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Sala de aula─ espaço de leitura. (aula1)

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços em que vão atuar.

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

• Os alunos deverão estar sentados em círculo.
• Conversa informal sobre livro e leitura.
• Formar duplas
• Concurso do nome do Espaço de Leitura da sala de aula.
• Uma estante de livros vazia, de preferência branca.

Atividade1

Inicialmente as crianças sentam em círculo para combinar a primeira atividade: “Concurso do Espaço do Livro”.

O professor deve conversar informalmente sobre hábitos de leitura: quem gosta de ler, quem vai à livraria, se na família existe adultos leitores, o livro preferido, se em casa há um espaço destinado para os livros, enfim perguntas sobre livro, leitura e leitores.

Deixar o aluno se expressar, contar as suas experiências, trocar experiências com outros alunos.

Atividade 2

A partir dessa conversa propor aos alunos a montagem do Espaço do Livro.

1) Pedir que eles escolham o melhor local da sala para colocar a estante. Ajudá-los a fazer a arrumação. Transportar a estante para o lugar preferido.
2) Pedir para que eles se dividam em duplas, caso o número de alunos seja ímpar formar um trio.
3) Propor o concurso para o nome do Espaço do Livro.
4) Os alunos em dupla devem criar um nome para estante de livros e fazer um desenho.
5) Dar um tempo mínimo para essa atividade (10 minutos)
6) Os alunos, em duplas sentam em um semicírculo em frente ao quadro-negro.
7) A professora chama cada dupla para apresentar seu trabalho (título do Espaço do livro e ilustração). A professora anota no quadro os títulos escolhidos por cada dupla.

Avaliação

Avaliação
A avaliação será durante a aula através da observação da produção dos alunos, participação e envolvimento