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Explorando o filme Shrek 1: representa??es do masculino e do feminino

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orienta??o Sexual Rela??es de g?nero

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprender?o que os ?atributos? masculinos e femininos s?o socialmente constru?dos, compreender?o formas para se tornarem pessoas mais conscientes das discrimina??es que sofrem e, dessa forma, poderem buscar caminhos novos e pr?prios neste sentido. Al?m disso, esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade cr?tica, anal?tica e argumentativa dos alunos relacionados ?s tem?ticas de sexualidade de g?nero.

Duração das atividades

De 3 a 4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

CONTEXTUALIZA??O: Alguns apontamentos te?ricos sobre rela??es de g?nero e a escola.

    Em nossa sociedade, as diferen?as entre homens e mulheres s?o comumente remetidas ao sexo e ?s caracter?sticas f?sicas, que s?o tidas como naturais e incontest?veis. Isso porque essas diferen?as est?o associadas aos atributos do corpo biol?gico, que, em tese, ? portador de uma ess?ncia definidora dos atributos deles e delas.
    Com base nessa defini??o essencialista do que ? ser homem e do que ? ser mulher construiu-se um sistema de discrimina??o e exclus?o entre os sexos, que comporta v?rios estere?tipos, que se d?o na oposi??o de atributos especificamente comuns ao feminino e aqueles associados ao masculino. N?o ? pouco comum escutarmos as seguintes dicotomias: a mulher sexo fr?gil/o homem sexo forte; o homem que n?o chora/a mulher sens?vel; a mulher que n?o tem compet?ncia para trabalhos administrativo/o homem como bom administrador; a mulher que sabe cuidar das crian?as/o homem pouco cuidadoso com tudo, especialmente com as crian?as; etc.
    Por muito tempo, essas oposi??es foram refor?adas por explica??es cientificas de diferentes campos do saber, em especial, da Medicina e das Ci?ncias Biol?gicas, e tamb?m por ag?ncias socializadoras como a fam?lia, a escola, o trabalho. No final dos anos 1960, no entanto, o movimento feminista denunciou a constata??o de que os pap?is sexuais de homens e de mulheres variam de cultura para cultura e de ?poca para ?poca.
Para oporem-se ao ideal essencialista, forjaram o conceito de g?nero contrapondo-o ao de sexo. Esse movimento foi importante para superar explica??es das desigualdades ? luz de fundamenta??es que se baseiam nas diferen?as f?sicas, biol?gicas.
    O conceito de g?nero refere-se ?s constru??es sociais e psicol?gicas que se imp?em sobre as diferen?as biol?gicas de homens e mulheres. Joan Scott, uma te?rica contempor?nea do assunto, destaca que as rela??es de g?nero s?o rela??es sociais fundadas sobre as diferen?as percebidas entre os sexos, mas tamb?m est?o presentes nos s?mbolos culturalmente dispon?veis sobre homens e mulheres.
    O g?nero, portanto, define as distintas atribui??es relativas ?s masculinidades e ?s feminilidades. Nesse sentido, nas unidades escolares todo o trabalho pedag?gico desenvolvido ? permeado por concep??es a respeito das rela??es de g?nero conferindo a meninos e meninas, rapazes e mo?as, homens e mulheres indica??es e determina??es quanto ao seu comportamento social. Na escola ? preciso trabalhar as quest?es do ?mbito das rela??es de poder que derivam dessas concep??es a fim da construir para nossa sociedade ambientes nos quais a liberdade e a igualdade sejam preponderantes.
 


As estrat?gias utilizadas ser?o:
? Aula interativa;
? Utiliza??o do laborat?rio de inform?tica e/ou sala de v?deo, pois o recurso oferecido poder? ser salvo em DVD e veiculado em aparelho apropriado.

Dica:

Professor, devido ? complexidade da tem?tica, sabe-se que a mesma possui um cunho interdisciplinar, dessa forma, as aulas poder?o contar com a colabora??o de outras ?reas de saberes como: Hist?ria, Lingua Portuguesa, Artes, Ci?ncias, Sociologia, Educa??o F?sica dentre outras.


MOTIVA??O
Para iniciar a aula o professor poder? passar um v?deo, (Figura 1), com dura??o de 10 minutos e 49 segundos, aos alunos, intitulado ?Minha vi da de Jo?o?.

Dispon?vel em: <http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#docid=819238326781978589>.

