Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo vida e obra de C?ndido Portinari.

Autor e Co-autor(es)

LUCIMARA LOPES FRAN?A imagem do usuário

PRESIDENTE MEDICI - RO EEEFM CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

Edna Ferreira de Pasmo, Elianis Soares de Moraes Aguiar, Nicolina Francisca Vieira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Conhecer a biografia de C?ndido Portinari.
      Compreender a import?ncia social das obras de C?ndido Portinari.
      Despertar a curiosidade e o gosto pela arte. 
      Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos.

Duração das atividades

Duas aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Diferen?as sociais existentes no pa?s.

      Manuseio adequado do mouse para utilizar na execu??o do jogo.

Estratégias e recursos da aula

                   

1? momento:
         ? Explica??o da atividade a ser desenvolvida e seus objetivos.

2? momento:
         ? Apresenta??o aos alunos de algumas telas do artista, perguntando se eles j? viram alguma daquelas obras.

3? momento:
         ? Organiza??o dos alunos em dupla para pesquisarem sobre a biografia do artista, via hiperlink.

         (http://docs.google.com/View?id=dcdth8qr_103hscc7mhd)

4? momento:
         ? Discuss?o sobre a import?ncia social das obras de C?ndido Portinari e sua contribui??o para o movimento art?stico brasileiro.

5? momento:
         ? Orienta??o sobre o jogo de quebra-cabe?as com as obras do artista, solicitando que cliquem no hiperlink para direcion?-los para a atividade.(http://www.arteducacao.pro.br/).

6? momento:
         ? Escolha de uma tela de Portinari para iniciar o jogo.

Recursos Complementares

      Computador;

      Internet:

      http://www.arteducacao.pro.br/

      www.abckids.com.br

      www.docs.google.com

Avaliação

         Durante o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula e no laborat?rio de inform?tica, verificar o interesse, desempenho e aplica??o dos alunos nas atividades.