementos de transição – amarelo
Famílias, 13, 14 e 15 – branco
Calcogênios – lilás
Halogênios – verde
Gases Nobres- azul
Lantanídeos e Actinídeos – rosa
As amostras das cores foram disponibilizadas para os alunos com antecedência, para se evitar diferenças de tonalidades nas cores previamente escolhidas. Os símbolos foram escritos com pincel atômico preto, assim como os números atômicos e as massas atômicas.
A Tabela Periódica foi montada em uma parede no interior de cada uma das salas de aula. A montagem da tabela foi iniciada com o elemento hidrogênio, seguido do lítio, sódio e potássio. Depois o berílio, o magnésio e o cálcio, seguido de todos os outros elementos do quarto período. A partir desse início, um pouco mais orquestrado, os outros elementos foram adicionados, sendo que os actinídeos e os lantanídeos ficaram por último.
As tabelas montadas pelos alunos ficaram bastante atraentes e foram usadas ao longo do ano letivo como recurso didático.