                                  Figura 1: Imagem do v?deo "Minha vida de Jo?o"

Dispon?vel em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#docid=819238326781978589

Sinopse do v?deo proposto:

? um desenho animado, sem palavras, que conta a hist?ria de um rapaz, Jo?o, e os desafios que ele enfrenta durant e seu processo de crescimento para tornar-se homem em nossa sociedade: o machismo, a viol?ncia familiar, a homofobia, as d?vidas em rela??o ? sexualidade, dentre outros. Tal desenho foi criado para gerar questionamento entre homens jovens sobre a forma como foram socializados e os pap?is de g?nero que foram levados a assumir. Dessa forma, o filme acompanha a vida de Jo?o e ilustra sua educa??o no contexto familiar, situa??es de viol?ncia dom?stica e foi desenvolvido para ser uma ferramenta de trabalho para educadores e profissionais de sa?de, que procuram uma forma inovadora de incentivar a reflex?o e mostrar aos rapazes que promover a igualdade entre homens e mulheres traz benef?cios para todos. Ent?o esses s?o alguns resultados das reflex?es geradas a partir do v?deo.

                            Figura 2: Imagem do v?deo "Minha vida de Jo?o"

Dispon?vel em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#docid=819238326781978589

Ap?s a apresenta??o do v?deo o professor discutir? com os alunos a opini?o destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:


? Em nosso contexto social, o que representa o l?pis que ?apaga? ou ?refor?a? alguns comportamentos e/ou padr?es de menino e de menina?
? Quais os ?pap?is? masculinos refor?ados no v?deo? E os ?pap?is? femininos?
? Brincadeiras ?de meninos? e ?de meninas? n?o podem ser compartilhadas?
? O menino n?o pode brincar de boneca? E a menina n?o pode jogar futebol?
? Qual(is) atitude (s) de machismo est? (?o) presente (s) no v?deo?
? No v?deo a viol?ncia familiar acomete a mulher ou o homem? Qual atitude est? velada nesse rela??o de viol?ncia?
? Qual o espa?o ocupado por Jo?o no desenho? P?blico ou Privado (dom?stico)?
? As mulheres representadas no v?deo ocupam mais qual espa?o? P?blico ou Privado (dom?stico)? Por qu?? Ser? que n?o existe outra alternativa para a mulher em nossa sociedade?

                                           Figura 3: Imagem do v?deo "Minha vida de Jo?o"

Dispon?vel em: http://video.google.com/videoplay?docid=-502916963656 6293220#docid =819238326781978589


Professor, no mesmo v?deo, poder? enfatizar a quest?o da sexualidade, especificamente, a homofobia no ambiente escolar. Para essa aula enfatizamos os aspectos relacionados as quest?es de g?nero.

ATIVIDADE 1 Objetivando um aprofundamento acerca desse assunto, o professor pas sar? aos alunos o filme Shrek 1. Dispon?vel em: <http://www.elitedosfilmes.com/2009/03/31/shrek-1-dublado>.  A escolha de tal filme se deu em virtude da grande presen?a da representa??o e associa??o do masculino e do feminino.

                                       Figura 4: Imagem do filme "Shrek 1"

Dispon?vel em: http://www.elitedosfilmes.com/2009/03/31/shrek-1-dublado/


Informa??es sobre o filme:

? Ano de lan?amento: (EUA) 2001
? Distribui??o: primeiramente nos cinemas, algum tempo depois chegou ?s locadoras e nos dias de hoje podemos assistir esse filme em canais abertos de TV e at? mesmo fazer dowload da internet.
? Dura??o: 90 minutos


Sinopse

Shrek ? um simp?tico ogro que tenta a todo custo salvar a alegre e independente Princesa Fiona com ajuda do seu amoroso Burro estridente e recuperar o seu adorado p?ntano, do astuto Lorde Farquaad. Encantadoramente irreverente o filme prende aten??o do in?cio ao final. Dessa forma, Shrek ? um her?i diferente. Tanto no aspecto f?sico, quanto nas atitudes ele reverte todos os padr?es estabelecidos na nossa cultura, est?ticos e como sendo de ?bom tom?. N?o obstante sua ?faltas de educa??o? ele ? sincero, amoroso e honesto e faz de tudo para salvar a Princesa Fiona. Esta, na mesma vertente, nos brinda com uma outra representa??o de mulher, de princesa. ? firme, doce e forte ao mesmo tempo. Decidida, entre a possibilidade de ser uma linda mulher, opta por manter sua forma de ogro para viver um lindo romance com Shrek. O filme ? agrad?vel e permite explorar a quest?o de g?nero e a tirania do padr?o est?tico que impera na atualidade.

