Portal do Professor

Início do Conteúdo

Continuação da história da língua inglesa (3ª fase), uso das palavras interrogativas: What e Where

Autor e Co-autor(es)

DELMA ANTONIA DE OLIVEIRA imagem do usuário

ALTA FLORESTA D'OESTE - RO EEEFM JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA

Elisangela Cristina Cismoski da Silva; Gilda Maria Giacomini Verona; Marli Guartieri de Oliveira; Taís Mirelli Garcia Gonçalves.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender que a língua é dinâmica e tem poder de influenciar outras nações, emprestando vocábulos, ditando moda, com veículo de mensagem. Ou seja, convive paralelo com a língua pátria;
- Proporcionar aos alunos momentos de leitura e reflexão atinente o ecossistema com base na mensagem da música Earth Song;-
- Através da música pesquisada no youtube apresentar aos discentes as palavras What e Where com isso despertar o interesse pela Língua Inglesa;
- Contextualizar a letra da música e o compositor nas fases da história da Língua Inglesa;
- Localizar na música (Earth Song – Michael Jackson) palavras interrogativas What e Where e responder os questionamentos da música a cerca das ações do homem no ecossistema;
- Navegar nos ambientes de rede, vídeo e hipertexto.

Duração das atividades

4 (quatro) aulas de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Compreender que tudo tem uma história, inclusive, a Língua, pois condição sine qua nom para entender o processo de formação e despertar o interesse;

- Diferenciar as diversas situações discursivas;

- Saber expressões adequadas para usar a forma interrogativa na língua portuguesa e na inglesa: ponto interrogativo, entonação verbal, pronomes e palavras interrogativas.

Estratégias e recursos da aula

- Vídeo para conhecimento e análise do conteúdo, com registro analítico do mesmo;

- Links e hipertextos;

- Aula expositiva usando o data show;

- Pesquisa do conteúdo exposto utilizando computadores do laboratório de informática;

- Acessar o blog com o conteúdo proposto;

- Formação de duplas.


Bibliografia:

BRUNEIRA, Celina. História da língua inglesa. Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u26.jhtm >. Acesso em: 03 Out. 2009.

Língua Inglesa. História da língua inglesa. Disponível em: < http:// www.historiadomundo.com.br/inglesa/lingua-inglesa.h tm>. Acesso em: 30 Set. 2009

Michael Joseph Jackson. Vida e obra. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Jackson>. Acesso em: 27, out. 2009.

Michael Jackson. Earth Song. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qYHguBEXkac>. Acesso em: 29, out. 2009.

Michael Jackson. Earth Song - legenda em Inglês. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0gJcNBKiyMI >. Acesso em: 29, out. 2009.

Michael Jackson. Earth Song - legenda em Português. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=84xI4AIxUjs&feature=PlayList&p=051A5F72A3B3160B&index=11 . Acesso em: 29, out. 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=84xI4AIxUjs&feature=PlayList&p=051A5F72A3B3160B&index=11

Michael Jackson. Earth Song. Versão inglês. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 29, out. 2009.

Michael Jackson. Earth Song. Tradução em português. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 29, out. 2009.

SEDUC, Secretaria de Estado da Educação. Núcleo Tecnologia Educacional – NTE Rolim de Moura/RO. CursoTecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.

Recursos Complementares

Suporte material na forma de apostila contendo cópias distribuídas para os docentes do assunto trabalhado nos hipertextos. E avaliação individual , folha de sulfit, da aula no laboratório de Informática. Tarefas a ser realizada em sala de aula.

Avaliação

O contato com o computador promoveu uma interação maior entre a teoria e a prática, pois tal ferramenta ajudou nas estratégias de motivação, ampliando a visão do aluno no que diz respeito às alternativas de fonte de pesquisas e formação de conhecimento.

Destarte, os recursos audiovisuais (vídeo, data show, hipertexto, etc.) contribuíram na assimilação do conteúdo e interação com as TICs. Outrossim, a mensagem da música despertou a participação dos educandos, promovendo um momento de socialização dos problemas do ecossistema atualmente e as consequências futuras, além do mais as palavras interrogativas What e Where reforçaram a interpretação do vídeo.

A visualização do conteúdo exposto no blog por meio de computadores foi coadjuvante para o discente compreender que o computador é um aliado na busca de informação e conhecimento.

Os registros das informações filtradas no link, através de cópias e os recursos audiovisuais (vídeo do youtube, data show) serviram de apoio para assimilação do conteúdo.