                                           Figura 5: Imagem do filme "Shrek 1"

Dispon?vel em: http://www.elitedosfilmes.com/2009/03/31/shrek-1-dublado/


Observa??o:

    Professor, entendemos que as representa??es de g?nero, ra?a, sexualidade, beleza, entre outros, veiculadas nos filmes infantis, de car?ter educativo, acabam por transmi tir discursos e saberes, que indicam como devemos ser e estar na cultura em que vivem. E os discursos veiculados em filmes infantis muitas vezes s?o tomados como verdade.
    Por isso, mais do que para divertimento, este desenho, bem como outros filmes infantis deve ser considerado como importante local de cultura infantil que colabora na constitui??o dos sujeitos. Esses pressupostos justificam a proposi??o e/ou sugest?o dessas aulas.

ATIVIDADE 2: Explorando o filme

Ap?s assis tirem ao filme e como continuidade da discuss?o e reflex?o do tema das aulas, e visando os alunos terem espa?o para dialogar e refletir sobre as rela??es entre o masculino e o feminino representadas no filme, eles ter?o como atividade, em grupo de at? 5 alunos, responder algumas perguntas. No entanto, as perguntas ser?o formuladas pelo professor, tais como:


? Quais as representa??es quase sempre associadas ?s mulheres no filme?


? De acordo com o filme como ? ser mulher? E como ? ser homem em nossa sociedade?


? Quais dessas diferen?as s?o biol?gicas? Quais s?o constru?das socialmente?


? Quais as situa??es onde estas diferen?as se tornam desigualdades?


? Como contribuir para modificar essa situa??o?


? Como ? representado o homem na hist?ria desse filme?


? Que estere?tipos s?o constru?dos para as mulheres e para os homens nessa produ??o, valendo-se do Sherek e da princesa Fiona?


? O filme apresenta alguma cena em que a figura da mulher est? associada a atributos ditos ?masculinos??


Professor, nessa pergunta destacar uma cena do filme em que causa estranhamento aos personagens masculinos: quando a princesa luta com Robin Hood e seus amigos.

? Existe alguma ess?ncia de homens ou de mulheres?


? O filme fragiliza, de alguma maneira, as personagens femininas? Se sim de que forma? Descrev?-las.


? D? exemplos, em seu cotidiano, em que ocorrem varia??es nos ?pap?is? masculinos e femininos?


    O professor determinar? um tempo necess?rio para tal trabalho em grupo. Assim, que os grupos terminarem suas respostas dever?o exp?-las oralmente. O intuito disso ? criar um espa?o de di?logo e troca entre eles, de maneira que possam discutir, sobretudo, os preconceitos e estere?tipos associados ao masculino e ao feminino.
Para finaliza??o, sugerimos que o professor questione os grupos sobre como foi a realiza??o de tal atividade. Se alguns preconceitos e estere?tipos foram desmistificados ou n?o. Se o professor constatar que n?o, deve deixar bem claro que:


? No filme existe uma representa??o de poder usada para marcar o masculino, associada ? for?a f?sica, ? capacidade de organiza??o e ? fun??o de defesa do grupo. J? a representa??o de poder usada para marcar as f?meas/mulheres ? restrita ?s quest?es de beleza, romantismo e rela??es de afeto. Nesse sentido, elas s?o coadjuvantes nas conquistas alcan?adas pelos grupos, posto que a salva??o dos grupos ? quase sempre obra de um macho/homem. Al?m disso, o filme refor?a as oposi??es bin?rias e bem demarcadas do homem e mulher, valorizando o primeiro elemento.


? Al?m disso, ? fundamental mencionar que em cada per?odo hist?rico e em cada cultura, algumas express?es do masculino e do feminino s?o dominantes e servem como refer?ncia ou modelo, mas isto n?o significa que devem ser tomadas como ?padr?es sociais?. Podemos pensar que h? tantas maneiras de ser homem ou mulher quantas s?o as pessoas. Cada um, apesar dos estere?tipos de g?nero, tem o seu jeito pr?prio de viver e expressar sua sexu alidade. Isso precisa ser entendido e respeitado pelos alunos.

Recursos Complementares

Professor, como fonte de sugest?es e possibilidades de outras discuss?es/abordagens acerca da tem?tica, sugerimos aprecia??o de outras aulas dispon?veis no portal do professor, tais como:


? Rela??es de g?nero: Algo natural ou constru?do?


? ?Acorda Raimundo... Acorda?: As transforma??es de pap?is masculinos e femininos


? Mapeando o g?nero: construindo rela??es mais justas


? Feminino? Masculino? Que pergunta ? essa?

Site para consulta:

* Unidade na Diversidade tudo come?a na escola. Dispon?vel em: http://www.unidadenadiversidade.org.br/

Avaliação

A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participa??o e o envolvimento dos alunos nos debates e na realiza??o das atividades solicitadas. Al?m disso, o professor nesta avalia??o poder? se pautar pela produ??o dos alunos, ou seja, a participa??o nos debates e a produ??o escrita das perguntas sugeridas na atividade 2.